Nirvana: "Nunca imaginei que Teen Spirit faria sucesso"
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro do Metal
Postado em 19 de junho de 2014
A canção nasceu de uma grande confusão feita por Kurt Cobain, ao achar que a frase "Kurt Smells Like Teen Spirit", escrita em spray na sua parede pela amiga Kathleen Hanna, tinha algum significado revolucionário ligado ao anarquismo ou coisa do tipo, e na verdade, era apenas uma referência ao desodorante "Teen Spirit" usado por sua namorada daquela época, Tobi Vail.
O inesperado sucesso de "Smells Like Teen Spirit" levou o álbum "Nevermind" para o topo das tabelas de vendas no início de 1992 e alcançou o 6º lugar na Billboard Hot 100. O videoclipe da canção, que apresentava um concerto em uma escola que acabava em tumulto, foi inspirado no filme "Over The Edge", lançado em 1979, e que contava na trilha sonora com bandas como Cheap Trick, The Cars e The Ramones.
Em uma entrevista concedida para a Revista Kerrang!, no ano de 2002, Dave Grohl fez alguns comentários interessantes a respeito da referida canção:
"Escrevemos essa música em janeiro ou fevereiro de 1991. Estávamos ensaiando em um celeiro no fundo de uma casa em Tacoma, Washington. Naquela época, estávamos experimentando a dinâmica de verso calmo e refrão alto, e muito disso veio do Pixies e do Sonic Youth. Pra ser sincero, não pensei muita coisa a respeito dessa canção. Era só mais uma das que estávamos fazendo, e tínhamos várias desse estilo, que gravamos e acabamos perdendo as fitas cassetes. Mas "Teen Spirit" sempre voltava a ser trabalhada, porque a linha de guitarra era tão simples e tão memorável. E então fizemos um show em Seattle, num lugar chamado Ok Hotel, para conseguirmos dinheiro pra gasolina e irmos até Los Angeles gravar o álbum. Foi um show a tarde, tocamos a música pela primeira vez e o público foi a loucura. Não sei se é o ritmo da música, ou a melodia, mas as pessoas se ligaram nela muito rápido."

Em "Nevermind", achei que "Lithium" ou "In Bloom" seriam o grande sucesso. Achei que "Smells Like Teen Spirit" fosse só mais uma música do álbum. Nós a gravamos muito rápido. Eu acho que foi uma das preferidas do Butch Vig, e acabou ficando claro que seria uma música especial no álbum. Você tem que entender, que naquela época, não pensamos que algo aconteceria com o disco – era como lançar um álbum do Jesus Lizard, ou algo do tipo. Não existia nenhum tipo de ambição de dominar o mundo, isso simplesmente não poderia acontecer. Eu achei que a música nos faria aparecer no "120 Minutes" da MTV, ou nos daria a chance de sair em turnê com o Sonic Youth, ou sermos os headliners do Brixton Academy, ou algo do tipo. Mas ninguém imaginou que seria um single de muito sucesso, era inimaginável. Naquela época, o clipe foi a chave para a música virar um hit. As pessoas ouviam a música na rádio e pensavam "Essa é legal". Mas então os adolescentes viam o clipe na MTV e pensavam: "Essa é legal, e eles são meio feios e estão quebrando uma escola", acho que isso teve muito a ver com o sucesso."
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | "Não acho que essa canção seja a melhor de todos os tempos, com certeza não. Não acho nem que seja a melhor do Nirvana. Fico lisonjeado por alguém pensar isso, e me sinto honrado por ter participado desse pequeno marco na história, mas me poupe, cara. Escute "Revolution" dos Beatles, ou "God Only Knows" do Beach Boys, essas sim. "Smells Like a Teen Spirit" foi um ótimo momento na história, mas tem coisa melhor."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
Immortal anuncia que novo álbum de estúdio está escrito
Crypta oficializa Victória Villarreal como a nova integrante efetiva
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Segundo Gene Simmons, Axl Rose, do Guns N' Roses, merecia uma surra
Capas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns
Eric Clapton responde quem considerava seu concorrente antes de Jimi Hendrix


Quando o Nirvana descobriu que havia conseguido um lugar muito bom ao sol
Alice Cooper canta versão de "Smells Like Teen Spirit", clássico do Nirvana; confira vídeo
As 10 melhores músicas do Nirvana de todos os tempos, segundo André Barcinski
O disco que Kurt Cobain esperava que fosse enterrar o grunge de vez
O que Nirvana e o hip-hop têm a ver com o peso do Lamb of God, segundo Mark Morton
Kurt Cobain sobre como "finalmente" conseguiu ouvir Black Sabbath quando garoto
Cinco músicas que ultrapassaram 1 bilhão de plays no Youtube e no Spotify - Parte I

