Johann Sebastian Rio: Novo vídeo da orquestra une clássico e metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Cristiana Lobo, Fonte: Círculo Comunicação, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

A orquestra Johann Sebastian Rio mostra sua versatilidade no novo vídeo batizado ShostaRock, da série Você nem Imagina - uma nova versão do clássico quarteto número 8 de Shostakovich com inspiração no metal. A Johann propõe uma releitura desta obra prima com recursos contemporâneos que aproximam o Rock da música de concerto.

Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"Dave Mustaine: "há bandas cujo nome me ofende"

A ideia de homenagear o compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975), que em setembro completaria 110 anos, foi do violinista Marco Catto. Ele desenvolveu o conceito musical e contou com a participação do diretor de vídeo Bruno Vouzella.

A composição, originalmente escrita para um quarteto acústico, foi interpretada por seis músicos da orquestra que usaram instrumentos elétricos, plugados e com distorção. Um quarteto de cordas e um trio de rock com guitarra, baixo e bateria. Fábio Peixoto (violino e bateria), Lula Washington (guitarra), Marco Catto (viola), Mateus Ceccato (violoncelo), Rodrigo Favaro (contrabaixo) e Thiago Teixeira (violino).

"Tentei filmar o máximo possível com câmera na mão e clima de banda ao vivo, como um clipe de rock meio underground. Eles tocaram com pedais de distorção - o que não é comum com estes instrumentos - portanto também usei alguns efeitos de distorção na edição das imagens para reforçar a linguagem do rock," comenta Bruno.

Segundo o violinista e violista Marco Catto, esta versão é uma oportunidade para os músicos mostrarem seu domínio de instrumentos elétricos. Foram vários ensaios e sessões de gravação para chegar ao resultado desejado. "Para interpretar uma música clássica eu tive que elaborar um arranjo para bateria baseado na composição de Shostakovich. O processo foi um pouco trabalhoso mas valeu a pena", comenta Fabio Peixoto, violinista da orquestra, que no vídeo também toca bateria.

A supervisão geral do vídeo é do maestro, violinista e diretor artístico da Johann, Felipe Prazeres.

A Johann Sebastian Rio é patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, idealizadora do Circuito Cultural Rio. O Circuito conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca.

O vídeo faz parte do projeto audiovisual da Johann patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Fomento Viva a Arte!, que contempla ainda a produção de outros quatro vídeos e a criação do site da orquestra.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Bruce Dickinson: O Iron Maiden é melhor que o MetallicaBruce Dickinson
"O Iron Maiden é melhor que o Metallica"

Dave Mustaine: há bandas cujo nome me ofendeDave Mustaine
"há bandas cujo nome me ofende"


Sobre Cristiana Lobo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGooILQ