Heavy de verdade: guitarra de concreto é criada e resultado é pesado; ouça o som

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

Em mais um experimento curioso envolvendo instrumentos na internet, um luthier resolveu criar uma guitarra de concreto – pelo menos o corpo, já que o braço é de madeira. A obra é de Johnny Brooke, da americana Crafted, e o vídeo com o resultado está ao fim desta página.

De acordo com o site da revista Guitarload, o processo de construção da guitarra não foi nada fácil. Inicialmente, Brooke precisou fazer um molde de silicone para o concreto, usando o corpo de uma guitarra barata como modelo, cercando com uma fita de alumínio e papelão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida, foi despejado um galão de silicone na forma. O luthier, então, misturou concreto com água até chegar a uma consistência parecida com a de uma "massa de panqueca" e colocou no molde, tirando bolhas e deixando a superfície lisa.

O processo de secagem foi tão demorado que levou dias para endurecer dentro do molde e cerca de 10 meses fora dele. Porém, o trabalho ficou um pouco mais fácil – e semelhante com o de uma guitarra tradicional – depois disso.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após lixar e selar o corpo, por vezes com equipamentos específicos para usar-se no concreto, Johnny Brooke montou os componentes e trabalhou na finalização, em modelo Stratocaster. Os captadores, em configuração HSS, são os Mad Hatter Terminator System.

A guitarra ficou literalmente pesada, com mais de 8 quilos antes da entrada dos componentes eletrônicos. Apesar de ser bem complicada de se usar em pé, o instrumento apresentou uma sonoridade bem semelhante aos tradicionais, de madeira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O luthier concluiu, dessa forma, que a madeira utilizada na produção de uma guitarra não faz muita diferença. Na visão dele, captadores e amplificadores são os elementos que mais causam variações no som, além do componente humano de quem está tocando.

Veja, a seguir, o vídeo completo da montagem da guitarra de concreto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Flying V: avião com formato da clássica guitarra pode revolucionar mercado aéreoFlying V
Avião com formato da clássica guitarra pode revolucionar mercado aéreo

Rodrigo Flausino: Os macetes das grandes bandas, os mesmos 3 acordes há 40 anosRodrigo Flausino
Os macetes das grandes bandas, os mesmos 3 acordes há 40 anos


Zakk Wylde: foto do arsenal de guitarras do músicoZakk Wylde
Foto do arsenal de guitarras do músico

Cãimbra nos dedos: em vídeo, as dez linhas de baixo mais difíceis de se tocarCãimbra nos dedos
Em vídeo, as dez linhas de baixo mais difíceis de se tocar


Mascotes de bandas: GigWise elege os 14 mais famososMascotes de bandas
GigWise elege os 14 mais famosos

LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuaisLGBT
Confira alguns músicos que não são heterossexuais


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 Goo336