Angra: homenagem à Andre Matos e à artesã do painel de azulejos
Por Marcelo Mori
Fonte: Instagram @marcelomori78
Postado em 12 de janeiro de 2020
Em agosto de 2012 publiquei aqui no Whiplash uma nota sobre um painel de azulejos decorados do CD Holy Land, da banda Angra, feito pela artesã Rita de Cassia Pinto. Vi muitos comentários, tanto no Whiplash, como no Facebook, até mesmo Kiko Loureiro chegou a compartilhar, muitas pessoas se interessaram, até algumas entraram em contato com a artesã para um orçamento sobre uma nova confecção para fazer mais um painel.
Na semana seguinte, publiquei no Whiplash também outro trabalho dessa artesã, desta vez com Abbey Road dos Beatles. Muitos não perguntaram, por que eu publicava os trabalhos dessa artesã. Então por que eu publicava os trabalhos dela? Porque se tratava da minha mãe.
Ela pintava desde quando eu nasci, sempre fiz de tudo para ajudar em seu trabalho, até fiz o site, ajudava com clientes e layout para ela executar os pedidos dos clientes.
O painel do Holy Land pedi para ela fazer no ano do lançamento em 1996, foi uma ajuda familiar, eu até paguei pra ela, como se eu fosse cliente, tinha 18 anos na época. Cheguei a mostrar o painel em azulejos soltos no Aeroanta em julho do mesmo ano em uma festa da revista Rock Brigade, só o Andre Matos não viu, pois ele foi o único que não compareceu. Imagina o que é um rapaz de 18 anos levar os azulejos na mochila em uma casa de shows.
Tempos passaram e veio este ano de 2019. Em março inaugurei meu canal no Youtube, aí veio o triste mês de junho e a morte do Andre Matos. Justo ele que me influenciou desde os 13 anos, quando comprei LP do Viper no Mappin. O acompanhei desde o começo do Angra, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em 1994 e o vi várias vezes em show com Angra, Shaman, sua carreira solo, Symfonia, Viper. Chorei a sua morte e gravei um video pro meu canal de quase meia hora. Mas não esperava que o pior viesse dias depois, que minhas lágrimas aumentariam.
Minha mãe veio a falecer em seguida. Junho/2019 foi o pior mês da minha vida. Cheguei a comunicar o guitarrista Rafael Bittencourt sobre o fato e ele até disse que gostaria de rever o painel. Comecei em julho a publicar em meu canal videos para homenagear os trabalhos da minha mãe, no primeiro falei do painel. Fiz ao todo três videos, ainda quero fazer a quarta parte, pois ela tem vários trabalhos executados.
Atualmente no meu canal posto variedades, tenho poucos videos, como não tive tempo devido aos meus trabalhos, publiquei aleatoriamente, mas em breve retornarei. No último falei de demo tape de bandas brasileiras.
Esta matéria de agora foi retirada do meu Instagram, feita em julho, uma forma de homenagear os dois, tanto o Andre, quanto a minha mãe.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
A música do Queen que Brian May quase proibiu de ser usada em propaganda; "Eu gosto de dinheiro"
Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Confessori traz um trabalho moderno, técnico e ambicioso em seu álbum solo de estreia
O cantor de banda de metal que só passou a gostar de Guns quando se abriu para outros sons
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O álbum que para Andreas Kisser tem "a maior música já escrita no Rock"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha

Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura



