Slash: guitarrista conta como começou a tocar, ainda adolescente
Por Bruce William
Fonte: Music Aficionado
Postado em 23 de agosto de 2017
Durante entrevista a Leslie West, publicada no Music Aficionado em agosto de 2017, Slash conta como começou sua carreira e decidiu ser guitarrista.
"(Meu interesse por música) veio de meus pais. Eu nasci em Hampstead, Londres, e meu pai era um grande fã de rock'n'roll. Seus irmãos, também. Fui criado ouvindo The Who, Yardbirds, (The Rolling) Stones e Beatles, Moody Blues, tudo que rolava na época. Minha mãe era uma grande fã de música em Los Angeles, acabamos nos mudando pra lá, tanto ela quanto meu pai foram trabalhar no ramo musical - ela passou a desenhar roupas para artistas e meu pai foi trabalhar para David Geffen na (gravadora) Asylum. Eu ia a lugares onde haviam shows com meus pais".
"Mas até então eu não pensava em ser músico. Não peguei numa guitarra até completar 15 anos, e só aconteceu por Steven Adler tocar guitarra", continua Slash. "Fazíamos air guitar ouvindo Cheap Trick e Aerosmith. Como é comum em adolescentes, dizíamos 'Vamos montar uma banda'. Como ele estava na guitarra, eu decidi tocar baixo. Fui a uma escola de música e comecei a conversar com o instrutor. Ele estava com uma guitarra e começou a tocar o riff de 'Sunshine of Your Love' (do Cream), e eu disse 'É isso que quero fazer!'. Daí ele falou 'Bem, isto não é um baixo, é uma guitarra'".
Ele prossegue: "Minha avó tinha um violão acústico espanhol em algum armário, eu lembrava de ter visto. Achei, tinha somente uma corda e eu comecei a tocar com ela. Levei ao instrutor de guitarra e ele me mostrou como colocar as outras cordas, e depois me passou os acordes e escalas básicas. Ele prometeu que assim que eu aprendesse aquelas lições ele me ensinaria tudo que eu quisesse aprender. Daí ao fim de cada lição colocávamos um disco para tocar e ele escolhia o riff de ouvido. Eu pensava 'porra, eu posso fazer isto'. Foi o que acabou acontecendo".
Daí Leslie West conta que a avó dele também tinha uma guitarra espanhola que vivia jogada sendo devorada por ratos, e quando ele foi tentar tocar seu tio sugeriu que lhe dessem um ukulele, que foi o instrumento que ele começou tocando, e depois ele pergunta para Slash se a primeira banda que ele se juntou foi o Tidus Sloan, e o guitarrista do Guns N' Roses responde e segue com a história:
"Sim, foi a primeira banda que formei. Eu não sabia o que significava o nome. Tinha um amigo chapado na escola que manjava mais de guitarra que eu. Philip Davidson, ele tinha uma Strat, um amplificador e sabia tocar Deep Purple, ele era como um deus pra mim. Seus pais nunca estavam em casa, então fazíamos festinhas e detonávamos a casa. Num ponto surgiu o nome Tidus Sloan que me pareceu um grande nome para uma banda, embora eu não lembre o motivo. Acho que teve alguma coisa a ver com algo que Philip disse e eu não entendi direito".
Depois ele conclui: "Depois de passar pra guitarra, Steven migrou pra bateria. Fazia dois anos que não o via mas nos reunimos. Ele e eu montamos uma banda que durou pouco tempo, mas foi alí que conhecemos Duff McKagan. Estávamos procurando um baixista e ele respondeu ao anúncio que coloquei no jornal."
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
O disco do Black Sabbath que é o preferido do jornalista Andre Barcinski



O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Slash promete novo álbum com Myles Kennedy & The Conspirators para janeiro de 2027
A ligação de Brian May com o Guns N' Roses que Slash desconhecia; "se eu soubesse..."
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
O cara que, com David Bowie, fazia a dupla ser como Axl Rose e Slash
Fotos de Infância: Slash, do Guns N' Roses
Slash comenta o álbum setentista que marcou "o fim do rock como conhecíamos"


