Metal - Anime: a força do fenômeno que une Brasil, Japão e continente asiático
Por Richard Navarro
Fonte: BMU / ASE Press Music
Postado em 12 de março de 2015
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Muita gente ainda não se deu conta disso, mas existem dois interessantes "fenômenos" relacionados a Heavy Metal, Brasil, Anime e Asia, que cada vez tomam proporções maiores. Um deles, e que muitos já estão cientes, é o incrível fascínio que o Metal brasileiro exerce sobre o público asiático, em especial no Japão.
O Angra, por exemplo, tem uma força incrível junto ao público japonês, e muitas bandas de Metal do país tem os brasileiros como ídolos. Eu mesmo presenciei, durante a passagem da banda Versailles pelo Brasil há cerca de dois anos, a equipe japonesa inteira chegando ao local do show usando camisetas do Angra. Como se isso não bastasse, durante a passagem de som a banda tocou "Carry On". Da mesma forma, o Hibria é atualmente é a grande sensação do Metal brasileiro no Japão e Ásia em geral, chegando até a gravar um DVD em Tóquio. Além desses, vale lembrar que bandas como Wizards, Liar Symphony e Pastore tiveram CDs lançados por gravadoras no Japão, foram por vezes destaque na poderosa revista japonesa Burrn! e também nas prateleiras das principais lojas especializadas em Heavy Metal na "Terra do Sol Nascente". E, claro, não podemos esquecer do sucesso dos primeiros discos do Viper, que na época renderam uma turnê e a gravação do disco "LIVE - Maniacs in Japan".
O segundo "fenômeno" que me refiro, e que a imensa maioria do cenário (público, bandas, produtoras) ainda desconhece ou "ignora", é a incrível força que o cenário Anime tem no Brasil, e que cresce a cada ano. O "intercâmbio cultural" entre os fãs brasileiros amantes de anime e os países asiáticos, vão muito além dos cosplays, games, mangas e as comidas típicas. Além do chamado J-Rock (rock japonês) ou K-Pop (coreano), vale observar que a grande parte dos temas de anime e os cantores mais populares, tem uma influência direta ou indireta do Heavy Metal, sobretudo do clássico e melódico. Também por este motivo, o estilo de bandas como Angra fazem tanto sucesso junto ao público japonês e nos países que consomem a cultura anime. Não foi por acaso que a gravação de "Pegasus Fantasy" transformou Edu Falaschi instantaneamente num ídolo no universo anime, à época desconhecido pelo então vocalista do Angra. Podemos dizer inclusive que o Angra ficou conhecido e passou a ser cultuado pelo público anime brasileiro, graças a Edu Falaschi, que até hoje é requisitado para workshops e participações em eventos anime de todas partes do Brasil. Digo mais, na época em que estava no Angra, a banda foi obrigada a incluir o "clássico anime" no set de seus shows, de tanta cobrança por parte do público. O sucesso de "Pegasus Fantasy" foi tamanho, que em pleno show do Almah no último Rock in Rio, Edu foi praticamente coagido a dar uma "palhinha", de tanto "o público do Rock in Rio" implorar pelo eterno tema de abertura, cantado em uníssono pela multidão. Confira:
Tal como Falaschi, outros cantores brasileiros, como Ricardo Cruz e Rod Rossi, são ícones desse cenário devido ao sucesso das gravações de temas de desenhos japoneses, como Cavaleiros do Zodíaco. Todo esse sucesso deu origem ao grupo "Cavaleiros do Zodíaco in Concert", formado por Edu, Cruz, Rossi e Larissa Tassi, que também é reconhecida por gravar temas do desenho no Brasil. Com frequência, eles se apresentam para plateias de 10 a 20 mil pessoas. Esse sucesso para o público anime brasileiro também rende fama e reconhecimento desses cantores brasileiros no exterior. Ricardo Cruz, por exemplo, é o primeiro ocidental a integrar o respeitado grupo japonês Jam Project, e todo ano viaja para o Japão para fazer shows e gravar discos/DVDs com o grupo. Ele, inclusive, é fluente no idioma, e costuma trabalhar como "cicerone" dos cantores japoneses que vem se apresentar nos grandes eventos animes no Brasil. Já Rod Rossi, por sua vez, acabou de gravar uma participação na banda tailandesa de Power Metal "Melodious Deite", por sinal, fanática pelo nosso Angra. Novamente, o fato de ser um cantor brasileiro com background nos cenários Heavy Metal e destaque no universo anime, foram as credenciais para Rossi ser o convidado especial do terceiro álbum da banda de Bangkok.
Outros artistas como Detonator e Comitiva do Rock, que embora tenham uma abordagem mais lúdica, são "Metal" na sua essência, também foram "acolhidos" pelo público anime, e são presença frequente nos grandes animes pelo país. Detonator, por exemplo, recentemente gravou seu 1º CD / DVD ao vivo num grande evento anime em Fortaleza (CE), diante de um público de mais de 20mil pessoas. Uma coisa é fato: o estilo Heavy Metal é muito bem aceito dentro do universo anime.
Por tudo isso, não há mais como ignorar que existe uma relação direta ente Anime e Heavy Metal, que vem criando novas tendências e promovendo em paralelo um intercâmbio (ainda que velado) entre Brasil e continente asiático. No que depender da fidelidade desse público e a força desse intercâmbio que cresce a cada ano, não será nenhuma surpresa se esses "fenômenos" tomarem proporções ainda maiores no Brasil. Mas é fato que já se tornou a fonte de renda e reconhecimento profissional de vários artistas brasileiros.
Sites relacionados:
www.edufalaschi.com.br
www.rodrossi.com
www.detonator.com.br
www.liarsymphony.com
www.hibria.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra

Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Saída do Kiko do Angra custou muito, mas não pela razão que todos imaginam
Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playback


