RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A música do Rush que fez Neil Peart mudar o jeito de escrever; "experiência humana"

A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"

A banda que Bon Scott viu ao vivo e ficou em choque; "parecia o Little Richard no palco"

Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?

Flea escolhe o melhor disco dos Chili Peppers, e diz qual música não entraria no álbum

Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público

A importância histórica que torna imperdível o show do Gackt no Brasil

Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos

O álbum de Peter Gabriel pelo qual Ozzy Osbourne se apaixonou

O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro

Rob Zombie lança "(I'm a) Rock 'N' Roller", faixa de seu próximo disco

Gary Holt homenageia Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions

Processo de composição de novo álbum do Megadeth foi demorado, segundo Dave Mustaine

Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida

Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz


Stamp
Bangers Open Air

Costume Blue: lançado clipe mostrando lado festivo do blues

Por JC ARAUJO
Postado em 31 de maio de 2020

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Um bluseiro americano que escutar ‘Fogo’, nova música da banda paulista Costume Blue a ganhar vídeo, certamente ficará intrigado. Afinal, os elementos do blues estão ali, claríssimos – inclusive com a marca de "raiz" plantada e colhida nos solos do Sul. Mas o ouvido identifica "algo" incomum no gênero afro-americano. Esse "algo" é um molho rítmico contagiante, cultivado e condimentado em solo brasileiro, nordestino. Mas especificamente, vem do baião, gênero que se eternizou em diversas composições de Luiz Gonzaga com Zé Dantas e Humberto Teixeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Fizemos uma espécie de baião de dois com o blues, pois misturamos o baião nordestino com o rockabilly", comenta o vocalista Marcelo Bulhões. De fato o ouvinte identifica um "molho" brasileiro com triângulo e batida de zabumba – na verdade uma alfaia. Cristiano Araujo, baterista e compositor, dispensou o arsenal intrincado do instrumento e se concentrou apenas na caixa. Foi o que deu a direção de "balanço" a essa espécie de blues-forró.

‘Fogo’ traz a marca que singulariza a banda, em que a identidade do grupo reside na capacidade de "customizar" diferentes ritmos e gêneros sem produzir nenhuma colcha de retalhos musical. "Nunca precisamos fazer esforço para essas combinações, para forçar a costura. Já estava tudo ali, fundido", diz Ricardo Marins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tal caminho se argamassou com o álbum Ausência" (2019), o segundo da carreira da banda. Se no álbum as faixas ‘Fogo’, ‘Fuligem’ e ‘Entulho do Tempo’ são como blues nordestinos, em outras, como ‘Febre’ e ‘Contanto que Eu Vá’, a tonalidade é do rock e da canção brasileira. Mas o resultado é um raro senso de unidade.

Enquanto o vocalista Marcelo Bulhões, que também assume em algumas faixas a guitarra, o violão dobro e instrumentos de percussão como alfaia e triângulo, traz consigo o sangue nordestino, mais precisamente alagoano, na veia, Cristiano Araujo é o baterista que não esconde sua paixão pelo heavy metal. Aos dois, somam-se a ousadia de Ricardo Marins (que junto com Marcelo e Cristiano também assina a composição de ‘Fogo’) nos teclados, a pegada soul de raiz de Celso "Blues" Ferreira no baixo e a experiência de Alessandro Sá, produtor musical e responsável pela guitarra solo do álbum "Ausência".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto ao clipe de ‘Fogo’, mais especificamente um lyric video (áudio acompanhado de letra e imagens), recebeu direção de Marcos Américo (Tuca), professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mídia e Tecnologia da Unesp. A opção pelas imagens antigas se fez necessária como alternativa nesses tempos de isolamento social pelo coronavírus. Com talento de alfaiate audiovisual, Tuca costurou imagens antigas dos negros do Sul dos Estados Unidos em momentos festivos, contagiantes.

"De modo geral, o blues é visto como lamentação, mas essa é só uma das vertentes", lembra Cristiano Araujo. Se no blues também há alegria e vibração, a despeito de todo o sofrimento do povo negro, nas imagens do lyric video de ‘Fogo’ é como se esse o povo voltasse à vida para um festa coletiva. Mas agora dançando ao som de zabumba e triângulo nordestino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em tempos de reclusão e intolerância, é uma celebração que ultrapassa limites culturais e fronteiras de tempo e espaço.

O lyric video de ‘Fogo’, do Costume Blue, pode ser assistido no canal oficial da banda no YouTube, em todas as redes sociais/mídias do grupo, ou diretamente abaixo.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Dish Carpens


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS