Power Metal: Será 2018 o ano do retorno do gênero?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Rahal Mauro
Enviar correções  |  Ver Acessos

Ao que parece, felizmente está acontecendo a volta de um dos estilos de heavy metal mais aclamados do final dos anos 90 e começo de 2000 no Brasil, o Power Metal (no Brasil, conhecido como Heavy Metal melódico)!

Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metalSeparados no nascimento: Alice Cooper e Emerson Fittipaldi

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um estilo que ficou um pouco apagado nos últimos anos ganhou em 2017 e 2018 um novo suspiro com a volta de algumas bandas, formação de novos grupos e consolidação de membros novos em bandas já existentes. Além disso, a volta de shows lotados, como foi o caso do último show do Angra, em São Paulo, da gravação de DVD da Noturnall e da Rebirth of Shadows tour, mostram que o público voltou a apoiar e consumir esse estilo. Resumindo: Bandas + Público = Cena de volta. Vou citar algumas bandas que provam esses fatos recentemente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma turnê mundial com mais de 90 datas mostra que o Angra voltou a assumir o posto de uma das maiores bandas do estilo no Brasil e uma das maiores do mundo. Nem a saída do Kiko Loureiro fez com que a banda parasse, pelo contrário, ganhou nova força com um ótimo lançamento do último álbum e provou que ainda tem muitos anos pela frente e muito público para os shows pelo mundo e pelo Brasil inteiro. A formação liderada por Rafael Bittencourt e Felipe Andreoli ganhou o respeito e confiança dos fãs que com um excelente trabalho nos últimos anos compareceram nos shows e compartilharam muitas músicas e vídeos, transformando o novo Angra em primeiro lugar no Spotify, passando artistas de estilo grandes de outros estilos no Brasil.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vocalista Edu Falaschi, ex-cantor do Angra, criou a bem-sucedida turnê solo chamada: Edu Falaschi "Rebirth of Shadows" que impressionou a todos pela quantidade de shows lotados por todo o Brasil. Uma estrutura mainstream com tourbus personalizado e um investimento de mais de 500.000 reais lançaram o power metal para a lista dos shows de rock com maior público no país. Já foram mais de 40 datas, onde cerca de 35.000 pessoas compareceram aos shows. A turnê fez o público delirar com a reunião de 3 membros originais das épocas de Rebirth e Temple of Shadows, Edu Falaschi, Aquiles Priester e Fabio Laguna juntos nos palcos novamente, tocando os maiores clássicos de uma época de ouro que marcou uma geração. A Rebirth of Shadows Tour ajudou a acender a chama do Power Metal no Brasil. Num show histórico e com vendas esgotadas em poucos dias, Edu Falaschi ainda contou com um evento icônico em São Paulo que teve a presença de Kai Hansen do Helloween relenbrando a turnê do cantor junto ao Angra em 2004 quando o celebre alemão havia dividido os vocais com o Falaschi por volta de 2005 num show do Angra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda Noturnall têm feito um trabalho incrível para os novos amantes de metal. Em turnês nacionais e internacionais já tiveram participações como Russell Allen, Michael Kiske e acabaram de fazer uma turnê lotada e gravação de DVD ao lado de James Labrie (Dream Theater) e Alírio Netto com espetáculo circense. A banda liderada por Thiago Bianchi, Junior Carelli e Fernando Quesada vem dando exemplo de como fazer vídeos, produções, lives e uma nova maneira de fazer marketing e se comunicar com o público. A Live onde a banda apresentou os novos integrantes foi elogiada pelo próprio Facebook, pela qualidade do trabalho apresentado. Além disso, o grupo tem feito ações beneficentes como a doação de tudo que recebe com a música "Hearts As One" para o GRAACC (apoio à criança e adolescente com câncer) e um evento de kart especial com arrecadação de alimentos não perecíveis.

A volta da formação original da banda Shaman. Uma notícia recente que movimentou o cenário e provocou alvoroço no público que já conhece a banda e curiosidade nas pessoas que já ouviram falar, mas nunca tiveram a oportunidade de ver os membros originais reunidos. Andre Matos e companhia trazem de volta clássicos da formação original que já lotaram arenas pelo mundo todo. O show único confirmado até o momento está com alta procura dos ingressos e deve esgotar em breve.

O Viper, remodelado para este ano de 2018, está com uma nova uma nova formação com Leandro Caçoilo nos vocais e vem realizando shows importantes como o do Viper Day com o Manifesto Bar lotado para acompanhar os sucessos da carreira de um dos pioneiros do metal nacional.

O projeto Soulspell Metal Opera, capitaneado por Heleno Vale, segue em alta com novo álbum de estúdio "The Second Big Bang". O trabalho conta com participações de nomes como Andre Matos, Arjen Lucassen, Fabio Lione, Blaze Bayley, Tim "Ripper" Owens, Ralf Scheepers, Timo Kotipelto, entre outros. Além disso, o projeto tem realizado shows com grandes vocalistas brasileiros como Pedro Campos, Victor Emeka, Daísa Munhoz, Mario Pastore, entre outros.

Além dessas potências do Power Metal nacional, a aparição e retorno de outras bandas como Pastore (que vive grande momento com seu terceiro álbum), Armored Dawn, Age of Artemis (com Pedro Campos no vocal), Hangar, Almah, e shows internacionais lotados como o da turnê de reunião do Heloween e também do Rhapsody, mostra que talvez uma nova chance para o Power metal nacional está sendo dada. Vamos torcer para as bandas continuarem e serem fortes para reerguer um cenário e uma história de muito orgulho para os brasileiros.

A pergunta que fica para os leitores é a mesma do título desta matéria: Será 2018 o retorno do Power Metal?

Comente: Será 2018 o retorno do Power Metal?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metalPra convencer
Dez álbuns de metal para quem não gosta de metal

Separados no nascimento: Alice Cooper e Emerson FittipaldiSeparados no nascimento
Alice Cooper e Emerson Fittipaldi


Sobre Thiago Rahal Mauro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336