AC/DC: Power Up chega ao topo das paradas dos EUA e de outros países
Por Igor Miranda
Postado em 23 de novembro de 2020
O novo álbum do AC/DC, "Power Up", atingiu o topo das paradas de pelo menos 10 países. A marca foi conquistada, inclusive, nos Estados Unidos, país cujo mercado musical é considerado o maior e mais importante do mundo.
De acordo com a Billboard, responsável por divulgar as paradas de sucesso nos Estados Unidos, "Power Up" vendeu 117 mil cópias no país, o que garantiu a primeira colocação no chart Billboard 200. Deste número, 110 mil unidades foram de álbuns físicos, enquanto outros 5 mil (equivalente a 7,8 milhões de streams) vieram do streaming do disco e 1 mil, do streaming de faixas isoladas, como singles.
Nos Estados Unidos, há uma unidade equivalente para cada tipo de aquisição ou audição de música. Para valer como compra de um álbum, é necessário fazer o download pago de 10 músicas ou realizar 1,5 mil streams do disco em questão.
Ou seja: 1 venda de álbum = 10 downloads pagos de música = 1,5 mil streams de música.
Além disso, "Power Up" chegou ao topo das paradas de álbuns de Austrália (terra natal do AC/DC), Reino Unido, Suécia, Itália, Bélgica, França, Alemanha, Noruega e Irlanda.
Histórico recente nos EUA
Embora a marca de 100 mil cópias na primeira semana de vendas nos Estados Unidos já seja considerada expressiva para "Power Up", o AC/DC se acostumou a números ainda maiores no passado. O álbum anterior, "Rock or Bust", obteve um índice mais satisfatório - e não chegou nem perto de "Black Ice" que veio logo antes.
Em 2014, "Rock or Bust", teve 172 mil unidades comercializadas no país, estreando em 3° lugar nas paradas Billboard 200.
Em 2008, "Black Ice" chegou a 784 mil cópias nos Estados Unidos também na primeira semana e entrou logo na primeira posição do ranking. Na segunda semana, teve outras 270 mil unidades comercializadas, chegando rapidamente a 1 milhão e obtendo disco de platina.
Vale destacar que o AC/DC é dono do álbum de hard rock/heavy metal mais vendido da história da música. "Back in Black", lançado em 1980, registra oficialmente mais de 29 milhões de cópias comercializadas - e estima-se que o número esteja próximo de 50 milhões, incluindo unidades que não foram contabilizadas pelos órgãos devidos.
Sobre "Power Up", o novo álbum do AC/DC
"Power Up", o novo álbum do AC/DC, marca os retornos do vocalista Brian Johnson, o baterista Phil Rudd e o baixista Cliff Williams à formação, ao lado dos guitarristas Angus Young e Stevie Young. O disco foi lançado no último dia 13 de novembro.
A única ausência da formação que seguiu com o AC/DC por décadas é a de Malcolm Young, que foi afastado do grupo em 2014 devido a seu diagnóstico de demência e faleceu em 2017.
A substituição foi caseira: Stevie, sobrinho de Angus e Malcolm, ocupou a vaga ainda em "Rock or Bust".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
A banda que Chris Cornell e Kurt Cobain concordavam que era ruim: "Fiquei ofendido"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
A "injustiça eterna" de Freddie Mercury que Brian May levou anos para superar no Queen
Flea revela qual é sua música preferida do Red Hot Chili Peppers
AC/DC: novo álbum "Power Up" é boa homenagem a Malcolm Young; leia resenha
O defeito que une Jethro Tull e AC/DC, e que foi apontado pelo parceiro de Elton John
A música romântica do AC/DC que Angus Young se arrepende de ter gravado
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
Para Alex Skolnick, Angus Young (AC/DC) merecia maior reconhecimento como guitarrista
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem
Como uma foto de Jimi Hendrix ajudou Angus Young a criar sua própria imagem
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



