Quiet Riot: quebrando disco de banda brasileira em 1985
Por Willba Dissidente
Fonte: Robertinho METAL de Recife
Postado em 28 de setembro de 2012
Em Abril de 1985 o QUIET RIOT começava um franco declínio. Dois anos antes eles foram a primeira banda a emplacar um disco de Heavy Metal como o álbum mais vendido do mundo, superando Thriller de Michael Jackson. Era o ano do LP Metal Health com a faixa título e, principalmente, Cum On Feel The Noise (cover do SLADE, feito a pedido da gravadora) estourando em todo lugar. Chega 1984 com o lançamento de Condition Critical, um excelente disco, mas que falhou em repetir o sucesso do anterior; ocasionado a saída do baixista Rudy Sarzo (anteriormente no OZZY OSBOURNE e depois do WHITESNAKE, BLUE ÖYSTER CULT e muito outros). Esse foi o QUIET RIOT que aportou para realizar shows no Brasil, numa época em que poucas bandas estrangeiras vinha para cá.
Para a época, a tour do QUIET RIOT no Brasil era algo fora de escala, pois englobava quatro importantes capitais: Porto Alegre (Gigantinho), São Paulo (Corinthians), Rio de Janeiro (Maracanâzinho) e Belo Horizonte (Mineirinho). Como 'opening act' dos gringos foi escolhido um dos maiores músicos brasileiros, que já havia gravado de brega à música pop, e agora tinha lançado um lp de Heavy Metal / Hard Rock por uma gravadora major: o soberbo guitarrista ROBERTINHO DE RECIFE (que fez fama com o TREM DA ALEGRIA e YAHOO). Radicado na capital carioca, Robertinho tinha como banda de apoio o METALMANIA, formado pelo vocalista Lucky "Lizard" Luciano (posteriormente do X-RATED), o baterista Renato Massa e o baixista Beto Ibeas (os dois últimos gravaram o LP 'Metalmania', em que Robertinho assumiu a voz junto com as guitarras).
A banda do guitar hero brazuca fez os três primeiros shows, se ausentando da última data do giro (BH), devido a uma greve dos aeroviários "decidimos então não ir devido as dificuldades de transporte do equipamento", explica o baixista Ibeas. As três apresentações das duas bandas foram marcadas por fatos que ao longo dos ano se tornaram lendas, como, por exemplo, que ROBERTINHO DE RECIFE havia sido convidado a substituir Carlos Cavazo (atualmente do RATT) no QUIET RIOT. Tais 'telefones sem fio' foram desmentidos pelo vocalista e baixista do METALMANIA na comunidade 'Robertinho METAL de Recife' no Orkut.
"O Kevin Dubrow, me desculpem os fãs, mas era um grande babaca sem classe, virava a cara e era debochado", dispara o vocalista Lucky Luciano ao lembrar dos três lendários shows. De acordo com o METALMANIA, o QUIET RIOT não esperava que a banda de abertura fosse empolgar tanto a platéia. "É bem possível que os Quiet tenham ficado impressionados, mas, tirando o Frank (Banali, futuramente do W.A.S.P.), que foi nos abraçar no nosso camarim e tirar fotos juntos, o resto foi bem antipático conosco", relembra Ibeas no orkut.
Luciano concorda que o baterista do QUIET RIOT foi o único simpático com os músicos brasileiros. "Os caras do QUIET RIOT eram meio malas... o Frankie Banali era o único mais amigável, no primeiro show da turnê (em Porto Alegre) ele foi no nosso camarim, encheu a banda de elogios, disse que a gente tinha algo de diferente das bandas gringas". Ainda assim, tanto o baixista quanto o vocal de ROBERTINHO DE RECIFE contam uma estória triste aos fãs brasileiros.
"Nós demos de presente um álbum do Metalmania pra eles (do QUIET RIOT) e o Robertinho os flagrou momentos depois, esfregando o disco na parede do camarim deles... sabia dessa?", indaga Beto Ibeas. Lucky Luciano ressalta que o fato se deu no Rio de Janeiro, sendo DuBrow e Cavazo os perpetuadores do desrespeito. Infelizmente, o vocalista confessa que "essa atitude de maltratar bandas de abertura é algo corriqueiro".
Confira no vídeo abaixo o maior clássico Metal de ROBERTINHO DE RECIFE (1984), registrado em vinil antes da entrada de Lukcy Luciano:
Nota: o autor da matéria, que é fã das duas bandas, lamenta profundamente o ocorrido.
Sites relacionados (em português / inglês):
http://www.robertinhoderecife.com.br
http://pt-br.facebook.com/quietriot
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Com 142 atrações, Aftershock Festival confirma cast para 2026
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"

5 capas inusitadas de álbuns de rock
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A curiosa mensagem em código Morse que o Dream Theater "escondeu" em "In the Name of God"
Cinco curiosidades sobre o In Flames, destaque do Bangers Open Air 2026
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden


