Hard rock: 5 bons discos do estilo lançados em maio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Ver Acessos

O mês de maio chegou ao fim com muitos lançamentos de novos discos de rock e metal à disposição.

Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metalRodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos

Parte do material que chegaria a público foi dissecada nas listas a seguir:

Lançamentos: 20 discos de rock/metal que chegam a público em maioLançamentos
20 discos de rock/metal que chegam a público em maio

Rock e Metal: os lançamentos do mês de maioRock e Metal
Os lançamentos do mês de maio

Nesse texto, apresento cinco discos do hard rock lançados neste mês cuja audição é recomendada. Não são os melhores, apenas bons trabalhos, dentro de minhas preferências particulares, que selecionei para sugerir.

Veja:

Harem Scarem
"United"

Confesso que nunca fui chegado no som do Harem Scarem. Entretanto, "United" merece ser ouvido com atenção. É um dos trabalhso mais inspirados da longa discografia da banda, capitaneada pelo vocalista Harry Hess e pelo guitarrista Pete Lesperance. O diferencial do hard melódico praticado pelo grupo está nas músicas: em "United", soam mais inspiradas e memoráveis.

Assista ao clipe de "Sinking Ship":

Ouça "United" na íntegra:

The Night Flight Orchestra
"Amber Galactic"

"Amber Galactic" é o melhor trabalho da curta discografia do The Night Flight Orchestra, supergrupo formado por músicos de bandas como Soilwork e Arch Enemy. Em comparação aos antecessores, esse disco soa melhor planejado e parece seguir uma linha criativa do início ao fim. A pegada AOR mais retrô ganhou traços mais evidentes do rock progressivo. E Björn "Speed" Strid está cantando melhor do que nunca.

Assista ao clipe de "Something Mysterious":

Ouça "Amber Galactic" na íntegra:

Mark Slaughter
"Halfway There"

"Halfway There" é, sem dúvidas, o disco mais introspectivo de Mark Slaughter. Mais denso e até pesado - seja em melodias ou letras -, o segundo álbum solo de Mark é infinitamente melhor que o primeiro, o fraco "Reflections In A Rear View Mirror" (2015). E o melhor de tudo é que soa atual, contemporâneo. Não se trata de uma mera ode à sonoridade de sua banda, o Slaughter, mas, sim, de um digno álbum solo.

Ouça a música "Devoted":

Ouça "Halfway There" na íntegra:

Inglorious
"II"

Em seu primeiro disco, o Inglorious já havia apresentado suas credenciais. O hard rock poderoso do grupo, liderado pelos excelentes vocais de Nathan James, só pecava pela ligeira falta de identidade. Em "II", esse problema parece resolvido: a banda mostrou mais swing e groove em seu som, chegando a uma fórmula musical bem peculiar. Ainda que pareça precisar de mais estrada para chegar ao seu auge, o grupo demonstrou grande evolução em "II".

Assista ao clipe de "I Don't Need Your Loving":

Ouça "II" na íntegra:

Snakecharmer
"Second Skin"

O primeiro álbum do Snakecharmer, de 2013, é bom, mas soa como uma filial dos tempos mais classic rock do Whitesnake. Não à toa, a banda conta com dois ex-integrantes do grupo: o guitarrista Micky Moody e o baixista Neil Murray. Em "Second Skin", o grupo ainda trabalha na pegada do hard clássico, mas os músicos apresentam um pouco mais de si. O vocalista Chris Ousey se impôs, enquanto o restante da formação, completa por monstros do porte de Adam Wakeman (teclados), Laurie Wisfield (guitarra) e Harry James (bateria), manteve a maestria de sempre.

Assista ao clipe de "That Kind Of Love":

Ouça "Second Skin" na íntegra:

Observação: "Louder Harder Faster", do Warrant, poderia estar nessa lista. Mas não está. E o motivo é claro: é um disco pouco inspirado, ainda que tecnicamente seja executado de forma correta e Robert Mason é um grande cantor. Achei as músicas fracas, esquecíveis e pouco alinhadas com o que o grupo fez em sua discografia - que, em seus melhores momentos, foi capitaneada pelo falecido Jani Lane. A música que dá nome ao álbum é um dos poucos destaques da tracklist.

Assista ao clipe de "Louder Harder Faster":




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Harem Scarem"Todas as matérias sobre "Night Flight Orchestra"Todas as matérias sobre "Mark Slaughter"Todas as matérias sobre "Inglorious"Todas as matérias sobre "Snakecharmer"


AOR: dez álbuns essenciais dos anos noventaAOR
Dez álbuns essenciais dos anos noventa


Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metalNoisecreep
Os 10 clipes mais assustadores do heavy metal

Rodolfo: 100% arrependido das letras dos RaimundosRodolfo
100% arrependido das letras dos Raimundos


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGooILQ