Delinquentes: A rebeldia poética e delinquente do Hardcore

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Evilásio Alves de Morais Júnior, Fonte: filosofiaartepoliticablogspot
Enviar correções  |  Ver Acessos

A banda Delinquentes, que há mais de trinta anos se dedica ao underground, mais precisamente ao Hardcore Crossover, vem gritando as injustiças na parte Norte do país, no Pará. Isso não quer dizer que o universo temático das letras se restrinja àquela localidade, muito pelo contrário, a poética da banda é bem ampla, versos sociais que rasgam a epiderme da sociedade com uma sonoridade violenta, vocais rasgados, letras que escancaram as mazelas humanas e mostram a verdadeira face que o Brasil esconde.

Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicasDave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiaberto

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre o peso e a crítica social presente na estética sonora da banda, a música Brasil Mitômano é um grito rebelde e delinquente. O grupo conseguiu fazer uma análise perfeita do atual momento que o Brasil vem passando. Dissecando os principais acontecimentos que culminaram com o golpe político e com a ascensão da extrema direita ao poder.

A letra de Brasil Mitômano é um poema social carregado de ironia e de neologismos, o título da música diz muito sobre isso. O Delinquentes vai descontruindo a criação do falso mito e escancarando o desenrolar da história em nossa cara. O início da música sintetiza toda a loucura que tomou de conta do país: "o povo foi às ruas/ mas na direção errada/ na contramão da história/ revolta dos prédios/ panelada furada".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Avançando um pouco e chegando ao refrão, a delinquência poética rasga as entranhas políticas e mostra a verdadeira face do atual quadro da nação: "bolsonazismo/ neo macartismo/ um manicômio/ Brasil Mitômano". Um dos refrões mais fortes da música brasileira, pois mostra toda a insanidade e o delírio coletivo que ganharam as ruas.

Para concluir, em um futuro bem próximo, essa letra estará presente nos livros e será estudada pelas novas gerações. O Delinquentes conseguiu em pouco mais de três minutos dissecar o corpo moribundo da democracia e mostrar todos os agentes que estão envolvidos em todo esse pandemônio: "Bancada da Bala! / do Boi e da Bíblia/ mamata incrustada/ na corrupção e hipocrisia".

O que dizer mais de Brasil Mitômano? Além de ser uma baita de uma música, com uma sonoridade pesada e muito bem feita, mostra toda a rebeldia poética do Hardcore.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicasCuriosidade
Artistas que odeiam suas próprias músicas

Dave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiabertoDave Mustaine
Maroon 5 o deixou boquiaberto


Sobre Evilásio Alves de Morais Júnior

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280