Hollowmind: metal/prog inspirado pelos números cardinais
Por Roberto Gutierrez
Fonte: Hollowmind
Postado em 11 de dezembro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O trio de heavy metal progressivo HOLLOWMIND lança seu novo álbum, "The Cardinal Factor". Por absoluta coincidência do destino, a data de lançamento ocorre exatos sete anos após o debut (o elogiado "Soundscape of Emotions") – fato que só reforça o conceito do disco: a simbologia dos números.
Do um ao zero; do individualismo ao vazio completo; do impacto de "Nonsense of Belonging" à catarse de "Over and Out", o álbum guia o ouvinte através dos significados dos números cardinais. Simples, mas profunda, a mensagem dos números faz referência ao próprio ciclo da vida. Assim, escutar a obra do início ao fim – hábito inevitalvemente raro nestes dias de playlists e shuffles – é parte importante da experiência musical de "The Cardinal Factor".
"A ideia surgiu quando notei que muita gente se referia às músicas por suas posições no álbum: ‘a música quatro’, ‘a sete’... E, na época, amigos próximos estavam se aprofundando no estudo dos números e seus significados", revela Roberto Gutierrez, baixista, vocalista e compositor da banda. Assim vieram, uma ante outra, as dez canções do disco. A maioria das composições surgiu em 2009, época em que a banda havia feito uma pausa, e, desde então, foi sendo lapidada por Gutierrez, Alexandre Silveira (guitarra) e Felipe Gomes (bateria) em diversos ensaios. "A química da banda está ótima, e isso contribuiu para uma sonoridade mais coesa, mais densa até, neste disco", diz o frontman.
"The Cardinal Factor" consolida o estilo do HOLLOWMIND: uma espécie de encontro entre o heavy metal clássico e o rock progressivo, onde peso, complexidade e melodia se fundem naturalmente, evocando as principais influências do grupo – Queensryche, Fates Warning, Iron Maiden e Rush. Dentre os pontos altos do álbum, destacam-se "Even Shares of Gold" e seu refrão marcante; "Bitter Words" e seu groove cadenciado; a mini-ópera-rock "Haven" (primeiro single divulgado) e as melodias hipnóticas de "Under Fading Lights".
A produção do álbum, forte e cristalina, traz a marca de importantes nomes do heavy metal nacional. A dupla Fabio Ribeiro & Ale Souza (Andre Matos, Remove Silence) foi responsável pela gravação e mixagem das músicas, enquanto Brendan Duffey (Angra, Almah, Torture Squad) ficou encarregado da masterização.
"The Cardinal Factor" está disponível em CD (pela Die Hard Records), download (no iTunes) e streaming (diretamente no site da banda).
Sobre o HOLLOWMIND: Banda paulistana de heavy metal progressivo fundada em 1993, estreia em vinil com uma participação na coletânea independente "Conexão Underground" (1994). Na década seguinte lança seu primeiro CD, "Soundscape of Emotions" (Die Hard Records, 2007), obtendo excelentes críticas da imprensa especializada. Apontada pelos leitores da revista Roadie Crew como uma das principais revelações do cenário brasileiro (2008), é convocada para a seletiva do festival alemão Wacken Open Air (2009). Em 2014, lança seu segundo álbum, "The Cardinal Factor" (Die Hard Records).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
Os três álbuns de estúdio que Alice Cooper não lembra de ter gravado
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
Black Label Society faz show histórico em Belo Horizonte e emociona fãs
Bruce Dickinson explica por que não recebeu créditos em "The Number Of The Beast"
A música do Metallica que Elton John considera uma das melhores da história
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil

Guns N' Roses e o código na capa de "The Spaghetti Incident"
Dinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos
As únicas três bandas que igualaram o impacto dos Beatles, segundo Pete Townshend



