Eddie Van Halen: para sempre em meu coração e minha memória
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de outubro de 2020
Eddie Van Halen faleceu no último dia 6 de outubro, após longa batalha contra o câncer. O músico foi um dos maiores nomes da história do rock and roll, por conta de seu talento e influência. Todo guitarrista do mundo gostaria de ter ao menos 1% da genialidade do saudoso Eddie. E todo mundo tem ao menos uma memória que tenha o VAN HALEN como trilha sonora. Eu, particularmente, tenho algumas.
A primeira destas memórias, ironicamente, veio na minha mente no dia 3 de outubro (sábado), poucos dias antes de sua morte. Estava conversando com um amigo, que relembrou o dia que eu e "minha banda" nos apresentamos em uma cidade vizinha. Na realidade, este "show" nada mais era do que a inauguração de uma choperia e o organizador do evento era amigo do meu irmão. Como estava aprendendo a tocar guitarra (o que não aprendi até hoje) e alguns conhecidos tocavam, meu irmão me colocou nesta roubada, digo, parada. Ensaiamos poucas vezes, creio que cinco, no máximo. O repertório ia de RAMONES até IRON MAIDEN, passando por VAN HALEN. E aí estava meu pesadelo: eu tinha 16 anos e não tinha a mínima ideia de como tocar "Ain't Talkin' 'Bout Love" que sei lá a razão, entrou no "setlist".
Pois bem, os poucos ensaios não serviram para eu aprender a tocar a referida canção, por mais que eu já gostasse muito de ouvir. Durante o show, tive uma brilhante ideia: como a banda tinha outro guitarrista (que de fato, sabia tocar), abaixei o volume do meu instrumento (que na verdade, era emprestado), fiquei de costas para a galera e dei um belíssimo de um migué. Desculpas, Eddie.
Conforme fui ficando mais velho, ouvi mais VAN HALEN e a banda se tornou cada vez mais presente na minha vida. Em meados de 2003, me recordo de ter conseguido uma cópia de "For Unlawful Carnal Knowledge" e outra de "5150". Passei SEMANAS ouvindo apenas estes dois discos e delirando ao som de "Right Now", que ainda é uma das minhas músicas preferidas, tanto pela melodia quanto pela letra.
E a quantidade enorme de vezes que eu dediquei a versão de "(Oh) Pretty Woman" e "Can´t Stop Lovin´You" para as minhas paqueras? Infelizmente, na maioria dessas vezes, não obtive êxito na questão sentimental, mas ao menos, apresentei o VAN HALEN para estas garotas.
A minha maior lembrança envolvendo o VAN HALEN vem da música "Dreams", lançada no álbum "5150". Eu sou apaixonado por esta composição e sempre a ouvia para me encher de esperança, principalmente durante o período que meu pai estava doente. Infelizmente, ele não está mais aqui, porém, a música ainda continua preenchendo meu coração com coisas boas e trazendo boas lembranças.
E a mesma "Dreams" me fez chorar, enquanto eu a ouvia com o coração partido ao mesmo tempo em que escrevia a nota mais triste da minha vida: o falecimento de Eddie Van Halen. O mais estranho da situação foi ver o filho do criador de "Dreams", que tanto me conecta com meu pai, anunciando a morte do seu. Alguns dias se passaram, e ainda fico com o olho cheio de lágrimas ao lembrar disso.
Eddie Van Halen escreveu algumas das músicas que mais tocam o meu coração. E após a sua morte, tocam mais ainda. Eu só posso agradecer por esta obra maravilhosa. Obrigado, Eddie, você sempre estará na minha memória e em meu coração!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire

A melhor música do pior disco do Van Halen, segundo o Heavy Consequence
Wolfgang comemora que base de fãs do Mammoth não seja apenas "fãs quarentões de Van Halen"
O cara que, se fosse mais novo, rivalizaria com Van Halen, segundo Justin Hawkins
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
Os dois estilos distintos de tapping criados por Eddie Van halen, segundo seu filho
Gene Simmons elege o melhor frontman de todos os tempos na história da música
As 10 maiores estreias do rock na década de 70, de acordo com a Classic Rock
Engenheiro de som de Michael Jackson relembra solo de Eddie Van Halen em "Beat It"
O guitarrista que idolatrava Eric Clapton, mas a paixão esfriou depois de ter sido rejeitado
Frontman: quando o original não é a melhor opção


