O debochado apelido que Bob Rock deu a Hetfield ao fazer "Black Album", do Metallica
Por Igor Miranda
Postado em 26 de agosto de 2021
Embora tenha ajudado o Metallica a se superar nas gravações de seu álbum homônimo de 1991, também conhecido como "Black Album", o produtor Bob Rock vivenciou uma relação conturbada com os integrantes da banda. Todos eles desenvolveram uma amizade com o passar dos tempos, mas o período inicial de trabalho foi complicado.
Em uma antiga entrevista à revista Rolling Stone, concedida em 1991 e resgatada recentemente pela Kerrang!, Bob Rock revelou que a tensão no início do relacionamento com os músicos do Metallica fez com que ele desse um apelido debochado a James Hetfield. O vocalista, guitarrista e principal compositor da banda passou a ser chamado pelo produtor de "Dr. No", ou "Doutor Não", em tradução para o português.
De acordo com Bob, o apelido nasceu da resistência de James para qualquer tipo de ideia dada pelo produtor. "Eu costumava chamar James de Doutor Não. Sempre que eu estava prestes a dar uma sugestão que parecia um pouco fora do esperado, ele dizia 'não' antes mesmo de eu concluir a frase", revelou.
Apesar disso, as recomendações oferecidas por Bob Rock foram aceitas progressivamente pelo Metallica. No fim das contas, o produtor havia sido contratado justamente para mudar o som da banda, que adotou uma pegada mais acessível e menos complexa que a do álbum anterior, "...And Justice For All" (1988).
Nesta mesma entrevista à Rolling Stone, James Hetfield admitiu: "Ainda somos teimosos como sempre fomos. Estamos apenas um pouco mais confiantes. Não temos medo de ouvir uma sugestão e, depois, adaptá-la do nosso jeito", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps