Blast beats: afinal, quem foi o seu criador?
Por Mário Pescada
Fonte: Metal Injection
Postado em 20 de agosto de 2018
O site Metal Injection divulgou um curto trailer do documentário "Slave To The Grind" que vai contar um pouco da história de um dos estilos musicais mais extremos, o grindcore.
Acontece que, segundo entrevistados do trecho divulgado, Dave "Grave" Hollingshead, então baterista do REPULSION, é apontado como o criador da metranca - ou blast beats, se preferir.
A metranca foi um divisor dentro do som pesado. O som das bandas no começo dos anos 80 já era mais pesado e rápido do que o que era feito nos anos 70, mas com o seu surgimento, houve um salto maior ainda no peso e velocidade das músicas. Basta ouvir os discos das bandas de death, black e hardcore/punk do meio dos anos 80 com relação as bandas do começo da década para ouvir a diferença.
O problema, assim como em todo estilo musical, é cravar quem foi o criador.
O documentário acerta sim em dar créditos a Dave "Grave" Hollingshead e sua participação no primeiro e influentíssimo disco do REPULSION, "Horrified" lançado somente em 1989, apesar de ter sido gravado em junho de 1986 baseado na demo "Slaughter Of The Innocent" desse mesmo ano. Mas..em fevereiro de 1986, o nosso SARCÓFAGO gravava sua primeira demo, "Satanic Lust", já com Eduardo "D.D. Crazy" nas baquetas - e com metrancas!
Teria sido então o polêmico SARCÓFAGO o criador da metranca? O mesmo SARCÓFAGO que é tido como um dos pioneiros (alguns dizem criadores) do uso do corpse paint e fotos em cemitérios, marca registrada do black metal?
O documentário tem rodado os EUA e há diversos países em que o mesmo será exibido, como Alemanha, Canadá, Equador, México, Espanha e Inglaterra. Há previsão do lançamento em DVD/blue ray em setembro desse ano.
Confira o trecho em questão
Sarcófago - "Satanic Lust" (demo K7 fevereiro 1986)
Repulsion - "Slaughter Of The Innocent" (demo K7 junho 1986)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Dave Mustaine diz que, da parte dele, está tudo bem com o Metallica
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião


Cretin: transexual rompe barreiras no metal extremo
Só pedrada! Ouça os 10 melhores álbuns do grindcore, segundo o RYM


