Irij: Meri Tadic, ex Eluveitie, apresenta "banda de uma mulher"
Por Adriano Ribeiro
Fonte: Metal Hangar 18
Postado em 24 de julho de 2014
Meri Tadic, violinista que tocou entre 2003 e 2013 no ELUVEITIE, está de volta à cena musical, desta vez com um projeto solo, chamado IRIJ. Quem se acostumou a vê-la tocando o pesado som do Eluveitie pode se decepcionar pois, assim como o álbum solo de sua antiga companheira de banda, Anna Murphy, em nada lembra o que ela fazia em sua antiga banda.
Em sua própria definição, Irij é "folk rock eletrônico de uma mulher só, com um toque macabro". Sim, ela embarcou naqueles projetos de "banda de um homem só", no caso, "banda de uma mulher só": seu álbum, "Same Zgode", foi escrito e produzido por ela mesma, que também é autora de todos os arranjos. Porém, como é obviamente impossível reproduzir isso ao vivo, sua banda para shows conta com a seguinte formação:
Meri Tadic: vocal, violão, violino e teclado
Linda Suter: vocal, mandolin e violino
Manu Rindlisbacher: baixo
Dominik Burkhalter: bateria
A primeira apresentação está agendada para 19 de setembro, mas os detalhes ainda não foram completamente divulgados. O álbum teve algumas participações especiais, a maioria delas de músicos relacionados ao Eluveitie: Ivo Henzi (Eluveitie / FOREST OF FOG) tocou guitarra em "Phobophobia e "Nights from Jadera", Linda Suter (Ex-Eluveitie / AD HOC / integrante do Irij como membro de turnê) e Anna Murphy (ANNA MURPHY / Eluveitie) contribuíram com os vocais em "Shades Of A Kingship", e Joza Tadic (MONOTON GROOVESLADE) contribuiu com os vocais em "II". Anna também gravou o baixo em "Shades Of A Kingship" e "Phobophobia"; além de ser a co-produtora e de ter lidado com a programação adicional e com a mixagem.
O site italiano "Suoni Distorti Magazine" publicou uma resenha de "Same Zgode" (em http://suonidistortimagazine.com/2014/03/irij-same-zgode/), que foi traduzida e reproduzida parcialmente abaixo:
"Sensual, romântico, doce, e com voz cheia de emoção, esta é a diretriz do segundo álbum solo desta jovem mulher que nós admiramos nas mais famosas fases da música Folk Metal. Por trás esconde-se a talentosa ex violinista do Eluveitie, Meri Tadic, que, sob uma atmosfera completamente diferente daquela a que estamos acostumados, propõe um nova aventura musical (escolha que foi a principal causa de sua saída da banda de folk metal suíça).
Quem espera ouvir este álbum com a expectativa de encontrar músicas e arranjos que caracterizam o estilo do Eluveitie deverá saber que isso está muito longe do que é proposto pelo Irij em "Same Zgode" que, traduzido do bósnio, significa "mesma ocasião". Desde as primeiras notas você pode respirar o ar dos Balcãs e da língua croata que, às vezes considerada muito difícil e nervosa, é tão doce e natural com a atmosfera dada pelo violino. Com os olhos fechados, não é difícil imaginar uma mulher que fala do amor de sua terra e de suas origens. O álbum como um todo parece não ter pausas entre as músicas. Canções em língua croata são combinadas com inglês, sem que os ouvidos possam perceber.
Digno de consideração é o fato de que Mari, além de ter escrito completamente as letras e as músicas de "Same Zgode" também está pessoalmente envolvida na promoção do álbum, bem como nos contatos com os fãs e com a imprensa. Além disso, o álbum é auto-produzido, artística e economicamente, e isso também faz com que todo o trabalho seja ainda mais valioso. Nós apenas temos que esperar para vê-la novamente trilhar o cenário internacional e desejar-lhe boa sorte nesta nova jornada!"
O site "Metal Hangar 18" diz (em http://metalhangar18.com/site/irij-same-zgode-2014.mh18/2):
"Se você gostaria de ouvir algo muito diferente e relaxante, "Same Zgode" é para você. "Same Zgode" é a sequência lógica para o EP de estréia, lançado em 2009, e é exatamente o que eu precisava. A música não-tradicional, com influências de rock e étnica, conseguiu não apenas ficar sob a minha pele, mas também para conduzir-me a um estado de transe e calma, onde você involuntariamente desliga seus pensamentos e se concentra inteiramente no que ouve. Depois de sua saída do Eluveitie, Meri disse que agora vai dedicar-se completamente à banda de uma pessoa. Desejamos-lhe ainda mais sucesso em seu empreendimento, porque "até agora ela é absolutamente boa nele".
Tracklist:
01 - Same Zgode. 3:14min
02 - Nevenko 3:27min
03 - I 3:44min
04 - Shades Of A Kingship 3.01min
05 - .koje se. 1:04min
06 - Irudica 4:42min
07 - II 4:09min
08 - Nights From Jadera 2:56min
09 - Izvir Voda 3:33min
10 - .ne mogu. 1:07min
11 - Discipline Of Fire 3:41min
12 - A Farewell To Many 2:51min
13 - dogoditi! 17.55min
Contato: [email protected]
Fone: 0041 76 400 21 01
Homepage: http://www.irijmusic.com
Facebook: https://www.facebook.com/irijofficial?fref=ts
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O cantor que Keith Richards admite ter talento, mas é "calculado demais" e "superdimensionado"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Matanza - As amizades sem limites em "Bom É Quando Faz Mal"

Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista
Sepultura: Andreas Kisser comenta os primórdios da banda
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos
Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie Sambora


