Heavy de verdade: guitarra de concreto é criada e resultado é pesado; ouça o som
Por Igor Miranda
Postado em 19 de outubro de 2020
Em mais um experimento curioso envolvendo instrumentos na internet, um luthier resolveu criar uma guitarra de concreto – pelo menos o corpo, já que o braço é de madeira. A obra é de Johnny Brooke, da americana Crafted, e o vídeo com o resultado está ao fim desta página.
De acordo com o site da revista Guitarload, o processo de construção da guitarra não foi nada fácil. Inicialmente, Brooke precisou fazer um molde de silicone para o concreto, usando o corpo de uma guitarra barata como modelo, cercando com uma fita de alumínio e papelão.
Em seguida, foi despejado um galão de silicone na forma. O luthier, então, misturou concreto com água até chegar a uma consistência parecida com a de uma "massa de panqueca" e colocou no molde, tirando bolhas e deixando a superfície lisa.
O processo de secagem foi tão demorado que levou dias para endurecer dentro do molde e cerca de 10 meses fora dele. Porém, o trabalho ficou um pouco mais fácil – e semelhante com o de uma guitarra tradicional – depois disso.
Após lixar e selar o corpo, por vezes com equipamentos específicos para usar-se no concreto, Johnny Brooke montou os componentes e trabalhou na finalização, em modelo Stratocaster. Os captadores, em configuração HSS, são os Mad Hatter Terminator System.
A guitarra ficou literalmente pesada, com mais de 8 quilos antes da entrada dos componentes eletrônicos. Apesar de ser bem complicada de se usar em pé, o instrumento apresentou uma sonoridade bem semelhante aos tradicionais, de madeira.
O luthier concluiu, dessa forma, que a madeira utilizada na produção de uma guitarra não faz muita diferença. Na visão dele, captadores e amplificadores são os elementos que mais causam variações no som, além do componente humano de quem está tocando.
Veja, a seguir, o vídeo completo da montagem da guitarra de concreto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
A única banda de rock na atual playlist da NASA para acordar astronautas indo para a Lua
O então jovem roqueiro que irritou Caetano Veloso ao dizer uma verdade para o baiano
Paulo Miklos compara sua saída dos Titãs com as de Arnaldo Antunes e Nando Reis
O hit dos Paralamas que é uma indireta de Herbert para sua ex Paula Toller


Anos 80 - a década em que a guitarra virou protagonista absoluta
Youtuber alega que guitarrista japonês viral dubla execuções e seria "uma farsa"
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Riffs de guitarra: em oito minutos, 100 dos mais famosos



