Dragões e Metal: 20 músicas sobre o tema
Por Pietro Abbate
Postado em 31 de janeiro de 2021
Presentes em grande parte das civilizações, tanto antigas quanto modernas, os dragões destacam-se entre as mais famosas e admiradas entre as criaturas míticas. Em algumas culturas são associados à sabedoria, em outros à cobiça, à destruição ou ao mal em geral.
Nas histórias ficcionais dos Reinos do Crepúsculo, escritas pelo Twilight Force e apresentadas nos três álbuns da banda – todos contam com dragões em suas capas – estas criaturas são mágicas, sábias e poderosas, quase sagradas, fonte de inspiração e encorajamento para o povo e para os heróis. Além das músicas Enchanted Dragon Of Wisdom, Dawn of the Dragonstar e Flight of the Sapphire Dragon, há menções em várias canções, como a Keeper of fate e Knights of Twilight's Might.
Os russos do Эпидемия contam com dragões estampados nas capas de seis álbuns e os mencionam várias vezes em suas letras. Na música Остров драконов (Ilha do Dragão), por exemplo, os dragões dourados deverão ser acordados para ajudar na batalha contra as forças malignas que se abatem sobre o universo ficcional de Enya, criado pela banda através de uma Metal Opera iniciada em 2004.
No quesito capas com dragões os campeões são os italianos do Rhapsody of Fire: há aparições em boa parte de sua extensa discografia – cavaleiro contra dragão; dragão sendo montado por guerreiro; dragão sobrevoando uma bela paisagem; dragão expelindo fogo azul; dragão pétreo; dragão ao lado de um mago conjurador; dragão de gelo; dragão lutando contra anjos... Tharos, o dragão ancestral, tem uma atuação crucial nas Crônicas de Algalord, a saga épica do Rhapsody, como nesta passagem: "A luta foi aterrorizante, mas no final o poder do herói das terras nórdicas prevaleceu sobre a agilidade do inimigo. O guerreiro teve a chance de ferir mortalmente o dragão, mas não o fez, preservando sua vida. Naquele momento algo incrível aconteceu... E de repente tudo estava claro! Tharos estava sob o efeito de um feitiço que finalmente foi quebrado. Por um longo tempo ele estava condenado a lutar contra bravos guerreiros que procuravam pela segunda chave. Às vezes ele os matava... Mas desta vez foi diferente. O guerreiro à frente tinha preservado sua vida e, então, Tharos entendeu que ele era o escolhido. A profecia tinha dito a verdade, e Tharos finalmente pôde abrir suas grandes asas para alcançar o distante horizonte."
Apesar de abordar outros temas, em sua carreira solo Luca Turilli não deixou de lado os dragões. Na canção Black Dragon, ele nos apresenta um dragão em busca de redenção pelas destruições que causou no passado. A lista avança com o metal tradicional do Heavens'Gate, volta ao Power Metal com Gloryhammer e Blind Guardian e depois se espraia pelo Viking Metal do Amon Amarth, onde os suecos abordam Fafnir, o cobiçoso dragão da mitologia nórdica. Em seguida, At Vance inicia uma sequência de composições de andamento veloz, passando por Hammerfall, Evertale e Dreamtale, momento que se encerra com a "quase balada" Dragons, do Stratovarius. As belas melodias do Galneryus e o som sinfônico de Amberian Dawn antecedem o Power Metal Extremo de DragonForce, então o trecho final se encaminha para uma sequência de heavy metal, com Grave Digger, Saxon, Iron Fire e Iron Savior.
Clique no player abaixo e confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps