Hugo Rioli: Músico disponibiliza EP "Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl", lançado há 15 anos
Por Luis Fernando Ribeiro e Leandro Abrantes
Fonte: Hell Yeah Music Company
Postado em 28 de agosto de 2021
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O músico pernambucano Hugo Rioli, que vem obtendo críticas absolutamente positivas do público e da crítica pelo lançamento recente de seus quatro singles, "Vazio", "Inevitável", "Devota" e "O que não é amor", liberou através de seu canal no YouTube um material até então não disponível e pouco conhecido pelo seu público, o EP "Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl", gravado há cerca de 15 anos. Este era o princípio de uma admirável jornada musical, regida por um violão que transbordava criatividade e inspiração, buscando referências desde aquela época na MPB, no Rock Progressivo e no Metal.
"Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl" conta com três composições: a faixa-título, "Saudade" e "A tempestade", que diferente dos quatro singles mais recentes, não estarão todas presentes no novo álbum do músico, em processo de gravação, mas que segundo Rioli, deverão constar no setlist dos shows, quando do retorno do artista aos palcos. Uma dessas três canções já está com presença confirmada no álbum de estreia. Confira abaixo cada uma das canções:
"Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl" é uma composição lamuriosa e imersiva, que consegue fluir naturalmente entre a dor de Vento no Litoral e a densidade de Forest of October, deixando bastante clara a recém formada identidade artística de Hugo, hoje tão evidente em suas novas canções.
"Saudade" tem sido um dos temas favoritos dos poetas, um sentimento tão sutil e por vezes doloroso transformado em arte por Hugo não através desta mesma afabilidade, e sim, por meio de uma composição arrebatadora, pesada e angustiante, lhe empregando suas influências metálicas de maneira ainda mais evidente, do virtuosismo do Metal Progressivo à hostilidade requintada do Metal Extremo. Novamente a influência de Mikael Åkerfeldt na formação do músico se faz presente, mesmo que não o seja feito de maneira intencional.
"A tempestade" nos apresenta a um Hugo mais próximo daquilo que viríamos a conhecer em suas composições atuais. É difícil não se arrepiar com suas melodias lúgubres, ou não entesar-se com o emaranhado assombroso de elementos tempestuosos que tomam conta da canção como uma nuvem negra, que ao invés de se dissipar com seu desafogo de sentimentos, torna-se cada vez mais abespinhada e profunda. Por fim, o encerramento nos teclados nos brinda com um easter egg que quem vem acompanhando os lançamentos mais recentes de Rioli, certamente reconhecerá.
Além das canções citadas, no canal do artista no YouTube também está disponível o videoclipe de sua canção mais recente, "Vazio", assim como suas demais composições atuais, que ao lado de outras canções inéditas, estarão disponíveis no debut de Hugo Rioli, a ser lançado em breve, mas ainda sem data confirmada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Motörhead se manifesta sobre a morte do guitarrista Phil Campbell
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"

Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Stratovarius: em turnê pelo Brasil, guitarrista reclama da cerveja local
Rock In Rio I: Pra quem tem menos de quarenta anos fica difícil imaginar
Preços: quanto custa para contratar a sua banda favorita


