Machine Head: só Robb Flynn queria lançar "Bastards", diz Phil Demmel
Por Igor Miranda
Fonte: Good Company / Blabbermouth
Postado em 30 de julho de 2019
O ex-guitarrista do Machine Head, Phil Demmel, fez críticas ao frontman da banda, Robb Flynn, em uma entrevista ao canal de YouTube "Good Company". O músico disse que o antigo "patrão" queria transformar o grupo em seu projeto solo e revelou que ninguém, além do próprio Flynn, queria lançar a música "Bastards" no álbum "Catharsis" (2018).
"Bastards" foi lançada, originalmente, em uma versão acústica no YouTube. A letra é baseada em uma conversa que Robb Flynn teve com seus filhos durante a corrida presidencial nos Estados Unidos em 2016, que acabou por eleger Donald Trump. Após entrar em "Catharsis", a faixa gerou polêmica, não só por seu posicionamento político, como, também, pelo uso de expressões preconceituosas ("faggots" e "niggers") e por não soar nada parecida com o estilo do Machine Head.
Phil Demmel, que saiu do Machine Head meses após o lançamento de "Catharsis" junto do baterista Dave McClain, já havia dito, meses atrás, que odiava o álbum em questão. Agora, ele afirmou que o disco representa muito a visão de Robb Flynn sobre o Machine Head e não conta com quase nenhum envolvimento dos demais integrantes.
"Acho que era a direção que Robb queria seguir. Nos estágios iniciais, tínhamos uma música em que Dave e eu estávamos trabalhando, mais thrash metal. Robb chegou e disse: 'não vamos tocar rápido nesse disco'", contou, inicialmente.
"Bastards", em especial, deixou Phil Demmel bem chateado. "Apenas Robb queria essa música no disco. Foi uma briga. Ele lançou no YouTube, com ele cantando e tocando. Queria que fosse um projeto solo de Robb Flynn, mas, na verdade, é isso que a banda se tornou agora", afirmou.
Para não dizer que odeia "Catharsis" por completo, Phil Demmel elogiou, pelo menos, o método de gravação. "Foi composto em blocos. Compusemos por alguns meses. O estúdio de gravação ficava ao lado dos ensaios. Tínhamos algumas músicas, daí gravávamos e fazíamos jams em cima. Achei uma boa ideia", disse.
A entrevista está disponível, na íntegra, no player de vídeo a seguir (em inglês, sem legendas).
Ouça "Bastards" abaixo:
Em entrevista concedida, no ano passado, à Metal Hammer, Robb Flynn minimizou a polêmica por trás de "Bastards", especialmente com as palavras preconceituosas. "É uma simples música folk para mim, são quatro acordes tocados milhões de vezes nos últimos 100 anos e ainda é a melhor forma de contar uma história. A canção é baseada em uma conversa que minha esposa e eu tivemos com nossos dois garotos, no dia após à eleição nos Estados Unidos. Foi uma conversa intensa e difícil", disse Robb Flynn, inicialmente, à Metal Hammer.
Segundo Flynn, a ideia não era colocar "Bastards" no disco. "O Machine Head sempre teve músicas empoderadas, mas a ideia de marcar território e não deixar os desgraçados te derrubarem aparece em outras músicas - 'Catharsis', 'Hope Begets Hope', 'Eulogy' - e amarrou o disco", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O ícone do metal extremo que era professor e dava aula para crianças carentes
A banda de rock nacional que é tão boa que seria encarnação de discípulos de Beethoven
Max Cavalera escolhe os três maiores álbuns de thrash metal da história

Machine Head: explicando insultos racistas e homofóbicos em música
A música do Machine Head que salva álbum considerado um fracasso
A música violenta do Machine Head inspirada em cena terrível que Robb Flynn presenciou
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"



