O auge do U2 segundo seu guitarrista The Edge: "A era mais criativamente satisfatória"
Por André Garcia
Postado em 27 de março de 2025
Para a grande maioria dos fãs do U2 a fase de ouro da banda foi a sequência de álbuns "War" (1983), "The Unforgettable Fire" (1984) e "The Joshua Tree" (1987). Afinal de contas, foi dali que saíram muitos de seus maiores hits como "Sunday Bloody Sunday", "New Years Day", "Pride (In the Name of Love)", "Bad", "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For".
Na coletânea "The Best of 1980–1990" (1998) das 14 faixas, oito são desses três discos.
U2 - Mais Novidades
Em entrevista para Colin Helms da época do lançamento dessa compilação, o guitarrista The Edge revelou que foi aquela fase que ele considerava a melhor da banda:
"Tenho muito orgulho de todo o catálogo [do U2], mas se eu fosse destacar uma era, teria que dizer que de 'The Unforgettable Fire' até 'The Joshua Tree' foi a mais satisfatória para nós em termos de criatividade. Nós realmente tínhamos como objetivo atingir certas metas como banda, criativamente e em termos de composição, de produção e de experimentação sonora — e corremos alguns riscos."
Já o vocalista Bono discorda totalmente. Em entrevista de 2011 para a Interview ele confessou que nem seque ouve as músicas daquela época:
"Na verdade, tive que ser fisicamente segurado para ouvir o melhor dos anos 80 ['The Best of 1980-1990']. É claro que eu acho que aquelas músicas são muito melhores ao vivo, e Edge achou importante que eu ouvisse pelo menos uma vez [a coletânea antes de ela ser lançada]… mas eu realmente não tinha ouvido aquelas gravações desde que gravamos elas. Para mim, parece que eu estou cantando feito uma menina."
Bono disse não gostar de seu vocal dos anos 80, mas, contraditoriamente, ele já disse que "The Joshue Tree" era o melhor disco do U2 em termos vocais.
Conforme já publicado aqui no Whiplash, segundo a Far Out Magazine ele disse:
"Minha voz está melhor que nunca nesse disco ['The Joshua Tree']. E acredito que [minha voz] foi um presente do meu pai para mim: ele foi um grande tenor e, quando morreu, passou ela para mim."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Burning Witches anuncia saída da vocalista Laura Guldemond
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
As 25 melhores músicas de Elton John, segundo a Paste Magazine
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna

Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
A música do U2 que fez The Edge cair no choro ao ouvi-la pela primeira vez
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
O som que Pete Townshend diz que criou e depois entregou para Queen, U2 e Springsteen
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
O clássico do U2 que foi criado a partir do riff de outra banda


