Pearl Jam: por que Gigaton demorou anos para ficar pronto, segundo Vedder
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 07 de abril de 2020
O vocalista Eddie Vedder falou sobre o novo álbum do Pearl Jam, "Gigaton", em entrevista ao podcast de Bill Simmons. Em trechos transcritos pelo site Blabbermouth, o cantor revela por que o disco foi lançado 7 anos após o antecessor, "Lightning Bolt" (2013).
Vedder destacou que o novo álbum "cresceu por conta própria", o que levou algum tempo. Esse período não corresponde, necessariamente, a 7 anos, já que o trabalho não começou a ser composto em 2013. Porém, a banda preparava o material desde 2017. "Apenas começou diferente e terminou diferente. Tudo o que aconteceu no meio foi diferente. Foi isso que fez a diferença", afirmou o cantor, inicialmente.
Em seguida, ele completou: "Em algum ponto, tivemos que finalizá-lo. Ficamos concentrados e pensamos: 'ok, acho que conseguimos isso, agora vamos juntar esses fragmentos'. No outono passado (primavera no Hemisfério Sul), demos duro e colocamos um prazo final. Achei maduro de nossa parte dizer: 'ok, vamos concluir, essa é a parte difícil'".
O cantor reforçou que o Pearl Jam ainda faz discos para serem ouvidos por completo. "Não que todos tenham que ouvir tudo, mas ainda fazemos assim caso alguém queira escutar dessa forma. É como fazemos. Também é como um show ao vivo: montamos a ordem das músicas para ter um fluxo e uma energia. Uma canção passa a tocha para a outra. Acho que isso vem muito do meu passado, de quando eu contava pontos quando era um garoto em jogos de beisebol", disse.
Com relação ao fato de o Pearl Jam estar fora da estrada, como todas as outras bandas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, Eddie Vedder refletiu: "Somos reclusos por natureza, então, parece normal que estejamos distantes das pessoas, mas ainda penso que quando estivermos na frente das pessoas de novo pela primeira vez, será diferente. Não é como se não gostássemos disso antes, é que será algo 10 vezes maior".
A entrevista completa pode ser ouvida a seguir (em inglês, sem legendas).
Pearl Jam e Gigaton
Lançado no fim de março, "Gigaton" é o décimo-primeiro álbum de estúdio do Pearl Jam. O trabalho chegou por meio da Monkeywrench Records/Republic Records (Estados Unidos) e Universal Music Group (internacionalmente).
O disco tem produção de Josh Evans e do próprio Pearl Jam. A capa é do fotógrafo, cineasta e biólogo Paul Nicklen, com base na foto "Ice Waterfall", tirada em Svalbard, na Noruega.
Ouça "Gigaton" a seguir:
Em material de divulgação, o guitarrista Mike McCready explicou que "Gigaton" demandou uma "longa jornada". "Foi um percurso obscuro e confuso por vezes, mas também é empolgante e experimental para a redenção musical. Colaborar com os colegas em 'Gigaton' me deu mais amor, consciência e conhecimento da necessidade por conexão humana nesses tempos", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps