Hollowmind: metal/prog inspirado pelos números cardinais
Por Roberto Gutierrez
Fonte: Hollowmind
Postado em 11 de dezembro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O trio de heavy metal progressivo HOLLOWMIND lança seu novo álbum, "The Cardinal Factor". Por absoluta coincidência do destino, a data de lançamento ocorre exatos sete anos após o debut (o elogiado "Soundscape of Emotions") – fato que só reforça o conceito do disco: a simbologia dos números.
Do um ao zero; do individualismo ao vazio completo; do impacto de "Nonsense of Belonging" à catarse de "Over and Out", o álbum guia o ouvinte através dos significados dos números cardinais. Simples, mas profunda, a mensagem dos números faz referência ao próprio ciclo da vida. Assim, escutar a obra do início ao fim – hábito inevitalvemente raro nestes dias de playlists e shuffles – é parte importante da experiência musical de "The Cardinal Factor".
"A ideia surgiu quando notei que muita gente se referia às músicas por suas posições no álbum: ‘a música quatro’, ‘a sete’... E, na época, amigos próximos estavam se aprofundando no estudo dos números e seus significados", revela Roberto Gutierrez, baixista, vocalista e compositor da banda. Assim vieram, uma ante outra, as dez canções do disco. A maioria das composições surgiu em 2009, época em que a banda havia feito uma pausa, e, desde então, foi sendo lapidada por Gutierrez, Alexandre Silveira (guitarra) e Felipe Gomes (bateria) em diversos ensaios. "A química da banda está ótima, e isso contribuiu para uma sonoridade mais coesa, mais densa até, neste disco", diz o frontman.
"The Cardinal Factor" consolida o estilo do HOLLOWMIND: uma espécie de encontro entre o heavy metal clássico e o rock progressivo, onde peso, complexidade e melodia se fundem naturalmente, evocando as principais influências do grupo – Queensryche, Fates Warning, Iron Maiden e Rush. Dentre os pontos altos do álbum, destacam-se "Even Shares of Gold" e seu refrão marcante; "Bitter Words" e seu groove cadenciado; a mini-ópera-rock "Haven" (primeiro single divulgado) e as melodias hipnóticas de "Under Fading Lights".
A produção do álbum, forte e cristalina, traz a marca de importantes nomes do heavy metal nacional. A dupla Fabio Ribeiro & Ale Souza (Andre Matos, Remove Silence) foi responsável pela gravação e mixagem das músicas, enquanto Brendan Duffey (Angra, Almah, Torture Squad) ficou encarregado da masterização.
"The Cardinal Factor" está disponível em CD (pela Die Hard Records), download (no iTunes) e streaming (diretamente no site da banda).
Sobre o HOLLOWMIND: Banda paulistana de heavy metal progressivo fundada em 1993, estreia em vinil com uma participação na coletânea independente "Conexão Underground" (1994). Na década seguinte lança seu primeiro CD, "Soundscape of Emotions" (Die Hard Records, 2007), obtendo excelentes críticas da imprensa especializada. Apontada pelos leitores da revista Roadie Crew como uma das principais revelações do cenário brasileiro (2008), é convocada para a seletiva do festival alemão Wacken Open Air (2009). Em 2014, lança seu segundo álbum, "The Cardinal Factor" (Die Hard Records).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte



Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
Para Samuel, o que aconteceu com o Skank mostra que rock "não está no seu melhor momento"
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"



