Axl Rose: mais álbuns, mais Duff McKagan e mais décadas por vir

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

"Gravamos muita coisa antes de 'Chinese Democracy' ser lançado. Temos trabalhado mais em algumas daquelas coisas e temos composto algumas coisas novas. Mas, basicamente, temos o que eu meio que considero a segunda metade de 'Chinese'. Isso já foi gravado. E daí tem um álbum de remixes feito das músicas de 'Chinese'. Isso está pronto tem um tempo também. Mas, depois de Vegas, vamos começar a olhar com seriedade para o que estamos fazendo a respeito."

Guns N' Roses: Slash diz que se não estivesse sóbrio, não estaria onde está hojeO Surto: "Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

W. AXL ROSE - O FRONTMAN DO GUNS N' ROSES E DIGNATÁRIO DO PRÊMIO RONNIE JAMES DIO LIFETIMRE ACHIEVEMENT DESSE ANO CONTA TODA A VERDADE.

"Estávamos brincando na coxia depois de eu ter ido pegar meu prêmio, vocês iam me tacar num tudo ou algo do tipo, como no [filme] 'O Sobrevivente'", diz Axl Rose com uma risada. "Eu teria que ir lá pra baixo para uma luta ou o que fosse..."

Para o alívio de Rose, ao aceitar seu prêmio, a revista [e organizadora da premiação] Revolver não o mandou, com a estátua na mão, para batalhar contra guerreiros subterrâneos. Mas após os discursos laudatórios da lenda da comédia Andrew 'Dice' Clay e um espirituoso Nicolas Cage, Rose pôs as mãos à obra. O vocalista e seus colegas de banda DJ Ashba, Bumblefoot, Richard Fortus, Dizzy Reed, Chris Pitman, Frank Ferrer e o gunner original DUFF MCKAGAN [que substitua a Tommy Stinson, ocupado com uma reunião de sua antiga banda, The Replacements] tomaram o palco do Golden Gods para fechar a noite com chave de ouro, mandando um set de nove músicas ao longo de uma hora com bastante material de 'Appetite For Destruction' ["It's So Easy," "Welcome to the Jungle," "Paradise City"], e de 'Use Your Illusion' ["You Could Be Mine," "November Rain," "Knockin' on Heaven's Door"], além de alguns faixas do GN'R do século XXI [as canções "Better" e "This I Love", de "Chinese Democracy"] executadas para equilibrar. Foi uma apresentação dinâmica, abrangendo toda a carreira, apropriada para um artista que havia acabado de ser comendado com um prêmio por uma vida de feitos na música. Isso não quer dizer que todas essas realizações estejam no passado. Como o próprio Rose conta a REVOLVER nessa rara e exclusiva entrevista, ainda há muito trabalho à frente para o Guns N' Roses, tanto no palco como no estúdio, ele revela [a banda irá lançar um novo DVD/Blu-ray, 'Appetite For Democracy 3D: Live at the Hard Rock Casino - Las Vegas'no dia 1 de Junho.

Enquanto ele ainda estava feliz por seu prêmio, ele também deixou claro que ele ainda está longe de encerrar sua carreira.

"Espero que haja pelo menos alguns anos a mais", diz Rose. "E daí poderemos julgar tudo um pouco melhor." Ele ri de novo. "Se eu tiver sorte!"

Parabéns por ganhar o prêmio Ronnie James Dio Lifetime Achivement.

Obrigado. Foi meio que uma surpresa pra mim. E eu fico agradecido e tals,mas, particularmente, eu não sinto que tenha feito o suficiente de algo para ter um prêmio por realizações ao longo de uma vida. Mas é apenas minha opinião. Eu conheço outras pessoas que ficaram muito felizes por mim por causa disso, então foi algo bom. Eu apenas me sinto como, você sabe, tem sido um processo longo e lento além da compreensão com 'Chinese Democracy', mas eu ainda estou seguindo em frente e há muito mais que esperamos fazer.

Foi um belo momento quando Nicolas Cage veio para entregar a estátua a você.

Ele é um grande fã. Não tínhamos nos encontrado antes, mas eu soube que ele procurou os organizadores se oferecendo fazer. Então deu certo e nos conhecemos antes do show e foi muito legal. Mas eu não ouvi nada que ele ou Dice disseram a meu respeito no palco. Não saiu nada nos meus monitores auriculares. E na real, qualquer coisa que eles tenham dito foi elogiosa. É provavelmente melhor que eu não ouvi nada, senão teria ficado mais constrangido.

Algo que Nicolas Cage realmente admitiu é que ele se preparou para seu papel de Johnny Blaze no filme do Motoqueiro Fantasma estudando o que ele chama de seus 'passos de cobra no palco'.

Ele me contou isso antes do show! Porque estávamos falando sobre alguns de seus filmes e eu disse que tinha gostado muito do segundo Motoqueiro Fantasma. E daí ele me contou. Ele disse que foi meio que como eu estivesse no filme dele.

Então quando você o assistiu, você parou e disse, 'espera aí...'?

[risos] Não sei não, mas eu gostaria de ter algumas daquelas habilidades...

Como é que Dice acabou participando da apresentação?

Eu conheço Dice faz muito tempo. Mas eu não o via desde que tocamos no Gibson Amphitheatre em 2006, acho. E eu não sei exatamente como tudo rolou pro discurso dele, mas ele me perguntou antes do show se eu tinha mandado alguma coisa via Gmail pra ele. E eu disse, 'Não, eu não uso Gmail'. Então alguém tem mandado emails pra ele se passando por mim.

O artista que encerra o Golden Gods geralmente toca quatro ou cinco músicas. O Guns N' Roses tocou NOVE.

Queríamos fazer isso. Estávamos muito felizes por vocês terem deixado que fizéssemos aquilo. Ficamos contentes por termos sido convidados e nos divertimos.

E ainda assim, para o GN'R foi um show bem curto, vocês são conhecidos por tocarem por quase três horas.

Quando fazemos isso, como banda, nós sabemos que demos o máximo que podíamos e demos o que parecia ser certo.E, geralmente, gostamos de dar às pessoas mais do que elas acham que pagaram pelo show. Eu não acho que seja necessariamente justo que as pessoas esperem isso de nós, mas é algo que nos deixa com uma sensação boa quando o fazemos. Tipo como se elevássemos o desafio e o cumprimos e ao o fizemos do modo mais fácil. Gostamos disso.

Há alguma música sua que seja sua favorita para se tocar ao vivo?

Eu não consigo pensar em uma. Eu apenas meio que olho para cada show em particular que temos que fazer como um todo. Mas uma coisa que eu gosto sim de fazer quando não estou tocando ou cantando no palco é falar pelo microfone no monitor auricular dos outros caras e contar piadas e coisa do tipo para desconcentrá-los [risos].

Mesmo? Quem é o mais fácil de zoar?

DJ e Dizzy. Eu falo com eles durante seus solos. Isso é sempre divertido...

Duff nos disse que tem sido uma grande experiência para ele tocar com o GN'R de novo.

Rolou muito bem. Ele trabalhou bastante duro nas partes dele e gostou de tocar as músicas mais novas de 'Chinese'. E você sabe, é bem engraçado porque conversávamos sobre certas coisas dos 'Illusions', e há coisas que ele não lembra, há coisas que eu não lembro. Nós meio que completamos a memória um do outro às vezes. E o Duff que tocou nesses shows conosco não é exatamente o mesmo Duff que eu conhecia do que eu chamaria de 'velho Guns' ou da formação de 'Appetite' ou 'Illusion'. Porque com essa formação, todo mundo vai e tenta dar o melhor de si, e todos os caras estão na pilha. Eu não tenho que dizer para os outros caras o que fazer, eles fazem por si próprios. Eles se estimulam muito mesmo. Isso também estimulou a Duff, e ele gostou do desafio disso. E ele se deu bem com os caras. Ele e alguns caras da banda e da equipe estavam fazendo yoga durante o período em que excursionamos, então...

Eu imaginaria que não era isso que estava rolando no começo.

Naquele tempo? Não.Com certeza nada de yoga [risos]. Era ali que eles bebiam tanto quando conseguissem. E eles tinham esse jogo onde eles pulavam por cima de mata-burros e se estatelavam conta uma cerca. E daí escorregavam pra dentro da vala, meio que de coma. Essa era a versão deles de exercício naquele tempo.

Foi ótimo ver e ouvir você e Duff nos vocais de "It's So Easy", assim como nas antigas.

Isso foi uma das coisas divertidas destes shows. Porque também há coisas como aquele pequeno trecho de 'Civil War', 'Peace Could Last Forever', Duff foi quem escreveu esse verso, e ele o canta. E eu sempre fui fã da voz de Duff. Há algo de punk nela, além de uma sinceridade.Eu gosto de ouvi-la.

Você acha que você e Duff trabalharão mais juntos?

É possível. Eu ainda não sei. Depende da agenda, ou quais shows Tommy queira fazer com o Replacements e coisa do tipo. E você sabe, quase todo mundo na banda tem uma questão rolando, a nível pessoal. Há gente que perdeu membros da família. Outras estão lidando com divórcios. Algumas vezes problemas legais interferem. Vida real!

E a quantas andam as coisas no que diz respeito ao Guns N' Roses gravar material novo?

Gravamos muita coisa antes de 'Chinese Democracy' ser lançado. Temos trabalhado mais em algumas daquelas coisas e temos composto algumas coisas novas. Mas, basicamente, temos o que eu meio que considero a segunda metade de 'Chinese'. Isso já foi gravado. E daí tem um álbum de remixes feito das músicas de 'Chinese'. Isso está pronto tem um tempo também. Mas,depois de Vegas, vamos começar a olhar com seriedade para o que estamos fazendo a respeito.

Quando você começou com o Guns, qual era sua ideia de sucesso?

Bem, eu acho que o Guns N' Roses conseguiu muito daquilo. Havia coisas com as quais você se desiludia, mas muitas outras seriam consideradas como alcançar sucesso. A quantidade de vendas. O tanto de gente que gostava. Coisas assim. Mas eu acho que por mais que tenhamos ficar antenados aos negócios, éramos muito ingênuos nesse campo. Eu acho que houve coisas que poderíamos ter feito de uma maneira melhor, e eu sinto que as gravadoras e os advogados e os caras do departamento artístico todos sabiam disso. Mas eles queriam que a banda estivesse armada de um modo pelo qual eles poderiam tentar manipulá-la. E isso não funcionou pra ninguém, inclusive pra eles. Sabe, ainda não fizemos o que eu considero uma legítima turnê pelos EUA [com a atual formação] por causa de empresários e agentes anteriores tentando manipulá-la de modo que ela não fosse tão bem-sucedida como pudesse ser. De modo a me empurrar para forçar uma reunião da formação original.

Você acha que as pessoas têm te forçado a fazer isso acontecer?

Bem, eu acho que há pessoas na indústria que acham que podem ganhar algum dinheiro com isso. Então é isso que elas querem. Mesmo nossa última turnê por grandes casas nos EUA, ela foi organizada por outro empresário e agente, dos quais nós eventualmente tivemos que nos deligar e assumir a turnê. Mas quando a assumimos, a maior parte já estava fechada. Então fizemos que ela funcionasse em nosso favor, mas ela havia sido organizada do modo que nós sentimos que deveria ter sido desde o começo, para que fosse mais bem-sucedida do que foi.

Parece que quando você olha para sua carreira, você tem alguns arrependimentos.

Eu acho que dizer que você não tem arrependimentos se tornou algo popular para astros do pop ao longo dos anos. Mas eu nunca engoli essa. Então sim, há coisas que eu poderia ter feito melhor... ou não. Ao mesmo tempo eu não sei se eu teria conseguido fazer muita coisa, no que diz respeito ao Guns N' Roses e como foram feitas, de modo diferente.

Na posição de dignitário do Lifetime Achievement Award, quem você acha que também merece o prêmio?

Difícil dizer. Mick Jagger?Pra mim, Mick Jagger é um dos maiores atletas que já viveram, apenas pela energia que ele coloca no palco. Eu vi os Stones em Vegas na última turnê deles e é óbvio o quão duro eles trabalham em cima daquilo.

Assim como Jagger, você se vê ainda fazendo isso que você faz aos 70 anos?

Estou chegando lá! [risos] Aquele FDP faz você correr atrás, não faz?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"Todas as matérias sobre "Axl Rose"Todas as matérias sobre "Duff McKagan"


Guns N' Roses: Slash diz que se não estivesse sóbrio, não estaria onde está hojeGuns N' Roses
Slash diz que se não estivesse sóbrio, não estaria onde está hoje

Guns N' Roses: Deathstroke toca "November Rain" no piano

Gugu Liberato: relembrando encontro com Slash em homenagem ao apresentadorGugu Liberato
Relembrando encontro com Slash em homenagem ao apresentador

Ozzy Osbourne: é de Slash a guitarra da nova música - ouçaOzzy Osbourne
é de Slash a guitarra da nova música - ouça

Guns N' Roses: Not In This Lifetime Tour rendeu mais que meio bilhão de dólaresGuns N' Roses
"Not In This Lifetime" Tour rendeu mais que meio bilhão de dólares

Guns N' Roses: e se Welcome to the Jungle fosse do Rammstein?Guns N' Roses
E se "Welcome to the Jungle" fosse do Rammstein?

Slash: com visual rebelde, filhão completa 17 com carrão na mãoSlash
Com visual rebelde, filhão completa 17 com carrão na mão

Guns N' Roses: Slash parabeniza Neil Young (com certo atraso) pelo InstagramGuns N' Roses
Slash parabeniza Neil Young (com certo atraso) pelo Instagram

Myles Kennedy: quais as semelhanças e diferenças entre Slash e Mark TremontiMyles Kennedy
Quais as semelhanças e diferenças entre Slash e Mark Tremonti

Guns N' Roses: Taylor Hawkins foi aconselhado por Roger Taylor a não entrar na bandaGuns N' Roses
Taylor Hawkins foi aconselhado por Roger Taylor a não entrar na banda

Axl Rose: rara entrevista de Axl nos bastidores da NBA em 2001Axl Rose
Rara entrevista de Axl nos bastidores da NBA em 2001

Tim Maia: assim como o Guns, ele também regravou Since I Don't Have YouTim Maia
Assim como o Guns, ele também regravou "Since I Don't Have You"


O Surto: Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in RioO Surto
"Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"

Musculação: os músicos mais bombados do heavy metalMusculação
Os músicos mais bombados do heavy metal


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adGoo336