Dia da mentira: Algumas lorotas que bangers contam (e ouvem)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

O primeiro dia de abril é o "Dia da Mentira" em alguns países, e apesar de ser o país com o maior número de pessoas honestas do planeta, o Brasil também comemora tal data com mentiras e "pegadinhas", a grande maioria, manjadas e tão engraçadas quanto uma apresentação acústica do Julio Iglesias.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E se você acha que o perfeito, intocável e paradisíaco mundo do metal está longe desse mal,tenho péssimas notícias: headbanger também mente, na maioria das vezes, pra contar vantagem (outro vício incurável do ser humano) ou para benefício próprio.

Seja através da declaração de alguma banda, seja em alguma conversa de bar, é bem provável que alguém já tenha jogado areia no seu olho com alguma historia mirabolante. Confira abaixo algumas conversas que possivelmente já te fizeram passar por idiota em algum momento da vida:

"Eu ouço metal desde sempre" - A gente sabe que fã de rock sente um prazer imenso em assumir sua preferência musical para os fãs de outros estilos (que geralmente, estão 100% nem aí para sua nova camiseta do Venom). Já quando a turma do metal está unida em alguma mesa de bar, churrasco, ou qualquer outro tipo de reunião, sempre aparece aquela pessoa que já ouvia Death Metal enquanto estava no útero da mamãe.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A conversa começa quando a pessoa em questão diz que ouvia "os discos do Beatles e do Elvis" que eram dos pais (mesmo que esses nunca tivessem ouvido "Yellow Submarine" na vida). Daí em diante, a conversa toma rumos engraçados, até chegar no ponto que a pessoa começa a afirmar que frequenta shows desde seus 10 anos de idade.

No fundo, todos nós sabemos que ao invés de estar ouvindo o primeiro álbum do Mercyful Fate enquanto estava na terceira série, a pessoa estava filosofando sobre as letras do Balão Mágico, e ouvindo a música "Se Enamora" enquanto pensava na paixão platônica de sua classe.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Eu tenho a versão austríaca daquela demo" - Todo mundo conhece algum fã que sente se mais dono da banda do que os próprios donos. Dentre os sintomas dessa xaropice, dois se destacam:

1 - Só esse fã pode conhecer a banda. No caso de alguma qualquer outra pessoa começar a gostar, essa será automaticamente denominada poser, "falso metal" (esse termo é formidável) ou qualquer outra coisa do gênero.

2 - Para sustentar a baboseira acima, a pessoa se vale de alguns argumentos um tanto quanto duvidosos e irrelevantes. Um dos maiores talvez seja a fixação por material raro (ou inexistente) da banda. Na corrida pelo prêmio de maior fã de todos os tempos, sempre tem alguém para falar que tem a primeira demo da banda, que foi gravada na garagem da tia da vizinha do primo do sobrinho do baixista. Se o material for mal gravado então, melhor ainda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sinto informar, mas parece que algumas invenções (download de Mp3, Youtube, Spotify, Deezer e demais serviços de streaming) vão acabar divulgando mais cedo ou mais tarde esse tesouro que a banda gravou especialmente pra você.

"Essa será nossa tour de despedida" - Não é preciso ser muito esperto para saber que essa conversa de despedida gera um misto de comoção com histeria coletiva que chega a irritar. Não bastasse os preços exorbitantes dos ingressos (para ver, na maioria das vezes, um show sem sal, com o mesmo repertório de décadas atrás), essas despedidas costumam durar muito mais tempo do que o prometido, e por fim, não são despedidas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além de enganar quem quer ser enganado, é uma bela maneira de se levantar uma moeda. Uma ótima ferramenta para bandas que estão mergulhadas no ostracismo ou afundadas no oceano da falta de criatividade.

"Eu tava lá naquele show (ou festival)": Essa também não pode (nem deve) passar batida. Uma das maneiras mais comuns de um fã provar que ama sua banda é indo até seus shows. Caso não tenha ido assistir algum show específico, pode mentir que estava lá (e acredite, bastante gente faz isso).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vale inclusive falar detalhes sobre a apresentação. O perigo disso aí é a historia ser contada para alguém que realmente estava presente, e pode desmentir a parada a qualquer momento.

"Na próxima tour, com certeza passaremos pelo Brasil": Foi lendo uma entrevista feita com o SOILWORK em 2003 que comecei a me ligar nessas promessas, e acreditei cegamente na afirmação. Felizmente, a banda realmente se apresentou no Brasil, com apenas 13 anos de atraso.

"Vamos lançar nosso novo álbum daqui alguns meses": "Chinese Democracy" que o diga...

"Essa cidade é um dos lugares que mais gostamos de tocar": Pode ter certeza de que "ele deve falar isso pra todas as outras". Não tenha dúvidas.

"Eu não ouço outros estilos": Essa aí até é verdade em alguns casos. Mas o que tem de gente que só falta usar corpse paint pra ir trabalhar, mas que dança enquanto ouve Abba fazendo faxina, olha...

E aí? Você conhece alguém que costuma contar esses "causos"?

Mande nos comentários as mentiras que você já ouviu!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rockÁlbuns ao vivo
10 grandes registros da história do rock

Marilyn Manson: ele removeu costelas para praticar autofelação?Marilyn Manson
Ele removeu costelas para praticar autofelação?


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336 Cli336