Rainbow: a situação que deixou Ritchie Blackmore desiludido de vez com Dio
Por Igor Miranda
Postado em 05 de janeiro de 2021
O vocalista Ronnie James Dio e o guitarrista Ritchie Blackmore formaram, no Rainbow, a partir de 1975, uma das parcerias mais incendiárias da história do rock pesado. Entretanto, a colaboração entre os dois durou pouco tempo - entre 1975 e 1979, quando Dio resolveu sair da banda.
Com o Rainbow, os dois gravaram três álbuns de estúdio: "Ritchie Blackmore's Rainbow" (1975), "Rising" (1976) e "Long Live Rock 'n' Roll" (1978). Lançaram, também, o ao vivo "On Stage" (1997). Clássicos como "Man on the Silver Mountain", "Temple of the King", "Long Live Rock 'n' Roll", "Starstruck", "Kill the King" e "Stargazer" nasceram da química entre Blackmore e Dio.
Com o fim da parceria, o Rainbow seguiu suas atividades com outros vocalistas e uma sonoridade mais comercial, enquanto Ronnie se juntou ao Black Sabbath em seguida e, com o tempo, trabalhou em carreira solo. Embora tenha produzido bons álbuns na ausência de Dio, falecido em 2010, o Rainbow nunca mais foi o mesmo com seus outros frontmen.
Em uma antiga entrevista à Classic Rock, resgatada recentemente pelo site Rock and Roll Garage, Ritchie Blackmore explicou como a relação com Ronnie James Dio azedou de vez. Um episódio envolvendo uma sessão fotográfica para uma revista, em meados de 1978, foi a responsável por mostrar que não daria mais para os dois trabalharem juntos.
Inicialmente, Ritchie comentou: "Sempre fui muito próximo de Ronnie até ele conhecer Wendy (futura esposa e empresária do vocalista), quando tudo ficou tenso. Ela era uma boa pessoa, mas não nos demos bem".
Em seguida, ele detalhou o que aconteceu: "Lembro de estarmos no Chateau (estúdio na França) quando tentávamos criar uma música. Eu estava testando um efeito quando os dois (Ronnie e Wendy) me chamaram para conversar. Ronnie falou: 'Acabei de saber de Wendy que você está na capa da Circus Magazine e nós não'. Respondi: 'Sério? Não sabia disso'".
O guitarrista explicou que o fotógrafo registrou imagens de Ritchie, Ronnie e do baterista Cozy Powell - na época, eram os três principais nomes da banda. Os três posaram juntos para os cliques e Blackmore também esteve sozinho para outros retratos.
A imagem que estampou a capa da revista trazia apenas Ritchie Blackmore. De acordo com o guitarrista, a escolha foi dos editores, não dele próprio. Todavia, os colegas não entenderam da mesma forma.
"Cozy ou Ronnie, um deles falou: 'se seremos apenas seus ajudantes, então vamos agir de acordo'. E isso me deixou muito irritado, pois não tinha nada a ver comigo. Depois disso, só foi piorando, pois deixei de ter respeito pelos dois", declarou.
O entrevistador, então, perguntou se as razões para Blackmore ficar "desiludido" com Dio foram essa situação e o resultado final do álbum "Long Live Rock 'n' Roll". "Sim, isso não ajudou nada. Não gostei dessa situação da revista, pois ele agiu de forma muito desagradável. 'Não estamos na capa com você' - isso é culpa minha? Perdi muito respeito. Lembro sempre dos bons tempos. Só isso me desestimulou. Ele é um grande vocalista e um cara muito engraçado", respondeu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"


O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
Ex-Uriah Heep, Peter Goalby ficou magoado com dispensa do Rainbow
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Dio: algumas curiosidades inusitadas sobre o vocalista
A banda que inventou o heavy metal, na opinião de Ronnie James Dio


