BTO: como o Yes inspirou a banda canadense a criar seu álbum mais famoso
Por Bruce William
Postado em 27 de outubro de 2020
"Not Fragile", lançado pelo Bachman-Turner Overdrive em 1974, se tornou um de seus maiores sucessos comerciais, com músicas como "Roll on Down the Highway" e "You Ain't Seen Nothing Yet", sendo seu único álbum a atingir o primeiro lugar na parada norte-americana. E seu título e concepção veio do "Fragile", que o Yes lançou três anos antes, contou o guitarrista Randy Bachman em entrevista ao Ultimate Classic Rock de 2014.
"O Yes tinha este álbum chamado 'Fragile', trazendo um mundo se partindo ao meio na capa, então o baixista Fred Turner disse 'Bem, quero batizar este (nosso) álbum de 'Not Fragile' para mostrar que ele não é nada frágil", diz Randy, explicando que a ideia era justamente contrapor a música complexa do Yes com o rock básico que o BTO fazia. "Nosso material era pesado, enquanto o 'Yes' trazia aquela coisa frágil, com vocais e harmonias intrincadas, e nós éramos apenas quatro caras tocando na garagem - que nem no (filme) Wayne's World (no Brasil, "Quanto Mais Idiota Melhor") - tocando e agitando, nada a ver com fragilidade".
Esta explicação confirma o que Bachman havia dito onze anos antes para a própria UCR, com outras palavras: "No começo dos anos 70, o Yes tinha um álbum chamado 'Fragile' e eu não gostava daquilo. Parecia que o mundo iria se quebrar ao meio! Nossa música parecia algo que podia se chutar que não quebraria, então como um trocadilho batizamos nosso álbum de 'Not Fragile' e colocamos na capa uma caixa de engrenagens que parecia inquebrável".
E o guitarrista do Yes, Steve Howe, em conversa com a UCR, disse que nunca tinha ouvido falar da história do BTO, e achou engraçado quando tomou conhecimento dela: "Não creio que isto mostre a banda da melhor maneira possível, mas se você levar de bom humor, então boa sorte para eles. Desde 1967, quando eu ainda era hippie, sabia que o mundo era frágil e que estávamos num lugar muito perigoso. Mas 'Not Fragile' é uma réplica divertida contra o Yes, e eu levo isso de boa", diz Steve, que depois conta ainda que a ideia do nome veio do então baterista Bill Bruford, e que além de toda a situação do mundo, tinha como inspiração também a instabilidade interna da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Produtor diz para fãs olharem para os EUA "antes de chorar" pelo alto valor de ingressos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge





