Só me resta o Rock'n'Roll: Os 30 anos de "O Papa é Pop"
Por Rodrigo Clark
Postado em 11 de abril de 2021
Trinta anos atrás, foi lançado o disco mais importante da carreira dos Engenheiros do Hawaii. No dia 1º de outubro de 1990, era lançado o álbum "O Papa é Pop", assinado pelo trio gaúcho. Esse disco é um divisor de águas na carreira da banda e também uma obra muito importante para a música brasileira. "O Papa é Pop" não é o primeiro álbum dos Engenheiros do Hawaii, mas foi com ele que a banda ganhou uma projeção muito maior.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
O grande sucesso do álbum foi a música "Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones", regravação de uma canção dos anos 60, famosa na versão dos Incríveis. Mas essa música, na verdade, foi composta e gravada originalmente por um cantor italiano chamado Gianni Morandi, uma espécie de Roberto Carlos da Itália. Além dessa música, o disco conta ainda com a faixa título "O Papa é Pop" e a baladinha ao piano "Pra Ser Sincero". Essas três faixas são as que mais tocaram nas rádios, porém, o álbum deve ser apreciado em sua totalidade. É um disco para se ouvir inteiro.
As faixas se encontram em uma sequência lógica, como se todo o álbum contasse uma história. Mais do que isso, as músicas dialogam entre si. A quarta faixa do álbum, por exemplo, intitulada "Nunca Mais Poder", termina com uma menção ao tema da faixa seguinte, "Pra Ser Sincero". Esse tipo de artifício só era possível na época em que as músicas eram lançadas no formato de álbum físico completo.
Destaque deve ser dado à música "Anoiteceu em Porto Alegre", que mergulha o ouvinte numa viagem madrugada adentro pelas ruas da capital do Rio Grande do Sul. Ou, pelo menos, como era há trinta anos, sob a ótica do autor, Humberto Gessinger. Esse quê bairrista das composições dos Engenheiros é uma característica marcante da banda. Até porque eles fogem do ciclo de bandas oitentistas que vieram invariavelmente de São Paulo, de Brasília ou do Rio de Janeiro.
"O Papa é Pop" tem originalmente dez faixas. Algumas edições posteriores, no entanto, trazem uma faixa extra, chamada "Perfeita Simetria". Trata-se da própria música "O Papa é Pop", com outra letra e arranjos diferentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
George Harrison assistiu show do Deep Purple e achou "muito engraçado"
Megadeth: Mustaine não odeia nada e ninguém, exceto essas três coisas


7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
O hit dos Engenheiros do Hawaii que disputou primeiro lugar com "Faroeste Caboclo"
O trecho de hit do Engenheiros que banda faz homenagem às avessas a Humberto Gessinger



