Whitesnake: entrando no topo da parada hard rock dos EUA após morte de Tawny Kitaen
Por Igor Miranda
Postado em 21 de maio de 2021
A música "Here I Go Again", do Whitesnake, voltou a entrar nas paradas mais de 30 anos após seu lançamento original. A faixa, presente no álbum "1987", assumiu o topo do chart Hot Hard Rock Songs, lista específica de hard rock feita pela Billboard, nos Estados Unidos, nesta semana.
A explicação para o ressurgimento de "Here I Go Again" na parada hard rock americana parece estar ligada à recente morte da atriz e modelo Tawny Kitaen, que protagoniza o icônico videoclipe da música. A artista faleceu no último dia 7 de maio, aos 59 anos - a causa não foi revelada.
Em uma publicação no Twitter, o vocalista David Coverdale, que foi casado com Tawny Kitaen entre o fim da década de 1980 e início dos anos 1990, celebrou a recente conquista de "Here I Go Again" na parada Hot Hard Rock Songs. O cantor divulgou uma captura de tela do site da Billboard, indicando que a faixa está no primeiro lugar do chart.
Nascida em 5 de agosto de 1961, em San Diego, na Califórnia, Tawny Kitaen começou a trabalhar como modelo e atriz no início da década de 80. Em 1983, ela teve seu primeiro trabalho no filme "Malibu", em um papel discreto.
No ano seguinte, vieram trabalhos de maior exposição, como o longa-metragem "Bachelor Party" (1984), ao lado de Tom Hanks, e a aparição na capa de "Out of the Cellar", disco de estreia do Ratt, que vendeu 3 milhões de cópias nos Estados Unidos. Na época, ela namorava o guitarrista da banda, Robbin Crosby.
Com o passar do tempo, Tawny Kitaen tornou-se ainda mais conhecida e passou a ser considerada uma espécie de sex symbol da década de 1980. Muito disso veio com a fama conquistada nos videoclipes do Whitesnake em que ela atuou: "Here I Go Again", "Still of the Night" e "Is This Love", faixas do álbum "1987" (1987), além de "The Deeper the Love", música do disco "Slip of the Tongue" (1989).
O cineasta Marty Callner, diretor dos famosos clipes do Whitesnake, afirma que o álbum "1987" só fez sucesso de verdade graças a Tawny Kitaen. Na época, os vídeos se tornaram verdadeiros fenômenos na programação do canal MTV.
"Perto do final da filmagem do primeiro clipe, 'Still of the Night', eu sabia que não tínhamos um clipe. Daí entrou Tawny Kitaen em minha casa, com David, e eu imediatamente perguntei se ela poderia estar no clipe. Eu sabia que seria a camada perfeita. Ela tinha tanta magia, tanto carisma, era tão sexy, tão doce, eu a amei imediatamente. [...] A Geffen (gravadora) negou o orçamento, virei para minha esposa Aleeza e perguntei se deveríamos emprestar a eles o dinheiro para terminar o clipe. Ela disse: 'se você acredita, faça isso'. Graças a Aleeza, o resto é história. O Whitesnake acabou salvando a Geffen Records, começamos a fazer vídeos inovadores, incluindo 'Here I Go Again' e 'Is This Love'. Eles venderam milhões de discos, e Tawny se tornou uma superstar maior do que já era", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps