Hugo Rioli: Músico disponibiliza EP "Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl", lançado há 15 anos
Por Luis Fernando Ribeiro e Leandro Abrantes
Fonte: Hell Yeah Music Company
Postado em 28 de agosto de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O músico pernambucano Hugo Rioli, que vem obtendo críticas absolutamente positivas do público e da crítica pelo lançamento recente de seus quatro singles, "Vazio", "Inevitável", "Devota" e "O que não é amor", liberou através de seu canal no YouTube um material até então não disponível e pouco conhecido pelo seu público, o EP "Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl", gravado há cerca de 15 anos. Este era o princípio de uma admirável jornada musical, regida por um violão que transbordava criatividade e inspiração, buscando referências desde aquela época na MPB, no Rock Progressivo e no Metal.
"Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl" conta com três composições: a faixa-título, "Saudade" e "A tempestade", que diferente dos quatro singles mais recentes, não estarão todas presentes no novo álbum do músico, em processo de gravação, mas que segundo Rioli, deverão constar no setlist dos shows, quando do retorno do artista aos palcos. Uma dessas três canções já está com presença confirmada no álbum de estreia. Confira abaixo cada uma das canções:
"Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl" é uma composição lamuriosa e imersiva, que consegue fluir naturalmente entre a dor de Vento no Litoral e a densidade de Forest of October, deixando bastante clara a recém formada identidade artística de Hugo, hoje tão evidente em suas novas canções.
"Saudade" tem sido um dos temas favoritos dos poetas, um sentimento tão sutil e por vezes doloroso transformado em arte por Hugo não através desta mesma afabilidade, e sim, por meio de uma composição arrebatadora, pesada e angustiante, lhe empregando suas influências metálicas de maneira ainda mais evidente, do virtuosismo do Metal Progressivo à hostilidade requintada do Metal Extremo. Novamente a influência de Mikael Åkerfeldt na formação do músico se faz presente, mesmo que não o seja feito de maneira intencional.
"A tempestade" nos apresenta a um Hugo mais próximo daquilo que viríamos a conhecer em suas composições atuais. É difícil não se arrepiar com suas melodias lúgubres, ou não entesar-se com o emaranhado assombroso de elementos tempestuosos que tomam conta da canção como uma nuvem negra, que ao invés de se dissipar com seu desafogo de sentimentos, torna-se cada vez mais abespinhada e profunda. Por fim, o encerramento nos teclados nos brinda com um easter egg que quem vem acompanhando os lançamentos mais recentes de Rioli, certamente reconhecerá.
Além das canções citadas, no canal do artista no YouTube também está disponível o videoclipe de sua canção mais recente, "Vazio", assim como suas demais composições atuais, que ao lado de outras canções inéditas, estarão disponíveis no debut de Hugo Rioli, a ser lançado em breve, mas ainda sem data confirmada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
O hit dos Beatles que foi gravado somente com músicos de estúdio, nenhum deles está tocando
Fausto só descobriu que Massacration plagiou Helloween anos depois, diz Bruno Sutter
A banda brasileira que merecia estar no mesmo patamar do Sepultura, segundo Regis Tadeu
Morreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
Rob Halford: 11 coisas que você não sabia sobre ele
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn



