Hollowmind: metal/prog inspirado pelos números cardinais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Roberto Gutierrez, Fonte: Hollowmind, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

O trio de heavy metal progressivo HOLLOWMIND lança seu novo álbum, "The Cardinal Factor". Por absoluta coincidência do destino, a data de lançamento ocorre exatos sete anos após o debut (o elogiado "Soundscape of Emotions") - fato que só reforça o conceito do disco: a simbologia dos números.

Slipknot: "pastor" detecta mensagens subliminares nas capasDream Theater: os segredos do álbum Octavarium

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Do um ao zero; do individualismo ao vazio completo; do impacto de "Nonsense of Belonging" à catarse de "Over and Out", o álbum guia o ouvinte através dos significados dos números cardinais. Simples, mas profunda, a mensagem dos números faz referência ao próprio ciclo da vida. Assim, escutar a obra do início ao fim - hábito inevitalvemente raro nestes dias de playlists e shuffles - é parte importante da experiência musical de "The Cardinal Factor".

"A ideia surgiu quando notei que muita gente se referia às músicas por suas posições no álbum: 'a música quatro', 'a sete'... E, na época, amigos próximos estavam se aprofundando no estudo dos números e seus significados", revela Roberto Gutierrez, baixista, vocalista e compositor da banda. Assim vieram, uma ante outra, as dez canções do disco. A maioria das composições surgiu em 2009, época em que a banda havia feito uma pausa, e, desde então, foi sendo lapidada por Gutierrez, Alexandre Silveira (guitarra) e Felipe Gomes (bateria) em diversos ensaios. "A química da banda está ótima, e isso contribuiu para uma sonoridade mais coesa, mais densa até, neste disco", diz o frontman.

"The Cardinal Factor" consolida o estilo do HOLLOWMIND: uma espécie de encontro entre o heavy metal clássico e o rock progressivo, onde peso, complexidade e melodia se fundem naturalmente, evocando as principais influências do grupo - Queensryche, Fates Warning, Iron Maiden e Rush. Dentre os pontos altos do álbum, destacam-se "Even Shares of Gold" e seu refrão marcante; "Bitter Words" e seu groove cadenciado; a mini-ópera-rock "Haven" (primeiro single divulgado) e as melodias hipnóticas de "Under Fading Lights".

A produção do álbum, forte e cristalina, traz a marca de importantes nomes do heavy metal nacional. A dupla Fabio Ribeiro & Ale Souza (Andre Matos, Remove Silence) foi responsável pela gravação e mixagem das músicas, enquanto Brendan Duffey (Angra, Almah, Torture Squad) ficou encarregado da masterização.

"The Cardinal Factor" está disponível em CD (pela Die Hard Records), download (no iTunes) e streaming (diretamente no site da banda).

Sobre o HOLLOWMIND: Banda paulistana de heavy metal progressivo fundada em 1993, estreia em vinil com uma participação na coletânea independente "Conexão Underground" (1994). Na década seguinte lança seu primeiro CD, "Soundscape of Emotions" (Die Hard Records, 2007), obtendo excelentes críticas da imprensa especializada. Apontada pelos leitores da revista Roadie Crew como uma das principais revelações do cenário brasileiro (2008), é convocada para a seletiva do festival alemão Wacken Open Air (2009). Em 2014, lança seu segundo álbum, "The Cardinal Factor" (Die Hard Records).




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Hollowmind"


Slipknot: pastor detecta mensagens subliminares nas capasSlipknot
"pastor" detecta mensagens subliminares nas capas

Dream Theater: os segredos do álbum OctavariumDream Theater
Os segredos do álbum Octavarium


Sobre Roberto Gutierrez

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336