No Gracias: Assista o videoclipe "Globotomia"
Por Mateus Rister
Fonte: Insanity Records
Postado em 13 de março de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda NO GRACIAS acaba de lançar o videoclipe oficial para a música Globotomia. Com direção de Gerson Silva e imagens gravadas durante show realizado em um dos cartões postais de Porto Alegre, o Parque Farroupilha (Redenção), o vídeo traz trechos da performance da banda em um evento elaborado com o intuito de defender o serviço público municipal de qualidade.
Globotomia é a quarta e última música do EP "Vista do Jogo", lançado no início de 2017. A canção traz em sua letra a visão da banda em relação ao maior grupo de comunicação do país, a Rede Globo de Televisão. Sobre a canção, o vocalista e guitarrista Pablo Gusmão Rodrigues explica: "O nome da música é trocadilho que nos ocorreu (e certamente não é original, porque é bem claro), envolvendo o termo lobotomia, o procedimento cirúrgico que era usado, na realidade, mutilando o cérebro, com a finalidade de acalmar pessoas com certos problemas mentais. De resto, a letra G, tem a ver com essa nossa realidade de meios de comunicação extremamente concentrados. Em vários outros países um mesmo grupo empresarial nem poderia ser dono de jornal impresso, ter várias rádios e ainda emissoras de TV. Aqui as pessoas utilizam todos esses meios e estão sendo informadas sempre pelas mesmas empresas, de meia dúzia de famílias, e que obviamente têm sua linha e seus interesses. Isso é um poder enorme. E boa parte das pessoas fica sem contraponto" – ressalta Pablo.
O músico alerta sobre o perigo desse domínio: "Não se pode traduzir isso como mérito na competitividade do mercado, como sendo o que as pessoas querem, porque, assim como em outros setores da sociedade, há um histórico de poderes que formam um sistema que opera se retroalimentando, e que ainda muitas vezes passam por governos e jogo políticos (as mídias são concessões públicas). O campeão de audiência de hoje era a única emissora que pegava em várias regiões e, assim, foi entrando na rotina das pessoas. Na cena musical a gente vê esse tipo de coisa circuito comercial, com os jabás e tal. Aí, ao final do dia, uma rádio faz a sua parada das 10 mais pedidas pelo público… As 10 entre as 15 que tocam 20 vezes por dia (risos). E, na mídia em geral, em termos de informação, o que ocorre é que poucos têm o poder de traduzir a realidade para as pessoas.
O guitarrista Rafael Midugno ainda destaca o passado do grupo de comunicação com o regime militar que esteve no poder no país durante o período de 1964 até 1985: "Lembrando que Roberto Marinho criou a empresa apoiando e recebendo apoio da Ditadura Militar". Rafael também explica que diferente do que acontece em outros países, onde os veículos de comunicação assumem posicionamentos ideológicos, no Brasil, existe um apoio velado a determinados grupos políticos, exercido de maneira que o público seja influenciado sem perceber esse tipo de conduta: "Nenhum leitor é enganado quando lê as posições defendidas em editoriais do Washington Post e do New York Times".
Globotomia é o segundo vídeo oficial da banda, que já havia lançado um clipe para a música "2016", ambas do EP Vista do Jogo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Eleições 2026: e se os astros do metal disputassem todos os cargos?
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
A banda dos anos 1980 que foi "citada" em "Infinita Highway" e teria gerado rivalidade
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
A banda de rock clássica que era briguenta e marrenta demais, segundo Regis Tadeu
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
Derrick Green, do Sepultura, elege seus 10 vocalistas preferidos do Heavy Metal
O recadinho provocante que vocalista do Huntress deixou ao Megadeth
Metal Up Your Ass: Os primórdios do Metallica
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?



