Kroma: Metal brasileiro em trilha sonora de filme premiado

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Agência 1a1, Fonte: Agência 1a1, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Alexandre de Orio, guitarrista do Quarteto Kroma de Guitarras e ex-Claustrofobia, emplacou seu samba metal no filme brasileiro Onipresença (2016) que acaba de conquistar menção honrosa na Colômbia, já foi exibido na Bielorrússia e compete em novembro no circuito nacional de premiações do cinema.

Metallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUAKiss sobre Secos e Molhados: "há quem acredite em OVNIs"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O guitarrista tem dedicado os últimos anos ao estudo da fusão entre metal e ritmos brasileiros e ficou a cargo de levar a mistura para a trilha sonora do curta-metragem que discute outra mescla: a da linguagem da TV e do cinema na produção dos fotógrafos que cobrem o futebol no Brasil.

"Quando soube o tema do filme, pensei na questão do futebol e samba andarem juntos. O que fiz foi incrementar com o peso da guitarra, união que justamente tenho me dedicado nos últimos anos", explica Orio.

ASSISTA O TRAILER DE ONIPRESENÇA:

Anderson Rodrigues, jornalista e idealizador de Onipresença, explica que a linguagem híbrida que Orio traz à música foi fator fundamental para deixar a trilha sob sua responsabilidade. "Enquanto eu trabalhava com linguagens diferentes da foto, televisão e cinema, o Alexandre inovava também com o samba e o metal. O som deu vida ao curta e deixou a narrativa mais potente", diz Rodrigues.

No embalo do filme, Orio relança em novembro a versão bilíngue do livro em que se dedica ao assunto guitarra e samba. "Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros para Guitarra Metal", um conjunto de livro com CD e exercícios, chega agora ao mercado com páginas em inglês e português pela Editora Tipografia Musical.

A obra, lançada pela primeira vez em 2012, mostra à guitarristas e músicos o elo criativo e surpreendente entre o peso da guitarra do heavy metal e o ritmo nacional mais popular no mundo. O prefácio é de Andreas Kisser, do Sepultura, expoente da mistura do rock extremo com ritmos tupiniquins.

O livro Metal Brasileiro está disponível em
www.metalbrasileiro.com

SOBRE ONIPRESENÇA

O curta-metragem Onipresença discute a mistura das linguagens do cinema e televisão no mundo da fotografia e o impacto disso no resultado do trabalho dos fotógrafos que cobrem o futebol brasileiro na atualidade.

Inusitado, o filme foi produzido somente com imagens estáticas de oito mil fotos feitas por 15 profissionais durante uma partida de futebol.

Além do português, o filme ganhou versões em inglês, espanhol e italiano e estreou no exterior, em 2016, já premiado com menção honrosa na categoria 'Vídeo Arte', no 8º Festival de Cinema e Artes Bugarte, na Colômbia. Também foi exibido no 'The First International Short Film Festival Kinosmena', em Minsk, na Bielorrúsia.

Em novembro, o curta ganha exibição no Brasil, no 3º Festival de Cinema de Três Passos, no Rio Grande do Sul. A produção já foi exibida em São Paulo, na Mostra de Cinema de Futebol e Estética das Periferias, no Centro Cultural da Juventude.

Mais sobre Onipresença em
www.andersonrodrigues.fot.br/onipresenca




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Metallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUAMetallica e Iron Maiden
Veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUA

Kiss sobre Secos e Molhados: há quem acredite em OVNIsKiss sobre Secos e Molhados
"há quem acredite em OVNIs"


Sobre Agência 1a1

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336