Bumbo duplo: falece o baterista que introduziu essa técnica na América do Sul
Por Willba Dissidente
Fonte: El Clarín
Postado em 05 de junho de 2016
Faleceu ontem, 30 de maio de 2016, o músico argentino Juan Espósito. Apelidado de Locomotora (locomotiva), o portenho nascido em 1951 foi baterista e membro fundador de uma das primeiras bandas de Rock Pesado na América Latina, o EL RELOJ. Foi tocando Hard Rock progressivo com o grupo, que Locomotora (pseudônimo vindo do modo como tocava bateria) introduziu a técnica do pedal duplo na América do Sul ainda em 1971.
A carreira de Locomotora não se restringiu somente ao Hard, Jazz e Blues, tendo ele, na década de 1980, se dedicado ao Heavy Metal em bandas como BOXER e HOY NO ES HOY; na qual foi parceiro do mítico, e saudoso, Noberto "Pappo" Napolitano, dos grupos RIFF, PATRULHA DO ESPAÇO, AEROBLUS etc. Em suas andanças de bandas em bandas, Locomotora ficou alguns períodos fora do EL RELOJ, participando do ALMAFUERTE, LOVORNE e outros grupos famosos em toda América Latina menos no Brasil; porém o músico havia regressado à sua banda originária, inclusive os discos mais Heavy do conjunto carregam sua assinatura na bateria.
O músico faleceu vítima de dificuldades resultantes do câncer, em local não divulgado, o qual o mesmo enfrentava há vários anos. O músico deixa um filho, Adrian Esposito, que é baterista do grupo de Metal à la PANTERA chamado GENETICA. O ultimo álbum que registrou os andamentos pesados e rápidos de Locomotora foi o disco ao vivo do EL RELOJ, chamado "En Concierto", de 2011.
Nota do editor: Willba Dissidente é fã da carreira de Pappo e de todos os músicos que tocaram com El Carpo, lamentando muito o falecimento do ídolo para todos bateristas latinos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps