Power Metal: Será 2018 o ano do retorno do gênero?
Por Thiago Rahal Mauro
Postado em 30 de maio de 2018
Ao que parece, felizmente está acontecendo a volta de um dos estilos de heavy metal mais aclamados do final dos anos 90 e começo de 2000 no Brasil, o Power Metal (no Brasil, conhecido como Heavy Metal melódico)!
Um estilo que ficou um pouco apagado nos últimos anos ganhou em 2017 e 2018 um novo suspiro com a volta de algumas bandas, formação de novos grupos e consolidação de membros novos em bandas já existentes. Além disso, a volta de shows lotados, como foi o caso do último show do Angra, em São Paulo, da gravação de DVD da Noturnall e da Rebirth of Shadows tour, mostram que o público voltou a apoiar e consumir esse estilo. Resumindo: Bandas + Público = Cena de volta. Vou citar algumas bandas que provam esses fatos recentemente.
Uma turnê mundial com mais de 90 datas mostra que o Angra voltou a assumir o posto de uma das maiores bandas do estilo no Brasil e uma das maiores do mundo. Nem a saída do Kiko Loureiro fez com que a banda parasse, pelo contrário, ganhou nova força com um ótimo lançamento do último álbum e provou que ainda tem muitos anos pela frente e muito público para os shows pelo mundo e pelo Brasil inteiro. A formação liderada por Rafael Bittencourt e Felipe Andreoli ganhou o respeito e confiança dos fãs que com um excelente trabalho nos últimos anos compareceram nos shows e compartilharam muitas músicas e vídeos, transformando o novo Angra em primeiro lugar no Spotify, passando artistas de estilo grandes de outros estilos no Brasil.
O vocalista Edu Falaschi, ex-cantor do Angra, criou a bem-sucedida turnê solo chamada: Edu Falaschi "Rebirth of Shadows" que impressionou a todos pela quantidade de shows lotados por todo o Brasil. Uma estrutura mainstream com tourbus personalizado e um investimento de mais de 500.000 reais lançaram o power metal para a lista dos shows de rock com maior público no país. Já foram mais de 40 datas, onde cerca de 35.000 pessoas compareceram aos shows. A turnê fez o público delirar com a reunião de 3 membros originais das épocas de Rebirth e Temple of Shadows, Edu Falaschi, Aquiles Priester e Fabio Laguna juntos nos palcos novamente, tocando os maiores clássicos de uma época de ouro que marcou uma geração. A Rebirth of Shadows Tour ajudou a acender a chama do Power Metal no Brasil. Num show histórico e com vendas esgotadas em poucos dias, Edu Falaschi ainda contou com um evento icônico em São Paulo que teve a presença de Kai Hansen do Helloween relenbrando a turnê do cantor junto ao Angra em 2004 quando o celebre alemão havia dividido os vocais com o Falaschi por volta de 2005 num show do Angra.
A banda Noturnall têm feito um trabalho incrível para os novos amantes de metal. Em turnês nacionais e internacionais já tiveram participações como Russell Allen, Michael Kiske e acabaram de fazer uma turnê lotada e gravação de DVD ao lado de James Labrie (Dream Theater) e Alírio Netto com espetáculo circense. A banda liderada por Thiago Bianchi, Junior Carelli e Fernando Quesada vem dando exemplo de como fazer vídeos, produções, lives e uma nova maneira de fazer marketing e se comunicar com o público. A Live onde a banda apresentou os novos integrantes foi elogiada pelo próprio Facebook, pela qualidade do trabalho apresentado. Além disso, o grupo tem feito ações beneficentes como a doação de tudo que recebe com a música "Hearts As One" para o GRAACC (apoio à criança e adolescente com câncer) e um evento de kart especial com arrecadação de alimentos não perecíveis.
A volta da formação original da banda Shaman. Uma notícia recente que movimentou o cenário e provocou alvoroço no público que já conhece a banda e curiosidade nas pessoas que já ouviram falar, mas nunca tiveram a oportunidade de ver os membros originais reunidos. Andre Matos e companhia trazem de volta clássicos da formação original que já lotaram arenas pelo mundo todo. O show único confirmado até o momento está com alta procura dos ingressos e deve esgotar em breve.
O Viper, remodelado para este ano de 2018, está com uma nova uma nova formação com Leandro Caçoilo nos vocais e vem realizando shows importantes como o do Viper Day com o Manifesto Bar lotado para acompanhar os sucessos da carreira de um dos pioneiros do metal nacional.
O projeto Soulspell Metal Opera, capitaneado por Heleno Vale, segue em alta com novo álbum de estúdio "The Second Big Bang". O trabalho conta com participações de nomes como Andre Matos, Arjen Lucassen, Fabio Lione, Blaze Bayley, Tim "Ripper" Owens, Ralf Scheepers, Timo Kotipelto, entre outros. Além disso, o projeto tem realizado shows com grandes vocalistas brasileiros como Pedro Campos, Victor Emeka, Daísa Munhoz, Mario Pastore, entre outros.
Além dessas potências do Power Metal nacional, a aparição e retorno de outras bandas como Pastore (que vive grande momento com seu terceiro álbum), Armored Dawn, Age of Artemis (com Pedro Campos no vocal), Hangar, Almah, e shows internacionais lotados como o da turnê de reunião do Heloween e também do Rhapsody, mostra que talvez uma nova chance para o Power metal nacional está sendo dada. Vamos torcer para as bandas continuarem e serem fortes para reerguer um cenário e uma história de muito orgulho para os brasileiros.
A pergunta que fica para os leitores é a mesma do título desta matéria: Será 2018 o retorno do Power Metal?
Comente: Será 2018 o retorno do Power Metal?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
A música do Rush que fez Neil Peart mudar o jeito de escrever; "experiência humana"
O rockstar que rejeitou duas vezes a Rainha Elizabeth II
Arnaldo explica por que saía do palco quando Titãs tocava hit de "Cabeça Dinossauro"
As perguntas dos pais de Greyson Nekrutman para liberar filho para turnê com Sepultura


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor disco da história do power metal, de acordo com a Metal Hammer
O ícone do power metal que considera o estilo cafona
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Uma odisseia pelos reinos do Power Metal
Como Paulo Coelho e drag queen RuPaul fizeram cabeça de famoso cantor de power metal



