AC/DC: Power Up chega ao topo das paradas dos EUA e de outros países
Por Igor Miranda
Postado em 23 de novembro de 2020
O novo álbum do AC/DC, "Power Up", atingiu o topo das paradas de pelo menos 10 países. A marca foi conquistada, inclusive, nos Estados Unidos, país cujo mercado musical é considerado o maior e mais importante do mundo.
De acordo com a Billboard, responsável por divulgar as paradas de sucesso nos Estados Unidos, "Power Up" vendeu 117 mil cópias no país, o que garantiu a primeira colocação no chart Billboard 200. Deste número, 110 mil unidades foram de álbuns físicos, enquanto outros 5 mil (equivalente a 7,8 milhões de streams) vieram do streaming do disco e 1 mil, do streaming de faixas isoladas, como singles.
Nos Estados Unidos, há uma unidade equivalente para cada tipo de aquisição ou audição de música. Para valer como compra de um álbum, é necessário fazer o download pago de 10 músicas ou realizar 1,5 mil streams do disco em questão.
Ou seja: 1 venda de álbum = 10 downloads pagos de música = 1,5 mil streams de música.
Além disso, "Power Up" chegou ao topo das paradas de álbuns de Austrália (terra natal do AC/DC), Reino Unido, Suécia, Itália, Bélgica, França, Alemanha, Noruega e Irlanda.
Histórico recente nos EUA
Embora a marca de 100 mil cópias na primeira semana de vendas nos Estados Unidos já seja considerada expressiva para "Power Up", o AC/DC se acostumou a números ainda maiores no passado. O álbum anterior, "Rock or Bust", obteve um índice mais satisfatório - e não chegou nem perto de "Black Ice" que veio logo antes.
Em 2014, "Rock or Bust", teve 172 mil unidades comercializadas no país, estreando em 3° lugar nas paradas Billboard 200.
Em 2008, "Black Ice" chegou a 784 mil cópias nos Estados Unidos também na primeira semana e entrou logo na primeira posição do ranking. Na segunda semana, teve outras 270 mil unidades comercializadas, chegando rapidamente a 1 milhão e obtendo disco de platina.
Vale destacar que o AC/DC é dono do álbum de hard rock/heavy metal mais vendido da história da música. "Back in Black", lançado em 1980, registra oficialmente mais de 29 milhões de cópias comercializadas - e estima-se que o número esteja próximo de 50 milhões, incluindo unidades que não foram contabilizadas pelos órgãos devidos.
Sobre "Power Up", o novo álbum do AC/DC
"Power Up", o novo álbum do AC/DC, marca os retornos do vocalista Brian Johnson, o baterista Phil Rudd e o baixista Cliff Williams à formação, ao lado dos guitarristas Angus Young e Stevie Young. O disco foi lançado no último dia 13 de novembro.
A única ausência da formação que seguiu com o AC/DC por décadas é a de Malcolm Young, que foi afastado do grupo em 2014 devido a seu diagnóstico de demência e faleceu em 2017.
A substituição foi caseira: Stevie, sobrinho de Angus e Malcolm, ocupou a vaga ainda em "Rock or Bust".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Como a juventude foi do punk ao conservadorismo? Youtuber explica
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Freddie Mercury: assistente pessoal explica por que ele nunca assumiu sua sexualidade
George Martin: "Quando os conheci, os Beatles eram horríveis"
Flea revela qual é sua música preferida do Red Hot Chili Peppers

AC/DC: novo álbum "Power Up" é boa homenagem a Malcolm Young; leia resenha
A participação de Tina Turner na reviravolta que mudou o destino do AC/DC
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Quando Joe Perry salvou o Aerosmith ao tentar copiar uma música do AC/DC
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980
A diferença entre os vocalistas Bon Scott e Brian Johnson, segundo Angus Young



