Grandfúria: explorando a liberdade no clipe e single "Cavalo"
Por Daniel Pandeló
Fonte: Build Up Media
Postado em 26 de novembro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O visual é dos anos 90, datado no vídeo como um dia em 1994, e o som une tradição e modernidade. A banda gaúcha Grandfúria lança o single "Cavalo", que traz tons quase de heavy metal misturado à música tradicional. A letra retrata um cavalo correndo solto por vontade própria, sem amarras ou um homem montado, expondo a imagem de liberdade que a banda almeja. A faixa está disponível nas plataformas digitais através do selo Sagitta Records.
Diretamente de Caxias do Sul, a Grandfúria é formada por Vinícius de Lima (voz e guitarra), Bruno Pinheiro (guitarra), Tiago Perini (baixo), Maurício Gomes (bateria), Maurício Pezzi (teclado) e Diego Viecelli (violão e acordeom). O grupo mistura rock alternativo, pop clássico, música ambiente e o ritmo nativo gaúcho. A identidade do sul exerce um papel importante ao refletir a verdade, os costumes e o sotaque local. A fusão de guitarra e acordeon é um dos protagonistas da sonoridade do grupo e ajuda a pavimentar um novo conceito de música regional que tem começado a aparecer no Brasil: sendo inovadora ao invés de conservadora.
"Dessa vez misturamos a influência do rock mais pesado e muitas guitarras e solos, com a identidade do gaúcho serrano, que é historicamente influenciado pela imigração italiana. Nesse single existem riffs ao estilo do Black Sabbath somados ao acordeon, que segue tocando uma tarantella italiana com um sotaque bem gaúcho. Têm gritos de galerão que poderiam estar em uma música de post hardcore e um solo de guitarra e teclado da escola progressiva", conta o vocalista Vinícius.
Comparada com outras faixas da banda, "Cavalo" é uma das mais pesadas, dialogando abertamente com o heavy metal, um estilo que emana um efeito muito nostálgico à adolescência dos integrantes. Por isso, eles buscaram a estética retrô. Além de contrapor o som pesado com um vídeo divertido, os músicos fazem uma performance exagerada, com muitas caretas e power poses acompanhados por um mascote que interage com uma máscara de cavalo. O vídeo foi dirigido por Leonado Vivan.
"Cavalo" está disponível nas plataformas digital e foi gravada no estúdio Noise, em Caxias do Sul, com produção e mixagem de Carlos Balbinot. A masterização é de Fabrício Zanco.
Veja "Cavalo":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O músico que faz Humberto Gessinger voltar a ser adolescente e nem dar bolas para o Grêmio
A diferença direta e objetiva que existia entre Cazuza e Renato Russo
Supergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer

Iron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Lars Ulrich, do Metallica, quase saiu no tapa com Lou Reed
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



