Lee Ranaldo: livro do guitarrista do Sonic Youth é lançado no Brasil
Por Marcelo Viegas
Fonte: Release (Terreno Estranho)
Postado em 19 de fevereiro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O lançamento inaugural da Editora Terreno Estranho faz um mergulho nos anos 1980, abrindo os diários de estrada de LEE RANALDO, membro-fundador da icônica banda SONIC YOUTH. Lançado originalmente nos Estados Unidos em 1998, "Jrnls80s" aparece pela primeira vez em língua portuguesa.
O período abordado no livro coincide com a fase mais underground da banda, durante as primeiras turnês, rodando os EUA (e o mundo) em furgões usados, dormindo em casas de amigos e dividindo o palco com nomes como DINOSAUR JR., FIREHOSE e BIG BLACK. A abrangência é exatamente de uma década: a primeira anotação do diário é de 1980 e o livro termina em julho de 1989, alguns meses depois do lançamento do álbum "Daydream Nation" e menos de um ano antes de "Goo".
Além dos relatos dos shows, da estrada e do cotidiano da banda em turnê (e também em estúdio), "Jrnls80s" apresenta outras facetas do músico, por meio de muitos poemas, letras e certos aspectos da sua visão artística (como, por exemplo, com o rascunho de um projeto de instalação para uma galeria de arte). Como é de se esperar de um diário, a vida pessoal também é revelada: cartões-postais enviados para amigos são transcritos no livro, além de cartas para o filho, memórias de infância e outros detalhes que permitem que o leitor tenha contato com um lado até então desconhecido do artista.
A edição brasileira traz uma introdução inédita escrita por LEE RANALDO, além de um prefácio assinado por Amanda Mont’Alvão e Vinicius Castro, do site Sounds Like Us. No apêndice, Fabio Massari abre o baú da memória para relembrar o primeiro show do SONIC YOUTH que ele assistiu, em 1987.
Parafraseando o prefácio da obra, "Jrnls80s é um convite a uma viagem ao lado de um dos maiores representantes da música alternativa. Uma excursão com destinos públicos, mas também íntimos. Uma aproximação imaginária de universos admirados".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas Assassinas
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Metallica anuncia a "Life Burns Faster", temporada de shows no The Sphere
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
O álbum dos 60s que Ian Anderson acha que é melhor que o "Sgt. Peppers", dos Beatles
A opinião de Bruce Dickinson sobre técnica de Nicko McBrain no "Somewhere in Time"
Guitarrista Brian Ray conta como é ter Paul McCartney como patrão



Os Simpsons: Os 11 melhores momentos de rock & roll do desenho animado parte 2/3



