Rage Against the Machine: "Estados Unidos são uma nação construída na supremacia branca"
Por Igor Miranda
Postado em 27 de setembro de 2021
Em uma publicação nas redes sociais, os integrantes do Rage Against the Machine fizeram críticas aos Estados Unidos por sua atual política de imigração. A banda menciona a crise migratória na fronteira do país com o México, especialmente no que diz respeito à entrada de haitianos - mais de 12 mil deles foram deportados nos últimos dias.
O debate sobre a crise migratória dos Estados Unidos foi amplificado recentemente devido à forma como o país tem lidado com a situação. Fotos e vídeos que viralizaram na internet mostram agentes da fronteira com o México, a cavalo, lidando com os imigrantes ilegais enquanto seguram o que parecem ser chicotes. Também há registros de deportados correndo para pegar seus pertences deixados sem identificação em um aeroporto.
Diante disso, o Rage Against the Machine se posicionou: "Os ataques racistas a haitianos requerentes de asilo na fronteira dos Estados Unidos com o México são devastadores e cruéis. Mas, infelizmente, é apenas o último capítulo de uma longa história de detenções e deportações violentas pelos Estados Unidos".
Na publicação, a banda afirma que "a repressão de migrantes e refugiados é uma causa bipartidária". "Tanto democratas quanto republicanos continuaram a travar guerras e implementar sanções e políticas econômicas destrutivas que têm sido a causa direta da migração e daqueles que buscam asilo em todo o mundo", diz.
Ainda no texto, os músicos afirmam que o Haiti conquistou sua independência enquanto república negra em 1804, porém, desde então, o país teve de "pagar indenizações a proprietários de escravos e foi vítima de séculos de intervenção europeia e norte-americana". "A fronteira EUA-México é uma das mais militarizadas do mundo e o pânico racial e moral que ela cria mostra mais uma vez que os Estados Unidos são uma nação construída sobre a supremacia branca, o racismo anti-negro e o genocídio indígena", afirma.
Por fim, o Rage Against the Machine declara: "Existem mais de 600 mil migrantes indocumentados do Canadá e de outros países de maioria branca nos Estados Unidos. Mas eles não são caçados, visados ??e submetidos ao mesmo tipo de pânico moral e racial. Por que isso?".
A publicação está disponível na rede social Facebook.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps