BTO: como o Yes inspirou a banda canadense a criar seu álbum mais famoso
Por Bruce William
Postado em 27 de outubro de 2020
"Not Fragile", lançado pelo Bachman-Turner Overdrive em 1974, se tornou um de seus maiores sucessos comerciais, com músicas como "Roll on Down the Highway" e "You Ain't Seen Nothing Yet", sendo seu único álbum a atingir o primeiro lugar na parada norte-americana. E seu título e concepção veio do "Fragile", que o Yes lançou três anos antes, contou o guitarrista Randy Bachman em entrevista ao Ultimate Classic Rock de 2014.
"O Yes tinha este álbum chamado 'Fragile', trazendo um mundo se partindo ao meio na capa, então o baixista Fred Turner disse 'Bem, quero batizar este (nosso) álbum de 'Not Fragile' para mostrar que ele não é nada frágil", diz Randy, explicando que a ideia era justamente contrapor a música complexa do Yes com o rock básico que o BTO fazia. "Nosso material era pesado, enquanto o 'Yes' trazia aquela coisa frágil, com vocais e harmonias intrincadas, e nós éramos apenas quatro caras tocando na garagem - que nem no (filme) Wayne's World (no Brasil, "Quanto Mais Idiota Melhor") - tocando e agitando, nada a ver com fragilidade".
Esta explicação confirma o que Bachman havia dito onze anos antes para a própria UCR, com outras palavras: "No começo dos anos 70, o Yes tinha um álbum chamado 'Fragile' e eu não gostava daquilo. Parecia que o mundo iria se quebrar ao meio! Nossa música parecia algo que podia se chutar que não quebraria, então como um trocadilho batizamos nosso álbum de 'Not Fragile' e colocamos na capa uma caixa de engrenagens que parecia inquebrável".
E o guitarrista do Yes, Steve Howe, em conversa com a UCR, disse que nunca tinha ouvido falar da história do BTO, e achou engraçado quando tomou conhecimento dela: "Não creio que isto mostre a banda da melhor maneira possível, mas se você levar de bom humor, então boa sorte para eles. Desde 1967, quando eu ainda era hippie, sabia que o mundo era frágil e que estávamos num lugar muito perigoso. Mas 'Not Fragile' é uma réplica divertida contra o Yes, e eu levo isso de boa", diz Steve, que depois conta ainda que a ideia do nome veio do então baterista Bill Bruford, e que além de toda a situação do mundo, tinha como inspiração também a instabilidade interna da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
Dave Mustaine diz que ex-membros do Megadeth falam mal dele na imprensa
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl





