Obscurity Vision: força do Death/Black Metal Catarinense
Por Leonardo M. Brauna
Fonte: Brauna Music Press
Postado em 24 de dezembro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Balneário Rincão, cidade litorânea de Santa Catarina que fica a 186 km ao sul de Florianópolis e próximo à Criciúma, não era um lugar apropriado a uma cena do Metal Extremo até 1997, quando a OBSCURITY VISION foi idealizada pelos amigos LUIZ RODRIGUEZ (guitarrista) e RAFAEL VICENTE (vocalista). A ideia era buscar no Death Metal e Black Metal o alicerce para um som rápido, brutal e que gerasse satisfação ao próprio grupo que, no ano 2000, se completou com DANIEL MACHADO (baixo) e R. NUNES (bateria). O quarteto ensaiava suas músicas acrescentando muita melodia e, assim, o peso foi se adaptando à técnica.
Em 2002 a banda finaliza o seu primeiro trabalho de estúdio, a demo "Obscurity Creation". A qualidade hospedada em uma produção crua e direta, fez o grupo se aproximar mais do Black Metal. 2003 chega e uma mudança importante acontece no line-up, RAFAEL se ausenta e, em seu lugar, assume GIL SOUZA. Isso durou até 2005. Após uma longa parada, o grupo retorna em 2010 com LUIZ ocupando a bateria e seu irmão JOÃO RODRIGUEZ a guitarra. Essa formação que ainda contava com GIL no vocal, trouxe NERY BAUER no baixo. Foi um período construtivo com shows e novas composições, mas que acabou em 2012.
Definitivamente, a banda se ergue em 2016 e, com casa arrumada, LUIZ RODRIGUEZ retoma a posição de guitarrista e LUIZ TRETIN assume a bateria. Com o retorno de RAFAEL ao grupo a OBSCURITY VISION sai promovendo alguns shows até entrar em estúdio para a gravação do single "I Can See", que foi incluído no relançamento da demo "Obscurity Creation", nesse mesmo ano. Descoberta por muitos bangers da Região Sul a OBSCURITY VISION viveu bons momentos conduzidos por este registro, que recebeu muitos elogios.
"O grupo foca seus esforços na criação de uma forma brutal de Death/Black Metal, mas adornada com melodias ótimas", resume Marcos Garcia do blog Heavy Metal Thunder. "I Can See" que se tornou carro-chefe da banda, foi produzida no estúdio A Todo Volume, em Forquilhinha/SC. No dia 11 de novembro de 2016, a música estreia no Youtube como lyric video e, de lá pra cá, cresce em número de acessos revelando o interesse do headbanger na música nebulosa da banda.
Com novas composições na bagagem, em 2017 o quinteto começa a trabalhar no primeiro "full-length", mas sem deixar de lado a rotina de shows. O álbum sai em dezembro e é disponibilizado em dezenas de plataformas de streaming pelo selo Sangue Frio Produções. "Dark Victory Day" ganhou vida com treze faixas sinônimas em talento, provindas da dedicação do grupo que fez o lançamento físico de forma independente. A música "Violência" ganhou videoclipe legendado e o álbum chegou com uma produção sem tanta "alegoria", mostrando a crueza dos riffs sujos e pegada valorizando o peso e velocidade, porém, destacando bem a melodia que sempre foi o ponto forte da banda.
2018 foi um ano de desafios e conquistas. As confirmações em grandes festivais undergrounds de Santa Catarina, como "Inferno Metal Fest" e "Brutal Metal Fest", deram mais visibilidade ao grupo que formou parceria com os selos Profanação Metálica Distro e Rono Abrasax Distro Rec. para a distribuição do álbum. Inevitavelmente, a OBSCURITY VISION cairia nas graças da cena extrema nacional, com notas de imprensa em veículos importantes do Brasil, como Roadie Crew, Arte Metal, Heavy Metal Thunder BR, Coletivo La Migra e Roadie Metal.
Devido à incompatibilidade de agenda, NERY teve de sair da banda, pois seu trabalho como produtor musical e outras funções começavam a conflitar com a rotina da "horda". Em seu lugar, o velho conhecido do cenário local, THIAGO JUNGLAUS (ex-FOREST OF DEMONS) assume o baixo e já chega mostrando serviço na gravação do single inédito "The Deception of Truth", lançado como videoclipe em setembro de 2018.
Com o line-up redefinido, a banda assina com a Brauna Music Press, a mesma assessoria de bandas como a HEADHUNTER DC da Bahia, BARRIL DE PÓLVORA de Minas Gerais, BROKEN & BONED do Pará e FACING FEAR do Rio de Janeiro, para trabalho de representação. A OBSCURITY VISION segue marcando shows pelo Brasil e exterior, enquanto compõe novos "hinos" e promove o seu debut.
Formação:
Rafael Vicente (vocal)
Luiz Rodriguez (guitarra)
João Rodriguez (guitarra)
Luiz Trentin (bateria)
Thiago Junglaus (baixo)
Discografia:
Obscurity Creation (2002, demo)
Dark Victory Day (2017)
Videografia:
I Can See (2016, lyric video)
Violência (2018, lyric video)
The Deception of Truth (2018, videoclipe)
Ouça "Dark Victory Day" pelo streaming:
Confira o lyric video de "I Can See":
Confira o lyric video de "Violência":
Confira o videoclipe do single "The Deception of Thruth":
Contato:
https://www.facebook.com/obscurityvision.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps