Eddie Van Halen: para sempre em meu coração e minha memória

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Eddie Van Halen faleceu no último dia 6 de outubro, após longa batalha contra o câncer. O músico foi um dos maiores nomes da história do rock and roll, por conta de seu talento e influência. Todo guitarrista do mundo gostaria de ter ao menos 1% da genialidade do saudoso Eddie. E todo mundo tem ao menos uma memória que tenha o VAN HALEN como trilha sonora. Eu, particularmente, tenho algumas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A primeira destas memórias, ironicamente, veio na minha mente no dia 3 de outubro (sábado), poucos dias antes de sua morte. Estava conversando com um amigo, que relembrou o dia que eu e "minha banda" nos apresentamos em uma cidade vizinha. Na realidade, este "show" nada mais era do que a inauguração de uma choperia e o organizador do evento era amigo do meu irmão. Como estava aprendendo a tocar guitarra (o que não aprendi até hoje) e alguns conhecidos tocavam, meu irmão me colocou nesta roubada, digo, parada. Ensaiamos poucas vezes, creio que cinco, no máximo. O repertório ia de RAMONES até IRON MAIDEN, passando por VAN HALEN. E aí estava meu pesadelo: eu tinha 16 anos e não tinha a mínima ideia de como tocar "Ain't Talkin' 'Bout Love" que sei lá a razão, entrou no "setlist".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pois bem, os poucos ensaios não serviram para eu aprender a tocar a referida canção, por mais que eu já gostasse muito de ouvir. Durante o show, tive uma brilhante ideia: como a banda tinha outro guitarrista (que de fato, sabia tocar), abaixei o volume do meu instrumento (que na verdade, era emprestado), fiquei de costas para a galera e dei um belíssimo de um migué. Desculpas, Eddie.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conforme fui ficando mais velho, ouvi mais VAN HALEN e a banda se tornou cada vez mais presente na minha vida. Em meados de 2003, me recordo de ter conseguido uma cópia de "For Unlawful Carnal Knowledge" e outra de "5150". Passei SEMANAS ouvindo apenas estes dois discos e delirando ao som de "Right Now", que ainda é uma das minhas músicas preferidas, tanto pela melodia quanto pela letra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E a quantidade enorme de vezes que eu dediquei a versão de "(Oh) Pretty Woman" e "Can´t Stop Lovin´You" para as minhas paqueras? Infelizmente, na maioria dessas vezes, não obtive êxito na questão sentimental, mas ao menos, apresentei o VAN HALEN para estas garotas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A minha maior lembrança envolvendo o VAN HALEN vem da música "Dreams", lançada no álbum "5150". Eu sou apaixonado por esta composição e sempre a ouvia para me encher de esperança, principalmente durante o período que meu pai estava doente. Infelizmente, ele não está mais aqui, porém, a música ainda continua preenchendo meu coração com coisas boas e trazendo boas lembranças.

E a mesma "Dreams" me fez chorar, enquanto eu a ouvia com o coração partido ao mesmo tempo em que escrevia a nota mais triste da minha vida: o falecimento de Eddie Van Halen. O mais estranho da situação foi ver o filho do criador de "Dreams", que tanto me conecta com meu pai, anunciando a morte do seu. Alguns dias se passaram, e ainda fico com o olho cheio de lágrimas ao lembrar disso.

Eddie Van Halen escreveu algumas das músicas que mais tocam o meu coração. E após a sua morte, tocam mais ainda. Eu só posso agradecer por esta obra maravilhosa. Obrigado, Eddie, você sempre estará na minha memória e em meu coração!


Cli336 Goo336 Goo728 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooAdHor