Rock, Metal e Futebol: Grandes cidades, grandes bandas, grandes times

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Ser a cidade natal de um grande time ou de uma grande banda é um orgulho gigantesco. Apenas para ilustrar, quantas vezes você já ouviu falar que Liverpool é a terra dos Beatles? Aliás, são poucas as cidades com filhos tão ilustres quanto o Quarteto fantástico e um time cinco vezes campeão da Liga de Campeões da Europa.

Iron Maiden: Nicko McBrain passou por problemas de saúde recentementeMustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?

Existem outros tantos exemplos de cidades que foram o berço de grandes bandas de rock/metal e times. Vamos relembrar então alguns desses locais extremamente privilegiados.

INGLATERRA

Liverpool: Conforme citado no texto (e em outras tantas ocasiões), a terra dos BEATLES também viu nascer o Liverpool, time detentor de cinco títulos da Liga de Campeões da Europa (dentre outros títulos nacionais e internacionais) e o Everton, que venceu o Campeonato Inglês em nove oportunidades.

Voltando ao mundo da música, Liverpool também foi onde duas bandas enormes e muito diferentes uma da outra nasceram: o CARCASS e o ANATHEMA.

Manchester: A vibrante cidade viu nascer ali um dos principais times da Europa: o Manchester United, maior campeão do Campeonato Inglês, e tricampeão europeu. Do lado azul da cidade, temos o Manchester City, um dos "novos ricos" do futebol, que de anos pra cá passou a acumular conquistas nacionais.

Falando sobre bandas, os remanescentes do Joy Division formaram o NEW ORDER. Outro grande grupo formado na cidade foi o THE SMITHS.

Birmingham: Se você não for muito ligado em futebol, talvez não saiba que o Aston Villa (um dos times da cidade) já foi campeão europeu, no ano de 1982.

Agora, se você for fã de metal, deve saber que ali nasceu o tal BLACK SABBATH.

Londres: A capital da Inglaterra conta com um grande numero de clubes de futebol, com destaque para Arsenal, Chelsea (único time da cidade a vencer uma edição da Champions League, no ano de 2012), Tottenham, Crystal Palace, Fulham Queens Park Rangers, e o West Ham. Aliás, este último clube citado é a paixão do membro fundador do Iron Maiden, uma das maiores bandas do planeta. Dentre tantas outras bandas enormes, ali também nasceu o Led Zeppelin.

ESCÓCIA

Glasgow: É muito provável que você já tenha ouvido o hit "Don't You (Forget About Me)", do SIMPLE MINDS. A banda que gravou um dos maiores sucessos dos anos 1980 veio da maior cidade da Escócia. De lá, também veio o Celtic, campeão europeu em 1967. O primeiro time britânico a conquistar a maior gloria do futebol do velho continente. Detalhe: quase todos os jogadores que foram relacionados para a final, nasceram em um raio de aproximadamente 16 kilômetros do Celtic Park (estádio do clube). Um marco histórico, e uma das historias mais surpreendentes (e emocionantes) do futebol europeu.

ESPANHA

Madrid: A cidade do clube mais poderoso do planeta, o Real Madrid, detentor de TREZE (!!!) títulos europeus foi o berço do Barón Rojo, grande nome do Rock/Metal da Espanha. Aliás, metal em idiomas diferentes do inglês é uma parada muito legal!
Vale citar também o grande Atlético de Madrid, que além de vários títulos nacionais, na última década foi vice-campeão da Liga de Campeões da Europa duas vezes. O problema é que em ambas as finais, o rival foi o Real Madrid...

Observação: Barcelona parece não ser muito chegada em música pesada, já que não há nenhum artista ou banda de renome internacional por lá.

PORTUGAL

Lisboa: Um dos grandes nomes do doom metal mundial, o grandioso MOONSPELL foi formado em Lisboa, mesma cidade do Benfica, que assombrou o mundo na década de 1960, chegando a conquistar o bicampeonato europeu, nos anos de 1961 e 1962. Seu rival, Sporting, apesar de ter menos conquistas, revelou ao mundo nomes do calibre de Figo e Cristiano Ronaldo.

ALEMANHA

Hamburgo: O HELLOWEEN nasceu em Hamburgo. Após muitas brigas entre ex-integrantes, parece que a paz começou a reinar. Processo contrário aconteceu com o time que leva o nome da cidade: o campeão europeu de 1983 (e um dos maiores times da Alemanha) começou a namorar com o rebaixamento nos últimos anos, e em 2018, conseguiu assumir o namoro, caindo pela primeira vez em muitos anos. Inclusive, o clube mantinha um relógio no estádio, que marcava o tempo que o time estava sem disputar a segunda divisão, uma vez que dos times que participaram da edição inicial da Bundesliga, o Hamburgo era o único que não havia caído, marca que se encerrou em 2018.

Frankfurt: O Eintracht Frankfurt já foi vice-campeão da Liga de Campeões da Europa (temporada 1959-60), e venceu uma Copa da Uefa (temporada 1979-80). O clube conta com torcedores fanáticos, entre eles, os beberrões do TANKARD, que inclusive gravaram uma música homenageando o clube.

HOLANDA

Amsterdam: O Ajax foi um dos times mais poderosos do planeta na década de 1970, muito por conta de Johan Cruijff, um dos maiores jogadores de futebol em todos os tempos. O clube, que foi campeão europeu em quatro oportunidades, é da mesma cidade que a banda de rock progressivo FOCUS, famosa pela instrumental "Hocus Pocus", que já foi trilha sonora de uma propaganda ligada ao mundo futebolístico, conforme o link abaixo:

BRASIL

São Paulo: Um dos principais centros futebolísticos do Brasil, a Terra da Garoa também conta com três gigantes: além do time que leva o nome da cidade, completam o trio de ferro Corinthians e Palmeiras, clubes com grandes conquistas nacionais e internacionais.
A cidade de São Paulo também revelou dois grandes nomes do metal nacional: Korzus e Angra.

Rio de Janeiro: A cidade maravilhosa é conhecida obviamente pela sua beleza, e o ritmo musical que mais se lembra ao falarmos do Rio de Janeiro é o samba. Porém, a cidade de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco é terra de dois gigantes da música pesada brasileira: Dorsal Atlântica e Gangrena Gasosa (uma das bandas mais originais do planeta).

Belo Horizonte: A rivalidade entre Cruzeiro e Atlético Mineiro figura entre as maiores do Brasil (e do planeta). Tão grande quanto a rivalidade dos clubes mineiros é a cena metal de BH, que revelou ao mundo a banda OVERDOSE, além de SARCÓFAGO e SEPULTURA.

Porto Alegre: A rivalidade extrema mencionada no tópico anterior se encaixa no duelo entre Internacional e Grêmio. Extrema também são as bandas que começaram seus caminhos ali: Rebaelliun e Krisiun.

ARGENTINA

Buenos Aires: Apesar de toda a baderna ocorrida na última final de Copa Libertadores, Boca e River continuam sendo os times mais populares da Argentina. O RATA BLANCA tem menos popularidade, mas é um nome extremamente representativo no metal do país vizinho!

ITÁLIA

Milão: Da mesma cidade que os gigantes Milan e Internazionale, surgiu o LACUNA COIL, banda que mantém seu som original até os dias de hoje!

Agradecimentos especiais ao designer Danilo Zacarias, que com seu trabalho, colaborou (muito) para a qualidade do material!



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Iron Maiden"Todas as matérias sobre "Helloween"Todas as matérias sobre "Tankard"Todas as matérias sobre "Carcass"Todas as matérias sobre "Beatles"


Iron Maiden: Nicko McBrain passou por problemas de saúde recentementeIron Maiden
Nicko McBrain passou por problemas de saúde recentemente

Iron Maiden: brasileiro já pediu autógrafo em caveira a Nicko McBrain, que recusouIron Maiden
Brasileiro já pediu autógrafo em caveira a Nicko McBrain, que recusou

Torture Squad: Invadindo camarim do Iron Maiden por engano (vídeo)Torture Squad
Invadindo camarim do Iron Maiden por engano (vídeo)

Iron Maiden: Nicko McBrain tende a tocar mais rápido quando está cansadoIron Maiden
Nicko McBrain tende a tocar mais rápido quando está cansado

Iron Maiden: Nicko McBrain trocou a marca de sua bateriaIron Maiden
Nicko McBrain trocou a marca de sua bateria

Iron Maiden: Steve Harris não descarta possível turnê com Judas PriestIron Maiden
Steve Harris não descarta possível turnê com Judas Priest

Arch Enemy: Jeff Loomis fala qual a primeira música que aprendeu a tocar

Iron Maiden: a despedida de Paul e a chegada de Adrian em Killers (vídeo)Iron Maiden
A despedida de Paul e a chegada de Adrian em Killers (vídeo)

Iron Maiden: brigando com o Metallica para ser a maior banda de Metal de todos os temposIron Maiden
Brigando com o Metallica para ser a maior banda de Metal de todos os tempos

Iron Maiden: cerveja The Trooper ganha box comemorativoIron Maiden
Cerveja The Trooper ganha box comemorativo

Iron Maiden: Descubra como o heavy metal pode salvar sua vidaIron Maiden
Descubra como o heavy metal pode salvar sua vida

Vai dar rolo: os 50 maiores frontmen do Hard + MetalVai dar rolo
Os 50 maiores frontmen do Hard + Metal


Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?Mustaine
Por que ele perdeu seu emprego no Metallica?

Top 10: Melhores Baixistas de todos os temposTop 10
Melhores Baixistas de todos os tempos


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.