Slash: 15 grandes registros em músicas de outros artistas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Comentários  | 

Slash é o tipo de músico que gosta de fazer participações especiais em registros de outros artistas. Como convidado, ele tem mais de 90 aparições entre álbuns autorais, covers, discos ao vivo e trilhas sonoras que não estão vinculadas à sua carreira solo ou às bandas que integrou com o tempo.

5000 acessosRock in Rio: quando Axl e Medina comeram macarronada com o povão5000 acessosJohnny Ramone: "Não era bom abrir o show do Black Sabbath"

Para efeito de comparação, Slash registrou 87 músicas com o Guns N' Roses, contando a discografia de estúdio e o duplo "Live Era '87-'93", lançado em 1999. Sem o registro ao vivo, são 64 gravações em estúdio.

A lista a seguir apresenta 15 boas colaborações que Slash fez ao longo dos anos. Tem hard rock, pop, metal, classic rock, blues e até música latina. Foram consideradas apenas gravações em estúdio - registros ao vivo ou até ponta em shows dos outros não estão por aqui.

"Always On The Run"
(Lenny Kravitz - "Mama Said", 1991)

A primeira música com participação de Slash a ser lançada como single. Ele já havia gravado com Alice Cooper, Iggy Pop e Bob Dylan anteriormente, mas Kravitz foi o primeiro a usufruir do real impacto do guitarrista da cartola em uma gravação.

"Hey Stoopid"
(Alice Cooper - "Hey Stoopid", 1991)

Apenas nessa música, Alice Cooper reuniu Slash, Joe Satriani e Ozzy Osbourne, além dos músicos de estúdio Hugh McDonald, Mickey Curry, John Webster, Stef Burns e Steve Croes. É pouco?

"Give In To Me"
(Michael Jackson - "Dangerous", 1991)

A primeira participação de Slash em uma música fora do rock. Ainda assim, há uma pegada pop rock nessa boa faixa de Michael Jackson.

Curiosamente, o guitarrista Gilby Clarke e o tecladista Teddy Andreadis, ambos integrantes do Guns N' Roses na época, além do baixista Muzz Skillings (Living Colour), aparecem no clipe. Entretanto, nenhum deles gravaram a canção.

"I Ain't No Nice Guy"
(Motörhead - "March Ör Die", 1992)

Uma das colaborações entre Lemmy Kilmister e Ozzy Osbourne acontece nessa faixa, cujo solo de guitarra é tocado por Slash. A pegada inconfundível.

"Believe In Me"
(Duff McKagan - "Believe In Me", 1993)

Duff McKagan contou com Slash em duas faixas de seu primeiro disco solo. Uma delas é a canção que dá nome ao álbum. A outra é "Just Not There".

"Little White Lie"
(Sammy Hagar - "Marching to Mars", 1997)

O primeiro disco solo de Sammy Hagar após sair do Van Halen teve, logo em seu single principal, a participação de Slash. A canção sai um pouco do estilo dos envolvidos e aposta em um blues cheio de groove. Outras faixas contam com as participações de Matt Sorum ("Kama") e da formação original do Montrose ("Leaving the Warmth of the Womb").

"Moja Mi Corazón"
(Marta Sánchez - "Azabache", 1997)

Slash gravou duas músicas com a cantora espanhola Marta Sánchez: "Moja Mi Corazón" e "Obsession" - esta, presente na trilha sonora do filme "Eles Matam e Nós Limpamos".

"No More Mr. Nice Guy"
(com Roger Daltrey - "Humanary Stew: A Tribute to Alice Cooper", 1999)

Slash deu a sua pegada neste clássico de Alice Cooper, registrado por Daltrey, Bob Kulick, Mike Inez, Carmine Appice e David Glen Eisley.

"Now or Never"
(Doro - "Calling the Wild", 2000)

Com um pouco mais de distorção e peso que o habitual, Slash fez uma boa participação nesta faixa de Doro.

"Human"
(Rod Stewart - "Human", 2001)

Uma participação peculiar na discografia de Slash. "Human", de Rod Stewart, conta com batida eletrônica e um dedilhado semelhante ao inicial de "Anastasia", canção solo lançada pelo guitarrista em 2012. E há quem diga que Justin Timberlake tenha copiado a música de Stewart ao lançar "Cry Me A River".

"Why You Wanna Go And Do A Thing Like That For"
(Ronnie Wood - "I Feel Like Playing", 2010)

Nessa faixa, além de contar com Slash, o guitarrista dos Rolling Stones convocou o baixista Flea, o multi-instrumentista Ivan Neville e o lendário baterista de estúdio Jim Keltner.

"Rockin' My Life Away"
(Jerry Lee Lewis - "Mean Old Man", 2010)

O lendário The Killer apostou em Slash e Kid Rock para essa regravação.

"Rebel Road"
(Edgar Winter - "Rebel Road", 2010)

Um dos momentos mais hard rock da carreira de Edgar Winter é este registro ao lado de Slash. Winter descreve o guitarrista da cartola como um de seus "maiores guitar heroes de todos os tempos" e "um rebelde natural".

"Lock 'n' Load"
(The Dead Daisies, "The Dead Daisies", 2013)

Uma das minhas favoritas dessa lista. Slash gravou essa faixa com o Dead Daisies, ainda em sua primeira encarnação, que contava com o ótimo vocalista Jon Stevens e três colegas de Guns N' Roses: Richard Fortus, Dizzy Reed e Frank Ferrer.

"Emerald"
(Ace Frehley - "Origins Vol. 1", 2016)

Esse grosseiro cover para o clássico do Thin Lizzy foi a última participação, até o momento, de Slash em um registro alheio. O duelo de solos ao fim é algo lindo de se ouvir.

Comente: Na sua opinião, quais as melhores faixas que Slash fez em parcerias fora de suas bandas principais?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de dezembro de 2016

Rock in RioRock in Rio
Quando Axl e Medina comeram macarronada com o povão

376 acessosGilby Clarke: novo disco solo terá participação de Nikki Sixx192 acessosEpisódio Wikimetal: Esquenta para o SP Trip0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guns N' Roses"

Judeus no MetalJudeus no Metal
Site elege Top 10 de músicos Judeus

Guns N RosesGuns N' Roses
Uma "homenagem" a Donald Trump no show do México

Guns N RosesGuns N' Roses
Veja o show polêmico em St Louis, 1991

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Slash"0 acessosTodas as matérias sobre "Ace Frehley"0 acessosTodas as matérias sobre "Jerry Lee Lewis"0 acessosTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"0 acessosTodas as matérias sobre "Rod Stewart"0 acessosTodas as matérias sobre "Sammy Hagar"0 acessosTodas as matérias sobre "Duff McKagan"0 acessosTodas as matérias sobre "Motorhead"0 acessosTodas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"0 acessosTodas as matérias sobre "Alice Cooper"

Johnny RamoneJohnny Ramone
"Não era bom abrir o show do Black Sabbath"

GuitarraGuitarra
Os melhores solos da história segundo a Guitar World

Black SabbathBlack Sabbath
Os vocalistas misteriosos da banda

5000 acessosBruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"5000 acessosMarilyn Manson: vocalista revela suas estranhas fobias sexuais5000 acessosIron Maiden: veja Bruce abandonando o palco em 19995000 acessosDia Mundial do Rock: jogadores do grêmio passam vergonha!5000 acessosGuns N' Roses: O caminho até o recomeço5000 acessosZakk Wylde: "Quer parar de beber? Então pare, porra!"

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online