Dan McCafferty: O retorno com o álbum Last Testament
Por Ricardo G. dos Santos
Fonte: Contos, Resenhas e Opinioes
Postado em 10 de setembro de 2019
Meados de 1983, primeiro ano do colegial (ensino médio). Foi nessa época que eu fui apresentado ao som do Nazareth.
E que som!
O primeiro álbum que ouvi foi o petardo "No Mean City". Instrumental perfeito e sonoridade contagiante, mas o diferencial era mesmo a voz potente, ao mesmo tempo rústica e melodiosa, rebelde e romântica, do vocalista da banda.
Quem é esse cara, meu Deus??
Pois é, eu descobrira o timbre único de Dan McCafferty, talentoso e simpático escocês nascido na antiga capital Dunfermline, em 14 de outubro de 1946.
A discografia do Nazareth é extensa (começa em 1971) e transita por uma ampla variedade de estilos musicais, com predomínio do rock visceral, muito influenciado pelo blues. O talento dos músicos (sobretudo da formação original) é inegável, mas a marca registrada da banda, vale frisar, sempre esteve na voz que embalou seus sucessos.
Ele poderia ter tentado alçar voos mais altos, mas preferiu ficar ao lado de seus amigos de banda por mais de quatro décadas, em intermináveis turnês ao redor do mundo, até que a DOPC (Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica) evoluiu a ponto de impossibilitá-lo de atuar nas desgastantes apresentações ao vivo. Isso foi em 2013.
Durante esse longo período, apenas dois álbuns solos: "Dan McCafferty" (1975) e "Into The Ring" (1983). Há tempos, todavia, Dan falava do sonho de lançar um álbum com canções próprias, vindas da alma.
E eis que o sonho finalmente se concretiza: "Last Testament" traz várias canções inéditas, todas escritas por Dan (e com arranjos do maestro Karel Marik). O álbum promete ser uma interessante viagem, em letras e ritmos, pelos mais profundos sentimentos do artista.
O primeiro single foi divulgado em junho: "Tell Me", uma belíssima canção romântica, já disponibilizada pela gravadora EarMUSIC no Youtube.
Há alguns dias, a página oficial do artista no Facebook divulgou fotos da gravação do vídeo de um novo single, que deverá ser disponibilizado nos próximos dias. Ao que parece, trata-se da música "Home is where the heart is".
A previsão é de que o álbum seja lançado dia 18 de outubro.
Os fãs, é claro, aguardam com ansiedade!
Lista de músicas:
You and me
Why
Looking back
Tell me
I can't find the one for me
Look at the song in my eyes
Home is where the heart is
My baby
Refugee
Mafia
Sunshine
Nobody's home
Right to fail
Bring it on back
You and me (versão acústica)
Mais informações no site da gravadora:
https://www.ear-music.net/news/2019/first-solo-album-30-years-legendary-voice-nazareth-brand-new-album-%E2%80%9Clast-testament%E2%80%9D-out
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
O tipo de música que Eddie Van Halen odiava tocar apesar de fazê-lo muito bem
As regras do Black Metal
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Legião Urbana e a linha tênue entre a genialidade e a incompetência

David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
Vanessa Frehley: amor sem limites ao Kiss
Joe Satriani: a diferença entre dar aula pra Steve Vai e Kirk Hammett
O ritual assustador no show do Queen que apavorou o Kid Abelha no Rock in Rio de 1985
Bon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atriz



