Beatles: clássico "Yellow Submarino" transformado em HQ

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Além de ser uma das músicas mais conhecidas e simpáticas dos Beatles, "Yellow Submarine" também é o nome de um filme em animação lançado pela banda inglesa em 1968. Concebida pelo quarteto e roteirizada por Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal, a animação foi dirigida por George Dunning e é considerada um marco da psicodelia dos anos 1960.

Nirvana: Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt CobainMusic Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos

"Holding All the Roses" foi lançado originalmente em fevereiro de 2015 e é o quarto álbum do Blackberry Smoke. Mas, mais importante que isso, é o primeiro disco da banda norte-americana a ganhar uma edição nacional. A responsável por isso é a Hellion Records e o CD chega em ótima hora, já que os caras acabaram de fazer os seus primeiros shows no Brasil, que rolaram em maio deste ano em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

A história é repleta de fantasia e apresenta uma terra encantada chamada Pepperland, que vive em paz e harmonia até a chegada dos Malvados Azuis, vilões vindos das montanhas e que odeiam a música e tudo que ela proporciona. O filme conta com vários clássicos dos Beatles como "Eleanor Rigby", "Lucy in the Sky with Diamonds" e "All You Need is Love", e teve a sua trilha sonora lançada em janeiro de 1969. Aclamado pela crítica, recebeu um prêmio especial no New York Film Critics Circle Awards em 1968 e também o Hugo Awards de Best Dramatic Presentation em 1969. Além disso, a trilha recebeu o Grammy de Best Original Score em 1970.

Todo esse legado foi retomado pelo roteirista e ilustrador Bill Morrison (ex-editor da revista MAD, ilustrador da Disney e dos Simpsons e diretor de Futurama) em uma adaptação para os quadrinhos de "Yellow Submarine" publicada pela Titan Comics em agosto de 2018 nos Estados Unidos e lançada no final do ano passado aqui no Brasil pela Darkside Books.

Como era de se esperar, a transposição do filme para as páginas da HQ mantém o ar psicodélico e lisérgico original, apresentando uma explosão de cores vibrantes e que ganha ainda mais força devido ao traço singular dos personagens, com Morrison emulando a concepção artística presente no filme de 1968. A história funciona como apresentação de um dos maiores clássicos da cultura pop para uma nova geração de leitores, e também para uma parcela do público que não consome música e não está familiarizado com a obra dos Beatles, mas é apaixonado por quadrinhos.

A edição da Darkside Books vem com capa dura e formato gigante (20x30 centímetros), 112 páginas e com o acabamento e produção gráfica de alto padrão característicos da editora.

Essa HQ é, por fim, um marco tanto pela celebração de um dos maiores clássicos do quarteto formato por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, quanto por apresentar a um novo público a história multicolorida de suas páginas e também por servir de porta de entrada para toda uma parcela fãs de música que não estão habituados a ler quadrinhos e que podem, a partir desta experiência, perceber o quão incrível é este universo e como as HQs são uma mídia que vai muito além do público infantil, como muitos ainda acreditam equivocadamente.

Coloque a trilha de "Yellow Submarine", aumente o volume e leia em alto e bom som!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Beatles"


Nirvana: Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt CobainNirvana
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain

Alta Fidelidade: 50 anos de "Abbey Road", dos BeatlesBeatles: Abbey Road é relançado com remixagem e gravações inéditas; ouçaSom de Peso: o álbum Abbey Road dos BeatlesThe Beatles: novo vídeo oficial para "Here Comes The Sun"Beatles: Unboxing de edições especiais de "Abbey Road"Em 26/09/1969: era lançado o icônico Abbey Road, dos BeatlesBeatles: veja Ringo Starr tocando "Yellow Submarine" com instrumentos de brinquedo

Regis Tadeu: Beatles x Adorno, a verdade definitivaRegis Tadeu
Beatles x Adorno, a verdade definitiva

Ringo Starr: eterno batera dos Beatles anuncia o 20° álbum solo, What's My Name

The Beatles: Algumas questões a respeito da temática luciféricaThe Beatles
Algumas questões a respeito da temática luciférica

Beatles e Adorno: Nunca ouvi tanta besteira em tão pouco tempo, diz Regis TadeuBeatles e Adorno
"Nunca ouvi tanta besteira em tão pouco tempo", diz Regis Tadeu

Beatles: banda planejava gravar álbum após Abbey Road com destaque a Harrison

Meteoro: A Conspiração Beatles divulgada por Olavo de CarvalhoMeteoro
A Conspiração Beatles divulgada por Olavo de Carvalho

Canal NB: Olavo de Carvalho e o satanismo dos Beatles

Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revistaRolling Stone
As 500 melhores músicas segundo a revista

Beatles: a complicada relação entre Harrison, Pattie Boyd e Clapton (vídeo)Beatles
A complicada relação entre Harrison, Pattie Boyd e Clapton (vídeo)

Ted Nugent: Não dá para competir com McCartney em mortes!Ted Nugent
"Não dá para competir com McCartney em mortes!"


Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os temposMusic Radar
Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1980

Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setentaHeavy Metal
Cinco discos necessários dos anos setenta

Manowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?Manowar
A vida real e nada épica dos Reis do Metal?

Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

Centúrias: como surgiu a placa No Posers?Centúrias
Como surgiu a placa "No Posers"?

Heavy Metal: a história do estilo em uma única músicaHeavy Metal
A história do estilo em uma única música


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336