Mistério: Uma música de 1984 de origem desconhecida

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leandro Fernandes
Enviar Correções  

Atualmente com pouco mais de 4 segundos, conseguimos descobrir o nome de qualquer música que estejamos ouvindo. Após isso, com uma rápida "googlada", temos todas as informações sobre a banda que é autora desta música, certo?

Axl Rose: como ele pegava todas as garotas que Slash conquistava

Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alina Kovalchuk @ www.unsplash.com
Alina Kovalchuk @ www.unsplash.com

Bom, com uma música que acredita-se ser de 1984 isso não é verdade. Pois desde 2007 diversas pessoas buscam informações sobre ela.
Trata-se da música mais misteriosa da internet.

Um "synth-pop" ou "new wave" oitentista, com quase 3 minutos, que já conta com mais de 2.200.016 visualizações no Youtube, além de um grupo com mais de 14 Mil membros no reddit dedicado a descobrir quem é a banda que compôs essa música.

E como esta música veio a tona? E por que este título?

Tudo começou nos idos de 1984, quando um jovem chamado Darius S. que assim como muitos de nós, tinha o hábito de gravar suas musicas favoritas em uma fita cassete, gravou uma faixa que acredita-se ter sido transmitida no programa "Musik Für Junge Leute" (algo como "Música Para Os Jovens"), em uma rádio alemã chamada NDR1.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Darius S. gravava suas fitas com números, e esta tinha o número 4, e tinha diversos lançamentos de 1984, como XTC, The Cure, além da música em questão.

Darius não se lembra de ter ouvido o locutor anunciar a banda, e como muitos de nós (inclusive este que vos escreve), ao gravar as músicas das rádios nas fitas, ele cortava os anúncios dos locutores, gravando apenas as músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deste ponto em diante, como era comum na época, Darius começa a buscar informações da música com seus amigos, como podemos observar, sem sucesso.

As coleções de fitas de Darius foram preservadas, e então em 2004, Darius usando um tape deck digitaliza e preserva a faixa.

Em 2007, sua irmã Lydia, que também gosta muito da música, resolve expandir a busca, enviando um trecho de 1:14mins para diversos forúms da internet.

E então, Nicolás Zúñiga de um selo indie chamado "Dead Wax", especializado em synth-pop e bandas post-punk, gostou do trecho compartilhado por Lydia, e acabou fazendo download do arquivo.

Neste meio tempo esse trecho se espalhou por toda a internet. E em 2011 foi feito um upload dele para o Youtube, que acabou ganhando um pouco mais de 10.000 visualizações.

Em Abril de 2019, um Brasileiro chamado Gabriel Da Silva Vieira, encontra o vídeo, e inicia uma intensa busca pela banda em questão. Gabriel faz um upload do trecho em seu canal no Youtube, e cria cerca de 40 reddits buscando a banda autoria da música.

Um novo subreddit é criado reunindo mais de 14 mil pessoas dispostas a encontrar a banda autora da música, e com isso a versão completa é encontrada, que na verdade é a mesma gravação feita por Darius, e enviada pela sua irmã, Lydia. Gabriel faz um upload da música completa, que até o momento consegue mais de 2 milhões de visualizações.

Toda a saga da busca da banda chama a atenção da mídia, com a música e sua história de busca sendo tocada nas rádios dos EUA e Alemanhã, além de um artigo na Rolling Stone, que pode ser conferido no link abaixo:

Ficou curioso? Quer ver se você gosta, ou conhece a música? Você pode ouvi-la no player abaixo:

FONTE: Revista Rolling Stone
https://www.rollingstone.com/music/music-features/most-myste...




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Axl Rose: como ele pegava todas as garotas que Slash conquistavaAxl Rose
Como ele pegava todas as garotas que Slash conquistava

Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcanceAxl Rose
Um dos vocalistas com maior alcance


Sobre Leandro Fernandes

Conheci o rock em 1992, tendo o primeiro disco do Iron Maiden. Com o passar dos anos me apeguei ao rock progressivo e tenho bandas como Pink Floyd, Jethro Tull, Rush e Uriah Heep sendo as favoritas. Profissional da área de T.I, casado e uma filha. Sempre buscando conhecimento no rock/metal em geral.

Mais matérias de Leandro Fernandes no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt