Pearl Jam: "Jeremy" ainda gera polêmica entre envolvidos na história
Por Igor Miranda
Fonte: WFAA / Alternative Nation
Postado em 06 de novembro de 2018
A música "Jeremy", clássico do Pearl Jam, foi inspirada em uma história real: um adolescente de 15 anos, chamado Jeremy Delle, cometeu suicídio no dia 8 de janeiro de 1991, em frente à sua turma na escola onde estudava, Richardson High School, na cidade de Richardson, Texas, Estados Unidos. O vocalista Eddie Vedder viu a notícia do falecimento em um jornal e, a partir dali, inspirou-se para compor a canção.
Em entrevista à WFAA, do grupo ABC, a mãe e uma amiga de Jeremy Dalle, Wanda Crane e Brittany King, falaram sobre a música, que fez muito sucesso quando foi lançada e segue como um dos grandes hits do Pearl Jam. Elas não esconderam que a canção ainda causa controvérsia entre os envolvidos na história.
"Aquele dia em que ele morreu não define a vida dele. Ele era um filho, um irmão, um sobrinho, um primo, um neto. Ele era um amigo. Ele era talentoso. Ele ganhou o primeiro lugar no Texas State Fair. Ele conquistou prêmios, e foi tudo antes de fazer 12 anos", relembrou a mãe.
Wanda Crane disse, ainda, que estava no trabalho quando soube do suicídio. Em choque, ela não pensou muito nos colegas de Jeremy que testemunharam sua morte. Atualmente, porém, ela diz pensar em como alunos e familiares são retratados sempre que notícias de tiroteios em escolas - frequentes nos Estados Unidos - chegam a público. "Penso no que será dito, ou quais opiniões serão pensadas sobre o aluno. Mas são as mães e irmãs que quero abraçar e dizer que, algum dia, irá melhorar", afirmou.
Brittany King, amiga de Jeremy Dalle, disse que sentiu raiva do Pearl Jam quando eles compuseram a música. "Eu pensei: 'vocês não sabem, não estavam lá, essa história não está correta'", afirmou ela, que revelou, ainda, que o suicídio do garoto a fez "amadurecer rápido".
Ainda durante a entrevista, Brittany contou que ficou "chocada" e "com medo" quando Jeremy atirou em si próprio diante da turma. "Corremos para o fundo da sala e nos abraçamos. Eu pensava: 'devo olhar?'. E olhei. Não sei por que, mas olhei. Nunca vou me esquecer", disse.
A reportagem, em vídeo, pode ser conferida no link a seguir (em inglês, sem legendas).
https://www.wfaa.com/video/news/jeremy-the-tragedy-behind-the-pearl-jam-song/287-8299532
Veja, abaixo, o clipe de "Jeremy":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
Dave Mustaine conta como se sente pelo Megadeth ser a primeira banda do Big Four a parar
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira


A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
O solo de guitarra que está em uma música do The Doors, do Kiss e do Pearl Jam
Lista: hinos do rockeiro sapatênis


