Hollowmind: metal/prog inspirado pelos números cardinais
Por Roberto Gutierrez
Fonte: Hollowmind
Postado em 11 de dezembro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O trio de heavy metal progressivo HOLLOWMIND lança seu novo álbum, "The Cardinal Factor". Por absoluta coincidência do destino, a data de lançamento ocorre exatos sete anos após o debut (o elogiado "Soundscape of Emotions") – fato que só reforça o conceito do disco: a simbologia dos números.
Do um ao zero; do individualismo ao vazio completo; do impacto de "Nonsense of Belonging" à catarse de "Over and Out", o álbum guia o ouvinte através dos significados dos números cardinais. Simples, mas profunda, a mensagem dos números faz referência ao próprio ciclo da vida. Assim, escutar a obra do início ao fim – hábito inevitalvemente raro nestes dias de playlists e shuffles – é parte importante da experiência musical de "The Cardinal Factor".
"A ideia surgiu quando notei que muita gente se referia às músicas por suas posições no álbum: ‘a música quatro’, ‘a sete’... E, na época, amigos próximos estavam se aprofundando no estudo dos números e seus significados", revela Roberto Gutierrez, baixista, vocalista e compositor da banda. Assim vieram, uma ante outra, as dez canções do disco. A maioria das composições surgiu em 2009, época em que a banda havia feito uma pausa, e, desde então, foi sendo lapidada por Gutierrez, Alexandre Silveira (guitarra) e Felipe Gomes (bateria) em diversos ensaios. "A química da banda está ótima, e isso contribuiu para uma sonoridade mais coesa, mais densa até, neste disco", diz o frontman.
"The Cardinal Factor" consolida o estilo do HOLLOWMIND: uma espécie de encontro entre o heavy metal clássico e o rock progressivo, onde peso, complexidade e melodia se fundem naturalmente, evocando as principais influências do grupo – Queensryche, Fates Warning, Iron Maiden e Rush. Dentre os pontos altos do álbum, destacam-se "Even Shares of Gold" e seu refrão marcante; "Bitter Words" e seu groove cadenciado; a mini-ópera-rock "Haven" (primeiro single divulgado) e as melodias hipnóticas de "Under Fading Lights".
A produção do álbum, forte e cristalina, traz a marca de importantes nomes do heavy metal nacional. A dupla Fabio Ribeiro & Ale Souza (Andre Matos, Remove Silence) foi responsável pela gravação e mixagem das músicas, enquanto Brendan Duffey (Angra, Almah, Torture Squad) ficou encarregado da masterização.
"The Cardinal Factor" está disponível em CD (pela Die Hard Records), download (no iTunes) e streaming (diretamente no site da banda).
Sobre o HOLLOWMIND: Banda paulistana de heavy metal progressivo fundada em 1993, estreia em vinil com uma participação na coletânea independente "Conexão Underground" (1994). Na década seguinte lança seu primeiro CD, "Soundscape of Emotions" (Die Hard Records, 2007), obtendo excelentes críticas da imprensa especializada. Apontada pelos leitores da revista Roadie Crew como uma das principais revelações do cenário brasileiro (2008), é convocada para a seletiva do festival alemão Wacken Open Air (2009). Em 2014, lança seu segundo álbum, "The Cardinal Factor" (Die Hard Records).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A música de guitarra que Brian May chamou de uma das mais bonitas já gravadas
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
O motivo compreensível que levou Mikkey Dee a deixar o King Diamond
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno
O hit amargo em que John Lennon ataca um dos maiores vilões da história dos Beatles
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
A melhor música para apresentar o trabalho do Korn a alguém, segundo Jonathan Davis
Led Zeppelin e a fala que Robert Plant tem vergonha mas não tem como apagar da história
Quando Roberto Carlos se aproximou do Heavy Metal nos anos 80 com uma música sombria


Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
Saúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais
Fotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith



