Sá e Guarabyra: eles podem ir à Justiça após versão de "Dona" apoiando Regina Duarte
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 04 de fevereiro de 2020
A dupla Sá e Guarabyra, um dos nomes mais populares do movimento rock rural, deve entrar na Justiça contra uma versão da música "Dona" divulgada nas redes sociais. A gravação, publicada pelo canal de Gutto Sallen no YouTube, traz letra em apoio à atriz Regina Duarte, que, recentemente, aceitou o cargo de Secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro.
Com mais de 180 mil visualizações, a versão chamou a atenção de Sá e Guarabyra, que vão buscar restringir a divulgação da gravação, pois não foi autorizada pela dupla. De acordo com comunicado de Guttemberg Guarabyra, o departamento jurídico da editora Irmãos Vitale, que representa a obra, está analisando a situação.
"Pessoal, a versão de nossa música 'Dona', com letra pró Secretária da Educação não foi autorizada por nós, e a questão está sendo estudada pelo departamento jurídico da Editora que representa a obra. Abraço a todos", disse ele, pelo Twitter.
A letra da nova versão traz versos como: Dona! Valente e tão capaz/ Dona, bem sabe o que faz/ Com a sua competência, compromisso e a sua voz/ A Regina, essa heroína, representa todos nós/ Brasileiros cuja alma está sedenta de emoção/ Querem artes de verdade no museu e na canção/ Tã Tã Tã feche as comportas para o lixo que vier/ Travestido de cultura, sendo aquilo que não é".
Curiosamente, "Dona" se tornou notável após servir de tema para a personagem de Regina Duarte na novela "Roque Santeiro", da TV Globo: a Viúva Porcina. Na ocasião, a faixa havia sido regravada pela banda Roupa Nova.
A canção foi lançada, originalmente, no álbum "Dez anos juntos", de 1982. Foi o quinto disco feito pela dupla após o fim da parceria com Zé Rodrix.
Em entrevista ao site do jornal "O Globo", Luiz Carlos Sá comentou a situação. "Respeitamos a Regina, como atriz e pessoa. O problema é parecer que estamos apoiando sua nomeação. Apoiar um titular de uma pasta é dar aval a um governo, e não apoiamos o governo Bolsonaro. [...] A música fica marcada. Como vai ser quando cantarmos 'Dona' nos shows? A parte do público que defende o governo vai aplaudir e a outra vai vaiar?", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
A música lado B que salvou o AC/DC quando a banda estava perto de desistir
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O cara que Dave Grohl sempre considerou do Foo Fighters: "Devia estar na banda"
Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness
Todos os álbuns do "Big Four do Thrash Metal", do pior ao melhor, em lista do Loudwire
O que significa "Cegos do Castelo", cantado por Nando Reis no megahit dos Titãs


G.G. Allin: o extremo dos extremos
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
Fotos de Infância: Skid Row



