O auge do U2 segundo seu guitarrista The Edge: "A era mais criativamente satisfatória"
Por André Garcia
Postado em 27 de março de 2025
Para a grande maioria dos fãs do U2 a fase de ouro da banda foi a sequência de álbuns "War" (1983), "The Unforgettable Fire" (1984) e "The Joshua Tree" (1987). Afinal de contas, foi dali que saíram muitos de seus maiores hits como "Sunday Bloody Sunday", "New Years Day", "Pride (In the Name of Love)", "Bad", "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For".
Na coletânea "The Best of 1980–1990" (1998) das 14 faixas, oito são desses três discos.
U2 - Mais Novidades

Em entrevista para Colin Helms da época do lançamento dessa compilação, o guitarrista The Edge revelou que foi aquela fase que ele considerava a melhor da banda:
"Tenho muito orgulho de todo o catálogo [do U2], mas se eu fosse destacar uma era, teria que dizer que de 'The Unforgettable Fire' até 'The Joshua Tree' foi a mais satisfatória para nós em termos de criatividade. Nós realmente tínhamos como objetivo atingir certas metas como banda, criativamente e em termos de composição, de produção e de experimentação sonora — e corremos alguns riscos."
Já o vocalista Bono discorda totalmente. Em entrevista de 2011 para a Interview ele confessou que nem seque ouve as músicas daquela época:
"Na verdade, tive que ser fisicamente segurado para ouvir o melhor dos anos 80 ['The Best of 1980-1990']. É claro que eu acho que aquelas músicas são muito melhores ao vivo, e Edge achou importante que eu ouvisse pelo menos uma vez [a coletânea antes de ela ser lançada]… mas eu realmente não tinha ouvido aquelas gravações desde que gravamos elas. Para mim, parece que eu estou cantando feito uma menina."

Bono disse não gostar de seu vocal dos anos 80, mas, contraditoriamente, ele já disse que "The Joshue Tree" era o melhor disco do U2 em termos vocais.
Conforme já publicado aqui no Whiplash, segundo a Far Out Magazine ele disse:
"Minha voz está melhor que nunca nesse disco ['The Joshua Tree']. E acredito que [minha voz] foi um presente do meu pai para mim: ele foi um grande tenor e, quando morreu, passou ela para mim."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps