Slash: guitarrista conta como começou a tocar, ainda adolescente
Por Bruce William
Fonte: Music Aficionado
Postado em 23 de agosto de 2017
Durante entrevista a Leslie West, publicada no Music Aficionado em agosto de 2017, Slash conta como começou sua carreira e decidiu ser guitarrista.
"(Meu interesse por música) veio de meus pais. Eu nasci em Hampstead, Londres, e meu pai era um grande fã de rock'n'roll. Seus irmãos, também. Fui criado ouvindo The Who, Yardbirds, (The Rolling) Stones e Beatles, Moody Blues, tudo que rolava na época. Minha mãe era uma grande fã de música em Los Angeles, acabamos nos mudando pra lá, tanto ela quanto meu pai foram trabalhar no ramo musical - ela passou a desenhar roupas para artistas e meu pai foi trabalhar para David Geffen na (gravadora) Asylum. Eu ia a lugares onde haviam shows com meus pais".
"Mas até então eu não pensava em ser músico. Não peguei numa guitarra até completar 15 anos, e só aconteceu por Steven Adler tocar guitarra", continua Slash. "Fazíamos air guitar ouvindo Cheap Trick e Aerosmith. Como é comum em adolescentes, dizíamos 'Vamos montar uma banda'. Como ele estava na guitarra, eu decidi tocar baixo. Fui a uma escola de música e comecei a conversar com o instrutor. Ele estava com uma guitarra e começou a tocar o riff de 'Sunshine of Your Love' (do Cream), e eu disse 'É isso que quero fazer!'. Daí ele falou 'Bem, isto não é um baixo, é uma guitarra'".
Ele prossegue: "Minha avó tinha um violão acústico espanhol em algum armário, eu lembrava de ter visto. Achei, tinha somente uma corda e eu comecei a tocar com ela. Levei ao instrutor de guitarra e ele me mostrou como colocar as outras cordas, e depois me passou os acordes e escalas básicas. Ele prometeu que assim que eu aprendesse aquelas lições ele me ensinaria tudo que eu quisesse aprender. Daí ao fim de cada lição colocávamos um disco para tocar e ele escolhia o riff de ouvido. Eu pensava 'porra, eu posso fazer isto'. Foi o que acabou acontecendo".
Daí Leslie West conta que a avó dele também tinha uma guitarra espanhola que vivia jogada sendo devorada por ratos, e quando ele foi tentar tocar seu tio sugeriu que lhe dessem um ukulele, que foi o instrumento que ele começou tocando, e depois ele pergunta para Slash se a primeira banda que ele se juntou foi o Tidus Sloan, e o guitarrista do Guns N' Roses responde e segue com a história:
"Sim, foi a primeira banda que formei. Eu não sabia o que significava o nome. Tinha um amigo chapado na escola que manjava mais de guitarra que eu. Philip Davidson, ele tinha uma Strat, um amplificador e sabia tocar Deep Purple, ele era como um deus pra mim. Seus pais nunca estavam em casa, então fazíamos festinhas e detonávamos a casa. Num ponto surgiu o nome Tidus Sloan que me pareceu um grande nome para uma banda, embora eu não lembre o motivo. Acho que teve alguma coisa a ver com algo que Philip disse e eu não entendi direito".
Depois ele conclui: "Depois de passar pra guitarra, Steven migrou pra bateria. Fazia dois anos que não o via mas nos reunimos. Ele e eu montamos uma banda que durou pouco tempo, mas foi alí que conhecemos Duff McKagan. Estávamos procurando um baixista e ele respondeu ao anúncio que coloquei no jornal."
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"


Slash garante que o Guns N' Roses já tem bastante material para o novo disco
Slash promete que o próximo disco do Guns vai "engrenar rápido", e explica mudanças nos shows
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
O ódio de Slash que se transformou em orgulho por fazer parte do que veio pra mudar
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
A maior fraqueza do lendário Slash na guitarra, segundo o próprio guitarrista
Slash: Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vício


