Ave Sangria: Morre o guitarrista Paulo Rafael que também tocou com Alceu Valença
Por Giuliano Augusto Trondoli Cunha
Postado em 23 de agosto de 2021
Faleceu na manhã de hoje o guitarrista pernambucano Paulo Rafael, vítima de um câncer.
Natural de Caruaru, Paulo Rafael foi integrante da banda Ave Sangria, uma das bandas expoentes do Rock Psicodélico Pernambucano criada em 1969, sendo guitarrista desde a primeira formação da banda e tendo lançado o primeiro álbum (honomimo) em junho de 1974. Em 2019 lançaram o seu último trabalho, o álbum "Vendavais".
Integrante da cena Udigrudi, Paulo Rafael também teve uma parceria de mais de 40 anos com Alceu Valença, além de diversas participações em projetos e como produtor de artistas consagrados, com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Lobão. Sendo ele quem escreveu o arranjo da faixa "Vaca profana", de Caetano Veloso, gravado por Gal Costa.
A cantora Elba Ramalho homenageou o guitarrista pelas redes sociais: "Amigo e parceiro musical em tantos momentos icônicos da música brasileira", escreveu. Ela declarou, ainda, que vai sentir falta da "guitarra doce e pontual selada na obra de Alceu Valença, com quem você caminhou nas últimas décadas".
Geraldo Azevedo relembrou de seu amigo de longa data. "Juntos, trilhamos um caminho cercado de carinho e realizamos diversos trabalhos. [...] Siga em paz, Paulinho! Esse mundo aqui jamais vai ser o mesmo sem você ", disse.
O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, lamentou a morte do músico em nota.
"Foi um dos caras mais carinhosos e conciliadores com quem já convivi. Conheci Paulo há mais de 40 anos e sempre admirei sua capacidade inventiva na música. Era um exemplo de como lidar com a fama e com o mundo artístico de forma profissional, mas sem perder a paixão pelo que fazia. Perdi um amigo e também um dos meus ídolos", escreveu Canuto.
O atual secretário de Cultura, Ricardo Mello, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho, também emitiram nota de pesar, referindo a Paulo como "uma das guitarras mais ouvidas e respeitadas da história recente da música pernambucana e brasileira".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido

A banda de rock nacional que falou sobre amor entre homens, foi censurada e recebeu anistia


