Lars Ulrich abre coração e diz o que sentiu com volta de James Hetfield à reabilitação
Por Igor Miranda
Postado em 13 de novembro de 2020
O baterista Lars Ulrich desabafou sobre a nova internação do vocalista e guitarrista James Hetfield em uma clínica de reabilitação, devido a uma nova recaída no alcoolismo. Em entrevista à fanzine oficial "So What!", o músico do Metallica revelou o que sentiu com a notícia e como a banda trabalhou para tentar superar o problema.
Ulrich disse, inicialmente, que soube dos problemas de Hetfield cerca de dois ou três dias após a gravação do "S&M2", novo show do Metallica com a Orquestra Sinfônica de San Francisco. As apresentações aconteceram em setembro de 2019.
"Dois ou três dias após 'S&M2', me falaram que James teve problemas e precisava lidar com aquilo. Ninguém, na época, sabia o que isso significava de fato. Tipo: o que isso significa para ele, o que significa para nós, o que significa para a nossa agenda. Você apenas para e pensa: ele está bem? O que está rolando?", afirmou.
Pouco tempo depois, o Metallica precisou anunciar o adiamento de uma turnê na Austrália e da apresentação beneficente do projeto "Helping Hands". "Daí, você começa a entender um pouco mais", comentou.
Lars revelou que teve contato com James durante o processo de sua reabilitação. "Conversamos algumas vezes. Trocávamos mensagens. Começou a ficar mais claro. Estamos juntos há 40 anos. Você se rende aos elementos. Faz parte do caminho e, claro, nenhum de nós está casado oficialmente com o outro, mas nos votos de casamento, você diz: 'prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza'. Se algo ficou claro nesses últimos 40 anos, é que estamos nessa em prol do longo prazo. Nos amamos e confiamos uns nos outros. Vamos lutar um pelo outro e seguimos em frente", disse.
Músicos ainda mais próximos
Em seguida, Lars Ulrich destacou que sua proximidade com o guitarrista Kirk Hammett e o baixista Robert Trujillo aumentou ao longo deste período. "Um ano atrás, havia dias em que eu estava mais positivo, havia dias menos positivos e havia dias onde eu apenas parava e pensava: 'como isso vai acontecer?'. Kirk, Rob e eu estávamos nos comunicando de forma mais próxima e íntima do que nunca. Não é fácil, mas faz parte da trajetória e você aprende", afirmou.
O baterista apontou que os músicos do Metallica são "diferentes" entre si, tendo vidas à parte uns dos outros, mas que são conectados pelo Metallica. "Perguntar como está James ou Lars é diferente de perguntar como está o Metallica. Existem trajetórias paralelas, mas que se sobrepõem na maioria das vezes. Quando você tem 19 anos, há uma grande ênfase no coletivo, na 'gangue'. Quando você está mais velho, as porcentagens mudam. Há uma ênfase maior em sua família, em você mesmo e na sua trajetória fora do Metallica", disse.
Como James Hetfield está agora
Apesar dos problemas enfrentados em 2019, James Hetfield está "muito saudável" agora, de acordo com Lars Ulrich. "A banda também está em um lugar muito saudável. A Covid-19, claro, teve um papel importante nisso. Foi um ano horrível, mas estou confiante e empolgado com o estado da nação Metallica e otimista com o futuro", comentou.
O período fora da estrada serviu para que o Metallica resolvesse muitas questões internas, como o caminho que iria seguir a partir de então. "Para que a banda funcione, os membros precisam ter função, assim como suas famílias, e as vidas pessoais precisam estar em ordem. Conforme avançamos e a Terra gira, acho que tudo vai ficando mais claro em termos dos equilíbrios necessários para seguir em frente. Estamos melhores agora do que estávamos há 10 anos. E há 10 anos, estávamos melhores do que há 20. Faz parte", declarou.
O baterista concluiu que todos os problemas ocorridos ao longo da trajetória do Metallica foram importantes para o processo de aprendizagem. "Somos quatro membros e se algum tiver problemas, lidamos com isso da melhor maneira possível, com os recursos e conhecimento que temos", pontuou.
A entrevista pode ser lida na íntegra, em inglês, no site oficial do Metallica. É necessário fazer um cadastro gratuito para ter acesso ao conteúdo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda que Robert Smith do The Cure disse ter perdido completamente o sentido do rock
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Recaída de James Hetfield no alcoolismo surpreendeu colegas do Metallica
James Hetfield sabe que não estava bem nos shows de "S&M2" devido ao vício
Como "Nothing Else Matters", do Metallica, marcou um momento decisivo da vida de Miley Cyrus
Quando o Metallica procurou vocal com anúncio em revista; "com raça, coragem e bagunceiro"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A curiosa semelhança entre dois membros do Metallica e Secos & Molhados
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"


