Johann Sebastian Rio: Novo vídeo da orquestra une clássico e metal
Por Cristiana Lobo
Fonte: Círculo Comunicação
Postado em 02 de novembro de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A orquestra Johann Sebastian Rio mostra sua versatilidade no novo vídeo batizado ShostaRock, da série Você nem Imagina - uma nova versão do clássico quarteto número 8 de Shostakovich com inspiração no metal. A Johann propõe uma releitura desta obra prima com recursos contemporâneos que aproximam o Rock da música de concerto.
A ideia de homenagear o compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975), que em setembro completaria 110 anos, foi do violinista Marco Catto. Ele desenvolveu o conceito musical e contou com a participação do diretor de vídeo Bruno Vouzella.
A composição, originalmente escrita para um quarteto acústico, foi interpretada por seis músicos da orquestra que usaram instrumentos elétricos, plugados e com distorção. Um quarteto de cordas e um trio de rock com guitarra, baixo e bateria. Fábio Peixoto (violino e bateria), Lula Washington (guitarra), Marco Catto (viola), Mateus Ceccato (violoncelo), Rodrigo Favaro (contrabaixo) e Thiago Teixeira (violino).
"Tentei filmar o máximo possível com câmera na mão e clima de banda ao vivo, como um clipe de rock meio underground. Eles tocaram com pedais de distorção - o que não é comum com estes instrumentos - portanto também usei alguns efeitos de distorção na edição das imagens para reforçar a linguagem do rock," comenta Bruno.
Segundo o violinista e violista Marco Catto, esta versão é uma oportunidade para os músicos mostrarem seu domínio de instrumentos elétricos. Foram vários ensaios e sessões de gravação para chegar ao resultado desejado. "Para interpretar uma música clássica eu tive que elaborar um arranjo para bateria baseado na composição de Shostakovich. O processo foi um pouco trabalhoso mas valeu a pena", comenta Fabio Peixoto, violinista da orquestra, que no vídeo também toca bateria.
A supervisão geral do vídeo é do maestro, violinista e diretor artístico da Johann, Felipe Prazeres.
A Johann Sebastian Rio é patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, idealizadora do Circuito Cultural Rio. O Circuito conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca.
O vídeo faz parte do projeto audiovisual da Johann patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Fomento Viva a Arte!, que contempla ainda a produção de outros quatro vídeos e a criação do site da orquestra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações
Baixista explica atitude do Anthrax ao não mudar o setlist e manter os clássicos
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas
A banda dos anos 90 que ficou de 2005 a 2016 sem vir ao Brasil por recusar cachê
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática



Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson
O capítulo do livro sobre Cazuza que seu pai vetou: "Não vale a pena, Lucinha"
Dave Mustaine: "Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
Rolling Stone: Os 500 melhores álbuns da história em lista da revista
A banda Slipknot é satânica? O que diz Corey Taylor?



