Metallica: a era dos guitar heroes está para acabar, segundo Kirk Hammett
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 15 de abril de 2021
Guitar hero é uma "raça em extinção". Essa é a opinião de Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, que falou sobre o assunto em entrevista à revista Guitar World.
Conforme publicado pela Guitarload, inicialmente, o veterano do heavy metal buscou deixar claro que não é um "esnobe musical" e que não quer criticar outros estilos musicais. "Porém, digo que a guitarra ocupou o lugar de trás e não é mais tão popular como antes", disse.
Na visão de Hammett, não há problema em passar por ciclos onde a guitarra não tem tanto destaque. "Eu já estive em uma situação assim anteriormente. No início dos anos 1980, eram apenas sintetizadores, new wave e tudo o mais. Entretanto, a guitarra voltou rugindo com força total", afirmou.
O integrante do Metallica espera que o instrumento faça mais uma volta triunfal, pois hoje em dia é mais fácil de aprender a tocar guitarra do que em qualquer outro momento da história. "Os recursos estão na ponta dos dedos, basta um celular", declarou.
Por outro lado, mesmo que mais guitarristas apareçam, a era do guitar hero chegou ao fim, na opinião de Kirk. "Acho que guitar hero é uma raça em extinção. A nova geração tem tantos bons guitarristas que é difícil escolher um herói, pois todos eles são um guitar hero em seu próprio direito. No entanto, em muitas ocasiões, é apenas ‘ginástica musical'", comentou, citando os guitarristas que tocam muitas notas por segundo.
O critério de Kirk Hammett para julgar um bom guitarrista segue o mesmo de sempre: a música que ele está tocando. "Você pode ser o guitarrista mais técnico, mas se suas músicas são ruins, chatas ou simplesmente monótonas, as pessoas vão se impressionar por apenas 15 minutos, depois vão olhar no Instagram e encontrar outros guitarristas", concluiu.
Outros conteúdos sobre guitarra e guitarristas podem ser acessados na Guitarload, site e revista online.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A música do Rush que virou um pesadelo para Geddy Lee

Exodus: a reação etílica dos membros quando Kirk Hammett saiu para entrar no Metallica
Kirk Hammett: guitarra que ele usava nos anos 90 é relançada em edição comemorativa
Para Tarja Turunen, o metal "representa coisas lindas"
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Por que o Metallica dos anos 1980 é melhor que o atual, segundo Devin Townsend
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante
As "traições do movimento" mais emblemáticas do rock 'n roll


