Angra: homenagem à Andre Matos e à artesã do painel de azulejos
Por Marcelo Mori
Fonte: Instagram @marcelomori78
Postado em 12 de janeiro de 2020
Em agosto de 2012 publiquei aqui no Whiplash uma nota sobre um painel de azulejos decorados do CD Holy Land, da banda Angra, feito pela artesã Rita de Cassia Pinto. Vi muitos comentários, tanto no Whiplash, como no Facebook, até mesmo Kiko Loureiro chegou a compartilhar, muitas pessoas se interessaram, até algumas entraram em contato com a artesã para um orçamento sobre uma nova confecção para fazer mais um painel.
Na semana seguinte, publiquei no Whiplash também outro trabalho dessa artesã, desta vez com Abbey Road dos Beatles. Muitos não perguntaram, por que eu publicava os trabalhos dessa artesã. Então por que eu publicava os trabalhos dela? Porque se tratava da minha mãe.
Ela pintava desde quando eu nasci, sempre fiz de tudo para ajudar em seu trabalho, até fiz o site, ajudava com clientes e layout para ela executar os pedidos dos clientes.
O painel do Holy Land pedi para ela fazer no ano do lançamento em 1996, foi uma ajuda familiar, eu até paguei pra ela, como se eu fosse cliente, tinha 18 anos na época. Cheguei a mostrar o painel em azulejos soltos no Aeroanta em julho do mesmo ano em uma festa da revista Rock Brigade, só o Andre Matos não viu, pois ele foi o único que não compareceu. Imagina o que é um rapaz de 18 anos levar os azulejos na mochila em uma casa de shows.
Tempos passaram e veio este ano de 2019. Em março inaugurei meu canal no Youtube, aí veio o triste mês de junho e a morte do Andre Matos. Justo ele que me influenciou desde os 13 anos, quando comprei LP do Viper no Mappin. O acompanhei desde o começo do Angra, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em 1994 e o vi várias vezes em show com Angra, Shaman, sua carreira solo, Symfonia, Viper. Chorei a sua morte e gravei um video pro meu canal de quase meia hora. Mas não esperava que o pior viesse dias depois, que minhas lágrimas aumentariam.
Minha mãe veio a falecer em seguida. Junho/2019 foi o pior mês da minha vida. Cheguei a comunicar o guitarrista Rafael Bittencourt sobre o fato e ele até disse que gostaria de rever o painel. Comecei em julho a publicar em meu canal videos para homenagear os trabalhos da minha mãe, no primeiro falei do painel. Fiz ao todo três videos, ainda quero fazer a quarta parte, pois ela tem vários trabalhos executados.
Atualmente no meu canal posto variedades, tenho poucos videos, como não tive tempo devido aos meus trabalhos, publiquei aleatoriamente, mas em breve retornarei. No último falei de demo tape de bandas brasileiras.
Esta matéria de agora foi retirada do meu Instagram, feita em julho, uma forma de homenagear os dois, tanto o Andre, quanto a minha mãe.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps