Toto: banda volta com nova formação e confirma transmissão de show online
Por Igor Miranda
Postado em 20 de outubro de 2020
O Toto confirmou que está retomando suas atividades cerca de um ano após ter encerrado de forma abrupta em 2019. Na ocasião, a banda fez, sem muito alarde, um show de despedida na Filadélfia, Estados Unidos, em meio a disputas judiciais com Susan Porcaro-Goings, viúva do baterista Jeff Porcaro, falecido em 1992.
Um ano depois do que seria sua despedida, o Toto volta com uma nova formação. O guitarrista Steve Lukather e o vocalista Joseph Williams são os únicos remanescentes do line-up anterior.
Eles são acompanhados por John Pierce (Huey Lewis and The News) no baixo, Robert "Sput" Searight (Ghost-Note, Snarky Puppy( na bateria) e Steve Maggiora (Elvis, Moms Mabely) nos teclados. Há, ainda, dois músicos de apoio que já faziam parte dos shows do Toto: o tecladista Dominique "Xavier" Taplin (Prince, Ghost-Note) e o multi-instrumentista e cantor Warren Ham (Ringo Starr).
Em nota, Steve Lukather comentou que Joseph Williams e ele são "os únicos membros antigos da banda que querem seguir na estrada, levando música à base de fãs de várias gerações". O guitarrista também apontou que foi o único membro original do Toto a nunca faltar de um show ou a estar ausente de um álbum do grupo.
A nova formação será apresentada com um show virtual, a ser realizado no dia 21 de novembro. A transmissão será paga. Os ingressos podem ser adquiridos no site Dice, a partir de terça-feira (20).
O comunicado de imprensa revela, ainda, que Steve Lukather e Joseph Williams lançarão álbuns solo, separadamente, em 2021. Lukather participará do disco de Williams e vice-versa.
Até o momento, os tecladistas David Paich e Steve Porcaro, que faziam parte do Toto até então, não se pronunciaram sobre a ausência no atual projeto. O baterista Shannon Forrest e o baixista Shem von Schroeck, entre outros nomes, eram citados pelo grupo como músicos de turnê - e também não se manifestaram.
Paich foi afastado do Toto há algum tempo por problemas de saúde. Dominique "Xavier" Talpin o substituía desde então.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
A música de 1972 que fez Dave Grohl querer ser músico
A sincera opinião de Lemmy Kilmister sobre Christina Aguilera
Iron Maiden: quinze canções que definem a banda


O acorde misterioso que transformou "Africa" do Toto em megahit, segundo Rick Beato
O clássico do Toto que surgiu na tentativa de compor para Julio Iglesias
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
O maior álbum de rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather do Toto



