Robertinho de Recife: como surgiu projeto com Zé Ramalho com releituras de Ozzy e mais
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 04 de março de 2020
Enquanto guitarrista, Robertinho de Recife segue na ativa não só nos trabalhos que produz, como em sua retomada enquanto artista. Além de ter lançado o álbum "Back For More" com o projeto Metal Mania, o guitarrista tem divulgado gravações feitas ao lado de Zé Ramalho, revisitando composições de ambas os artistas e ainda fazendo releituras, como "Ás de Espadas" ("Ace of Spades", do Motörhead) e "Sr. Ozzy" ("Mr. Crowley", de Ozzy Osbourne), ambas com letras em português.
Robertinho de Recife - + Novidades
Produtor de vários álbuns de Zé Ramalho, Robertinho de Recife disse, em entrevista exclusiva à edição 104, de fevereiro de 2020, da Guitarload, que a sugestão para o ter de volta na guitarra e ligado ao rock veio do amigo. "Num belo dia, ele me chamou para trabalhar no disco seguinte, mas queria que fosse chamado ‘Zé Ramalho da Paraíba e Robertinho de Recife’, só nós dois, pois ele queria me dar reconhecimento. Fiquei surpreso", afirmou.
Robertinho, então, teve a ideia de regravar "Mr. Crowley" após assistir a um show de Ozzy Osbourne, em sua última passagem pelo Brasil. "O solo dela é uma obra-prima. Falei para o Zé que era até perigoso mexer com um hino desses, mas foi a única música que eu sentia condição de colocar um arranjo ao estilo de Zé Ramalho. E deu certo. Tem uma levada, uma cadência bem específica que não é calçada no metal: vem de música italiana, já que Randy Rhoads era um grande estudante de violão. Há acordes dissonantes ali que só mestres conseguem fazer", disse.
A gravação de "Ás de Espadas" seguiu caminho parecido. "Essa ficou muito nordestina. Até roubei de outra música do Motörhead que o próprio Lemmy usa essa pegada de baião. No Nordeste, qualquer violeiro na rua toca isso. Por isso, recomendo: aprenda as músicas do seu país antes de aprender de outros. Daí, você descobre que as músicas não são totalmente originais", afirmou.
Além das duas versões para clássicos do heavy metal, Zé Ramalho e Robertinho de Recife lançaram as músicas "Portal das Entidades" (inédita), "Seja o Meu Céu" (lançada por Robertinho em 1983), "Os Doze Trabalhos de Hércules" (de Zé Ramalho, 1982) e "Trem Fantasma" (da Metal Mania, 1984). Todas em formato de singles, já que um álbum não deve ser lançado em formato tradicional.
"Estamos gravando de forma independente, com recurso próprio. Perguntam do disco, mas onde vamos vender o CD? Não tem mais loja, nem gravadora. Quero fazer um CD bacana, com capa luxuosa, em formato de livro – com ilustrações, fotos, um pendrive com outros arquivos. Só que com tempo", revelou Robertinho.
A entrevista pode ser lida, na íntegra, na edição 104 da Guitarload (fevereiro de 2020), que está disponível gratuitamente, mas por tempo limitado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Andre Matos: ele estava fazendo projeto de baladas com Robertinho de Recife
Zé Ramalho e Robertinho de Recife fazem versão de "Mr. Crowley", de Ozzy Osbourne
Quiet Riot: quebrando disco de banda brasileira em 1985


