Angra: homenagem à Andre Matos e à artesã do painel de azulejos
Por Marcelo Mori
Fonte: Instagram @marcelomori78
Postado em 12 de janeiro de 2020
Em agosto de 2012 publiquei aqui no Whiplash uma nota sobre um painel de azulejos decorados do CD Holy Land, da banda Angra, feito pela artesã Rita de Cassia Pinto. Vi muitos comentários, tanto no Whiplash, como no Facebook, até mesmo Kiko Loureiro chegou a compartilhar, muitas pessoas se interessaram, até algumas entraram em contato com a artesã para um orçamento sobre uma nova confecção para fazer mais um painel.
Na semana seguinte, publiquei no Whiplash também outro trabalho dessa artesã, desta vez com Abbey Road dos Beatles. Muitos não perguntaram, por que eu publicava os trabalhos dessa artesã. Então por que eu publicava os trabalhos dela? Porque se tratava da minha mãe.
Ela pintava desde quando eu nasci, sempre fiz de tudo para ajudar em seu trabalho, até fiz o site, ajudava com clientes e layout para ela executar os pedidos dos clientes.
O painel do Holy Land pedi para ela fazer no ano do lançamento em 1996, foi uma ajuda familiar, eu até paguei pra ela, como se eu fosse cliente, tinha 18 anos na época. Cheguei a mostrar o painel em azulejos soltos no Aeroanta em julho do mesmo ano em uma festa da revista Rock Brigade, só o Andre Matos não viu, pois ele foi o único que não compareceu. Imagina o que é um rapaz de 18 anos levar os azulejos na mochila em uma casa de shows.
Tempos passaram e veio este ano de 2019. Em março inaugurei meu canal no Youtube, aí veio o triste mês de junho e a morte do Andre Matos. Justo ele que me influenciou desde os 13 anos, quando comprei LP do Viper no Mappin. O acompanhei desde o começo do Angra, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em 1994 e o vi várias vezes em show com Angra, Shaman, sua carreira solo, Symfonia, Viper. Chorei a sua morte e gravei um video pro meu canal de quase meia hora. Mas não esperava que o pior viesse dias depois, que minhas lágrimas aumentariam.
Minha mãe veio a falecer em seguida. Junho/2019 foi o pior mês da minha vida. Cheguei a comunicar o guitarrista Rafael Bittencourt sobre o fato e ele até disse que gostaria de rever o painel. Comecei em julho a publicar em meu canal videos para homenagear os trabalhos da minha mãe, no primeiro falei do painel. Fiz ao todo três videos, ainda quero fazer a quarta parte, pois ela tem vários trabalhos executados.
Atualmente no meu canal posto variedades, tenho poucos videos, como não tive tempo devido aos meus trabalhos, publiquei aleatoriamente, mas em breve retornarei. No último falei de demo tape de bandas brasileiras.
Esta matéria de agora foi retirada do meu Instagram, feita em julho, uma forma de homenagear os dois, tanto o Andre, quanto a minha mãe.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
Dez covers que ficaram tão bons ou melhores que as versões originais, em lista da Metal Hammer
A banda de rock dos anos 1980 que vendeu 4700 ingressos em SP e só 219 no RJ
A banda que mais fez shows de abertura para os Beatles em todos os tempos

A banda que pouca gente conhece que juntou membros do Angra e Biquini Cavadão
Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista
O erro que Marcelo Barbosa vê na atual polêmica entre amplificadores e simuladores
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
O engraçado primeiro cachê que Alírio Netto do Angra recebeu na vida
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
A ressalva de Rafael Bittencourt sobre o papel de Supla na formação do Angra



