Toto: banda volta com nova formação e confirma transmissão de show online
Por Igor Miranda
Postado em 20 de outubro de 2020
O Toto confirmou que está retomando suas atividades cerca de um ano após ter encerrado de forma abrupta em 2019. Na ocasião, a banda fez, sem muito alarde, um show de despedida na Filadélfia, Estados Unidos, em meio a disputas judiciais com Susan Porcaro-Goings, viúva do baterista Jeff Porcaro, falecido em 1992.
Um ano depois do que seria sua despedida, o Toto volta com uma nova formação. O guitarrista Steve Lukather e o vocalista Joseph Williams são os únicos remanescentes do line-up anterior.
Eles são acompanhados por John Pierce (Huey Lewis and The News) no baixo, Robert "Sput" Searight (Ghost-Note, Snarky Puppy( na bateria) e Steve Maggiora (Elvis, Moms Mabely) nos teclados. Há, ainda, dois músicos de apoio que já faziam parte dos shows do Toto: o tecladista Dominique "Xavier" Taplin (Prince, Ghost-Note) e o multi-instrumentista e cantor Warren Ham (Ringo Starr).
Em nota, Steve Lukather comentou que Joseph Williams e ele são "os únicos membros antigos da banda que querem seguir na estrada, levando música à base de fãs de várias gerações". O guitarrista também apontou que foi o único membro original do Toto a nunca faltar de um show ou a estar ausente de um álbum do grupo.
A nova formação será apresentada com um show virtual, a ser realizado no dia 21 de novembro. A transmissão será paga. Os ingressos podem ser adquiridos no site Dice, a partir de terça-feira (20).
O comunicado de imprensa revela, ainda, que Steve Lukather e Joseph Williams lançarão álbuns solo, separadamente, em 2021. Lukather participará do disco de Williams e vice-versa.
Até o momento, os tecladistas David Paich e Steve Porcaro, que faziam parte do Toto até então, não se pronunciaram sobre a ausência no atual projeto. O baterista Shannon Forrest e o baixista Shem von Schroeck, entre outros nomes, eram citados pelo grupo como músicos de turnê - e também não se manifestaram.
Paich foi afastado do Toto há algum tempo por problemas de saúde. Dominique "Xavier" Talpin o substituía desde então.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer
Filho e viúva de Chorão perdem direitos sobre a marca Charlie Brown Jr


O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
A banda de rock nacional que tem o mesmo defeito do Toto, segundo Regis Tadeu
A banda que para Eddie Van Halen estava "à frente da merda que se ouve no rádio" nos anos 80
Steve Lukather: a única coisa bizarra que ele viu ao trabalhar com Michael Jackson


