BTO: como o Yes inspirou a banda canadense a criar seu álbum mais famoso
Por Bruce William
Postado em 27 de outubro de 2020
"Not Fragile", lançado pelo Bachman-Turner Overdrive em 1974, se tornou um de seus maiores sucessos comerciais, com músicas como "Roll on Down the Highway" e "You Ain't Seen Nothing Yet", sendo seu único álbum a atingir o primeiro lugar na parada norte-americana. E seu título e concepção veio do "Fragile", que o Yes lançou três anos antes, contou o guitarrista Randy Bachman em entrevista ao Ultimate Classic Rock de 2014.
"O Yes tinha este álbum chamado 'Fragile', trazendo um mundo se partindo ao meio na capa, então o baixista Fred Turner disse 'Bem, quero batizar este (nosso) álbum de 'Not Fragile' para mostrar que ele não é nada frágil", diz Randy, explicando que a ideia era justamente contrapor a música complexa do Yes com o rock básico que o BTO fazia. "Nosso material era pesado, enquanto o 'Yes' trazia aquela coisa frágil, com vocais e harmonias intrincadas, e nós éramos apenas quatro caras tocando na garagem - que nem no (filme) Wayne's World (no Brasil, "Quanto Mais Idiota Melhor") - tocando e agitando, nada a ver com fragilidade".
Esta explicação confirma o que Bachman havia dito onze anos antes para a própria UCR, com outras palavras: "No começo dos anos 70, o Yes tinha um álbum chamado 'Fragile' e eu não gostava daquilo. Parecia que o mundo iria se quebrar ao meio! Nossa música parecia algo que podia se chutar que não quebraria, então como um trocadilho batizamos nosso álbum de 'Not Fragile' e colocamos na capa uma caixa de engrenagens que parecia inquebrável".
E o guitarrista do Yes, Steve Howe, em conversa com a UCR, disse que nunca tinha ouvido falar da história do BTO, e achou engraçado quando tomou conhecimento dela: "Não creio que isto mostre a banda da melhor maneira possível, mas se você levar de bom humor, então boa sorte para eles. Desde 1967, quando eu ainda era hippie, sabia que o mundo era frágil e que estávamos num lugar muito perigoso. Mas 'Not Fragile' é uma réplica divertida contra o Yes, e eu levo isso de boa", diz Steve, que depois conta ainda que a ideia do nome veio do então baterista Bill Bruford, e que além de toda a situação do mundo, tinha como inspiração também a instabilidade interna da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
A razão pela qual o Led Zeppelin recusou a oportunidade de tocar no lendário Woodstock
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde






