Eddie Van Halen: para sempre em meu coração e minha memória
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de outubro de 2020
Eddie Van Halen faleceu no último dia 6 de outubro, após longa batalha contra o câncer. O músico foi um dos maiores nomes da história do rock and roll, por conta de seu talento e influência. Todo guitarrista do mundo gostaria de ter ao menos 1% da genialidade do saudoso Eddie. E todo mundo tem ao menos uma memória que tenha o VAN HALEN como trilha sonora. Eu, particularmente, tenho algumas.
A primeira destas memórias, ironicamente, veio na minha mente no dia 3 de outubro (sábado), poucos dias antes de sua morte. Estava conversando com um amigo, que relembrou o dia que eu e "minha banda" nos apresentamos em uma cidade vizinha. Na realidade, este "show" nada mais era do que a inauguração de uma choperia e o organizador do evento era amigo do meu irmão. Como estava aprendendo a tocar guitarra (o que não aprendi até hoje) e alguns conhecidos tocavam, meu irmão me colocou nesta roubada, digo, parada. Ensaiamos poucas vezes, creio que cinco, no máximo. O repertório ia de RAMONES até IRON MAIDEN, passando por VAN HALEN. E aí estava meu pesadelo: eu tinha 16 anos e não tinha a mínima ideia de como tocar "Ain't Talkin' 'Bout Love" que sei lá a razão, entrou no "setlist".
Pois bem, os poucos ensaios não serviram para eu aprender a tocar a referida canção, por mais que eu já gostasse muito de ouvir. Durante o show, tive uma brilhante ideia: como a banda tinha outro guitarrista (que de fato, sabia tocar), abaixei o volume do meu instrumento (que na verdade, era emprestado), fiquei de costas para a galera e dei um belíssimo de um migué. Desculpas, Eddie.
Conforme fui ficando mais velho, ouvi mais VAN HALEN e a banda se tornou cada vez mais presente na minha vida. Em meados de 2003, me recordo de ter conseguido uma cópia de "For Unlawful Carnal Knowledge" e outra de "5150". Passei SEMANAS ouvindo apenas estes dois discos e delirando ao som de "Right Now", que ainda é uma das minhas músicas preferidas, tanto pela melodia quanto pela letra.
E a quantidade enorme de vezes que eu dediquei a versão de "(Oh) Pretty Woman" e "Can´t Stop Lovin´You" para as minhas paqueras? Infelizmente, na maioria dessas vezes, não obtive êxito na questão sentimental, mas ao menos, apresentei o VAN HALEN para estas garotas.
A minha maior lembrança envolvendo o VAN HALEN vem da música "Dreams", lançada no álbum "5150". Eu sou apaixonado por esta composição e sempre a ouvia para me encher de esperança, principalmente durante o período que meu pai estava doente. Infelizmente, ele não está mais aqui, porém, a música ainda continua preenchendo meu coração com coisas boas e trazendo boas lembranças.
E a mesma "Dreams" me fez chorar, enquanto eu a ouvia com o coração partido ao mesmo tempo em que escrevia a nota mais triste da minha vida: o falecimento de Eddie Van Halen. O mais estranho da situação foi ver o filho do criador de "Dreams", que tanto me conecta com meu pai, anunciando a morte do seu. Alguns dias se passaram, e ainda fico com o olho cheio de lágrimas ao lembrar disso.
Eddie Van Halen escreveu algumas das músicas que mais tocam o meu coração. E após a sua morte, tocam mais ainda. Eu só posso agradecer por esta obra maravilhosa. Obrigado, Eddie, você sempre estará na minha memória e em meu coração!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
Haverá novo álbum do Van Halen com membros clássicos? Wolfgang explica
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A resposta de Wolfgang Van Halen sobre se ele é ou não um "nepo baby"
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
Wolfgang Van Halen admite ainda não conseguir ouvir a música do pai
Quando os irmãos do Van Halen se interessaram pelas irmãs do Heart


