Blast beats: afinal, quem foi o seu criador?
Por Mário Pescada
Fonte: Metal Injection
Postado em 20 de agosto de 2018
O site Metal Injection divulgou um curto trailer do documentário "Slave To The Grind" que vai contar um pouco da história de um dos estilos musicais mais extremos, o grindcore.
Acontece que, segundo entrevistados do trecho divulgado, Dave "Grave" Hollingshead, então baterista do REPULSION, é apontado como o criador da metranca - ou blast beats, se preferir.
A metranca foi um divisor dentro do som pesado. O som das bandas no começo dos anos 80 já era mais pesado e rápido do que o que era feito nos anos 70, mas com o seu surgimento, houve um salto maior ainda no peso e velocidade das músicas. Basta ouvir os discos das bandas de death, black e hardcore/punk do meio dos anos 80 com relação as bandas do começo da década para ouvir a diferença.
O problema, assim como em todo estilo musical, é cravar quem foi o criador.
O documentário acerta sim em dar créditos a Dave "Grave" Hollingshead e sua participação no primeiro e influentíssimo disco do REPULSION, "Horrified" lançado somente em 1989, apesar de ter sido gravado em junho de 1986 baseado na demo "Slaughter Of The Innocent" desse mesmo ano. Mas..em fevereiro de 1986, o nosso SARCÓFAGO gravava sua primeira demo, "Satanic Lust", já com Eduardo "D.D. Crazy" nas baquetas - e com metrancas!
Teria sido então o polêmico SARCÓFAGO o criador da metranca? O mesmo SARCÓFAGO que é tido como um dos pioneiros (alguns dizem criadores) do uso do corpse paint e fotos em cemitérios, marca registrada do black metal?
O documentário tem rodado os EUA e há diversos países em que o mesmo será exibido, como Alemanha, Canadá, Equador, México, Espanha e Inglaterra. Há previsão do lançamento em DVD/blue ray em setembro desse ano.
Confira o trecho em questão
Sarcófago - "Satanic Lust" (demo K7 fevereiro 1986)
Repulsion - "Slaughter Of The Innocent" (demo K7 junho 1986)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps