Pearl Jam: "Jeremy" ainda gera polêmica entre envolvidos na história
Por Igor Miranda
Fonte: WFAA / Alternative Nation
Postado em 06 de novembro de 2018
A música "Jeremy", clássico do Pearl Jam, foi inspirada em uma história real: um adolescente de 15 anos, chamado Jeremy Delle, cometeu suicídio no dia 8 de janeiro de 1991, em frente à sua turma na escola onde estudava, Richardson High School, na cidade de Richardson, Texas, Estados Unidos. O vocalista Eddie Vedder viu a notícia do falecimento em um jornal e, a partir dali, inspirou-se para compor a canção.
Em entrevista à WFAA, do grupo ABC, a mãe e uma amiga de Jeremy Dalle, Wanda Crane e Brittany King, falaram sobre a música, que fez muito sucesso quando foi lançada e segue como um dos grandes hits do Pearl Jam. Elas não esconderam que a canção ainda causa controvérsia entre os envolvidos na história.
"Aquele dia em que ele morreu não define a vida dele. Ele era um filho, um irmão, um sobrinho, um primo, um neto. Ele era um amigo. Ele era talentoso. Ele ganhou o primeiro lugar no Texas State Fair. Ele conquistou prêmios, e foi tudo antes de fazer 12 anos", relembrou a mãe.
Wanda Crane disse, ainda, que estava no trabalho quando soube do suicídio. Em choque, ela não pensou muito nos colegas de Jeremy que testemunharam sua morte. Atualmente, porém, ela diz pensar em como alunos e familiares são retratados sempre que notícias de tiroteios em escolas - frequentes nos Estados Unidos - chegam a público. "Penso no que será dito, ou quais opiniões serão pensadas sobre o aluno. Mas são as mães e irmãs que quero abraçar e dizer que, algum dia, irá melhorar", afirmou.
Brittany King, amiga de Jeremy Dalle, disse que sentiu raiva do Pearl Jam quando eles compuseram a música. "Eu pensei: 'vocês não sabem, não estavam lá, essa história não está correta'", afirmou ela, que revelou, ainda, que o suicídio do garoto a fez "amadurecer rápido".
Ainda durante a entrevista, Brittany contou que ficou "chocada" e "com medo" quando Jeremy atirou em si próprio diante da turma. "Corremos para o fundo da sala e nos abraçamos. Eu pensava: 'devo olhar?'. E olhei. Não sei por que, mas olhei. Nunca vou me esquecer", disse.
A reportagem, em vídeo, pode ser conferida no link a seguir (em inglês, sem legendas).
https://www.wfaa.com/video/news/jeremy-the-tragedy-behind-the-pearl-jam-song/287-8299532
Veja, abaixo, o clipe de "Jeremy":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Kreator divulga clipe de "Krushers of the World", faixa-título de seu novo disco
Divulgado o título da nova biografia de Dave Mustaine (Megadeth)


Rock in Rio deve anunciar Pearl Jam, declara jornalista
Pearl Jam: a reflexão sobre o amor em "Love Boat Captain"
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A música do Pearl Jam que possui o tempo perfeito para ressuscitação cardiopulmonar
Mad Season: "Fui ao apartamento de Layne em 1997 e vi um cenário macabro"
Lista: hinos do rockeiro sapatênis


