Linguachula: Ouça álbum inédito após 25 anos da estreia que o selo Banguela lançou
Por Igor Miranda
Fonte: Monstro Discos
Postado em 27 de abril de 2020
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Representante da geração Junta Tribo (festival marco do rock independente nacional), a Linguachula está de volta com um trabalho inédito 25 anos depois de seu único disco de estreia lançado pelo Banguela Records, selo dirigido pelo produtor Carlos Eduardo Miranda (falecido em 2018) em parceria com os Titãs. O novo álbum, "Som de Quebrada para quem quer se Divertir", saiu pela gravadora goiana Monstro Discos e já está disponível em todas as plataformas digitais.
Ouça a seguir, via Spotify:
Gravado de forma lo-fi, totalmente analógico e com todas as limitações que um Porta Studio de quatro canais pode oferecer, o trabalho apresenta 11 músicas inéditas produzidas por Artie Oliveira e com pós-produção de Mauricio Cajueiro. As músicas foram gravadas ao vivo em apenas um take, sem edição.
Com letras em português, as referências transitam pela literatura, como Augusto dos Anjos, Hilda Hilst e Bukowiski, passam pelo universo da cultura popular e se consolidam em um contexto urbano onde dialogam com outros estilos musicais.
O disco marca também a união da música e das artes plásticas numa estética rock n' roll e underground que surgiu através do encontro da banda com o artista plástico Fábio de Bittencourt. O projeto, que começou há um ano, sofreu uma traumática interrupção, com a morte prematura de Bittencourt, em agosto de 2019, de parada cardíaca.
Com isso, esse lançamento ganha agora status de homenagem ao artista. Natural da capital de São Paulo, Fábio se mudou para Campinas em meados dos anos 80, onde desenvolveu praticamente todo seu trabalho, como performer, desenhista, professor, pintor e escultor, que também se utilizava da gravura como forma de expressão artística.
Além de ter colaborado na concepção estética da banda, Fabio de Bittencourt é autor da capa do disco, com a abra: Biskulla, uma pintura que retrata a paixão de ambos pelo rock urbano, noturno e underground.
Foto: Artie Oliveira / divulgação
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O show que fez os membros do Motörhead, Whitesnake e Twisted Sister chorarem
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
David Ellefson solta o verbo contra o ex-companheiro Dave Mustaine; "Vá se f*der"
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne


Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, diz não haver muito diálogo na banda
Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist
Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz
Pela 1ª vez, Aquiles Priester conta em detalhes como e por que foi demitido do Angra


