Grandfúria: explorando a liberdade no clipe e single "Cavalo"
Por Daniel Pandeló
Fonte: Build Up Media
Postado em 26 de novembro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O visual é dos anos 90, datado no vídeo como um dia em 1994, e o som une tradição e modernidade. A banda gaúcha Grandfúria lança o single "Cavalo", que traz tons quase de heavy metal misturado à música tradicional. A letra retrata um cavalo correndo solto por vontade própria, sem amarras ou um homem montado, expondo a imagem de liberdade que a banda almeja. A faixa está disponível nas plataformas digitais através do selo Sagitta Records.
Diretamente de Caxias do Sul, a Grandfúria é formada por Vinícius de Lima (voz e guitarra), Bruno Pinheiro (guitarra), Tiago Perini (baixo), Maurício Gomes (bateria), Maurício Pezzi (teclado) e Diego Viecelli (violão e acordeom). O grupo mistura rock alternativo, pop clássico, música ambiente e o ritmo nativo gaúcho. A identidade do sul exerce um papel importante ao refletir a verdade, os costumes e o sotaque local. A fusão de guitarra e acordeon é um dos protagonistas da sonoridade do grupo e ajuda a pavimentar um novo conceito de música regional que tem começado a aparecer no Brasil: sendo inovadora ao invés de conservadora.
"Dessa vez misturamos a influência do rock mais pesado e muitas guitarras e solos, com a identidade do gaúcho serrano, que é historicamente influenciado pela imigração italiana. Nesse single existem riffs ao estilo do Black Sabbath somados ao acordeon, que segue tocando uma tarantella italiana com um sotaque bem gaúcho. Têm gritos de galerão que poderiam estar em uma música de post hardcore e um solo de guitarra e teclado da escola progressiva", conta o vocalista Vinícius.
Comparada com outras faixas da banda, "Cavalo" é uma das mais pesadas, dialogando abertamente com o heavy metal, um estilo que emana um efeito muito nostálgico à adolescência dos integrantes. Por isso, eles buscaram a estética retrô. Além de contrapor o som pesado com um vídeo divertido, os músicos fazem uma performance exagerada, com muitas caretas e power poses acompanhados por um mascote que interage com uma máscara de cavalo. O vídeo foi dirigido por Leonado Vivan.
"Cavalo" está disponível nas plataformas digital e foi gravada no estúdio Noise, em Caxias do Sul, com produção e mixagem de Carlos Balbinot. A masterização é de Fabrício Zanco.
Veja "Cavalo":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
Dirk Verbeuren relembra como foi seu primeiro contato com o Megadeth
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
O clássico imortal do Aerosmith que fez Steven Tyler chorar
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A História do Black Sabbath - Parte 1 - Gangues de Birmingham
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot
A música pesada do Aerosmith que fez a cabeça de Slash e é a preferida de James Hetfield

Iron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Lars Ulrich, do Metallica, quase saiu no tapa com Lou Reed
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



