Rock, Metal e Futebol: Grandes cidades, grandes bandas, grandes times

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro, Tradução
Enviar Correções  

Ser a cidade natal de um grande time ou de uma grande banda é um orgulho gigantesco. Apenas para ilustrar, quantas vezes você já ouviu falar que Liverpool é a terra dos Beatles? Aliás, são poucas as cidades com filhos tão ilustres quanto o Quarteto fantástico e um time cinco vezes campeão da Liga de Campeões da Europa.

publicidade

Existem outros tantos exemplos de cidades que foram o berço de grandes bandas de rock/metal e times. Vamos relembrar então alguns desses locais extremamente privilegiados.

INGLATERRA

publicidade

Liverpool: Conforme citado no texto (e em outras tantas ocasiões), a terra dos BEATLES também viu nascer o Liverpool, time detentor de cinco títulos da Liga de Campeões da Europa (dentre outros títulos nacionais e internacionais) e o Everton, que venceu o Campeonato Inglês em nove oportunidades.

Voltando ao mundo da música, Liverpool também foi onde duas bandas enormes e muito diferentes uma da outra nasceram: o CARCASS e o ANATHEMA.

publicidade

Manchester: A vibrante cidade viu nascer ali um dos principais times da Europa: o Manchester United, maior campeão do Campeonato Inglês, e tricampeão europeu. Do lado azul da cidade, temos o Manchester City, um dos "novos ricos" do futebol, que de anos pra cá passou a acumular conquistas nacionais.

Falando sobre bandas, os remanescentes do Joy Division formaram o NEW ORDER. Outro grande grupo formado na cidade foi o THE SMITHS.

publicidade

Birmingham: Se você não for muito ligado em futebol, talvez não saiba que o Aston Villa (um dos times da cidade) já foi campeão europeu, no ano de 1982.

Agora, se você for fã de metal, deve saber que ali nasceu o tal BLACK SABBATH.

Londres: A capital da Inglaterra conta com um grande numero de clubes de futebol, com destaque para Arsenal, Chelsea (único time da cidade a vencer uma edição da Champions League, no ano de 2012), Tottenham, Crystal Palace, Fulham Queens Park Rangers, e o West Ham. Aliás, este último clube citado é a paixão do membro fundador do Iron Maiden, uma das maiores bandas do planeta. Dentre tantas outras bandas enormes, ali também nasceu o Led Zeppelin.

publicidade

ESCÓCIA

Glasgow: É muito provável que você já tenha ouvido o hit "Don´t You (Forget About Me)", do SIMPLE MINDS. A banda que gravou um dos maiores sucessos dos anos 1980 veio da maior cidade da Escócia. De lá, também veio o Celtic, campeão europeu em 1967. O primeiro time britânico a conquistar a maior gloria do futebol do velho continente. Detalhe: quase todos os jogadores que foram relacionados para a final, nasceram em um raio de aproximadamente 16 kilômetros do Celtic Park (estádio do clube). Um marco histórico, e uma das historias mais surpreendentes (e emocionantes) do futebol europeu.

publicidade

ESPANHA

Madrid: A cidade do clube mais poderoso do planeta, o Real Madrid, detentor de TREZE (!!!) títulos europeus foi o berço do Barón Rojo, grande nome do Rock/Metal da Espanha. Aliás, metal em idiomas diferentes do inglês é uma parada muito legal!
Vale citar também o grande Atlético de Madrid, que além de vários títulos nacionais, na última década foi vice-campeão da Liga de Campeões da Europa duas vezes. O problema é que em ambas as finais, o rival foi o Real Madrid...

publicidade

Observação: Barcelona parece não ser muito chegada em música pesada, já que não há nenhum artista ou banda de renome internacional por lá.

PORTUGAL

Lisboa: Um dos grandes nomes do doom metal mundial, o grandioso MOONSPELL foi formado em Lisboa, mesma cidade do Benfica, que assombrou o mundo na década de 1960, chegando a conquistar o bicampeonato europeu, nos anos de 1961 e 1962. Seu rival, Sporting, apesar de ter menos conquistas, revelou ao mundo nomes do calibre de Figo e Cristiano Ronaldo.

ALEMANHA

Hamburgo: O HELLOWEEN nasceu em Hamburgo. Após muitas brigas entre ex-integrantes, parece que a paz começou a reinar. Processo contrário aconteceu com o time que leva o nome da cidade: o campeão europeu de 1983 (e um dos maiores times da Alemanha) começou a namorar com o rebaixamento nos últimos anos, e em 2018, conseguiu assumir o namoro, caindo pela primeira vez em muitos anos. Inclusive, o clube mantinha um relógio no estádio, que marcava o tempo que o time estava sem disputar a segunda divisão, uma vez que dos times que participaram da edição inicial da Bundesliga, o Hamburgo era o único que não havia caído, marca que se encerrou em 2018.

Frankfurt: O Eintracht Frankfurt já foi vice-campeão da Liga de Campeões da Europa (temporada 1959-60), e venceu uma Copa da Uefa (temporada 1979-80). O clube conta com torcedores fanáticos, entre eles, os beberrões do TANKARD, que inclusive gravaram uma música homenageando o clube.

HOLANDA

Amsterdam: O Ajax foi um dos times mais poderosos do planeta na década de 1970, muito por conta de Johan Cruijff, um dos maiores jogadores de futebol em todos os tempos. O clube, que foi campeão europeu em quatro oportunidades, é da mesma cidade que a banda de rock progressivo FOCUS, famosa pela instrumental "Hocus Pocus", que já foi trilha sonora de uma propaganda ligada ao mundo futebolístico, conforme o link abaixo:

BRASIL

São Paulo: Um dos principais centros futebolísticos do Brasil, a Terra da Garoa também conta com três gigantes: além do time que leva o nome da cidade, completam o trio de ferro Corinthians e Palmeiras, clubes com grandes conquistas nacionais e internacionais.
A cidade de São Paulo também revelou dois grandes nomes do metal nacional: Korzus e Angra.

Rio de Janeiro: A cidade maravilhosa é conhecida obviamente pela sua beleza, e o ritmo musical que mais se lembra ao falarmos do Rio de Janeiro é o samba. Porém, a cidade de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco é terra de dois gigantes da música pesada brasileira: Dorsal Atlântica e Gangrena Gasosa (uma das bandas mais originais do planeta).

Belo Horizonte: A rivalidade entre Cruzeiro e Atlético Mineiro figura entre as maiores do Brasil (e do planeta). Tão grande quanto a rivalidade dos clubes mineiros é a cena metal de BH, que revelou ao mundo a banda OVERDOSE, além de SARCÓFAGO e SEPULTURA.

Porto Alegre: A rivalidade extrema mencionada no tópico anterior se encaixa no duelo entre Internacional e Grêmio. Extrema também são as bandas que começaram seus caminhos ali: Rebaelliun e Krisiun.

ARGENTINA

Buenos Aires: Apesar de toda a baderna ocorrida na última final de Copa Libertadores, Boca e River continuam sendo os times mais populares da Argentina. O RATA BLANCA tem menos popularidade, mas é um nome extremamente representativo no metal do país vizinho!

ITÁLIA

Milão: Da mesma cidade que os gigantes Milan e Internazionale, surgiu o LACUNA COIL, banda que mantém seu som original até os dias de hoje!

Agradecimentos especiais ao designer Danilo Zacarias, que com seu trabalho, colaborou (muito) para a qualidade do material!

publicidade



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Separados no nascimento: Phil Lynott e TiriricaSeparados no nascimento
Phil Lynott e Tiririca

Iron Maiden: Video mostra erros da banda ao vivoIron Maiden
Video mostra "erros" da banda ao vivo


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin