Erick Greif: falece o empresário do Death que cuidava do legado de Chuck Schuldiner
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de outubro de 2021
Faleceu aos 59 anos Eric Greif, ex-empresário do Death e responsável pela Perseverance Holdings Ltd., que administra o legado de Chuck Schuldiner (Death, Control Denied).
O empresário, que era diabético insulino-dependente recebeu um rim de sua mãe em 1998, mas precisou de outro transplante e começou sua busca por um conforme ele mesmo postou no Facebook no dia 19 de abril de 2019. Eric continuou desesperadamente procurando um doador sem sucesso e fez seu último post no dia 29 de setembro dizendo:
"Olá meus amigos e familiares. Já faz 5 anos que estou em diálise renal. Com o passar do tempo estou mais desesperado do que nunca para conseguir um transplante de rim. Não posso conseguir rim de um cadáver devido à minha fraca saúde, portanto devo tentar encontrar um doador."
Eric conheceu Chuck Schuldiner no Milwaukee Metalfest em 1987, mas só começou a trabalhar com o Death mais tarde. "Em 1988, Chuck e eu começamos a falar diretamente sobre gestão, pois nos demos bem imediatamente, como irmãos", disse Greif ao site Empty Words em 2002. "Ele estava procurando um empresário que fosse além do trabalho função empresarial padrão e, ao invés disso lutasse ao lado dele. Chuck se alimentava do que chamamos de 'brutalidade canalizada' e gostou da maneira como eu me enfurecia por ele."
Por mais de uma década, Eric trabalhou com a Relapse Records para disponibilizar o catálogo do Death como parte de uma meticulosa campanha de relançamentos.
Sete anos atrás Eric Greif discutiu seus esforços para preservar o legado de Chuck Schuldiner em uma entrevista ao Metal Underground. Ele afirmou na época: "A parceria com a Relapse foi algo pelo qual a família Schuldiner e eu nos sentimos bem desde o primeiro dia, e os últimos cinco anos apenas provaram que nossos instintos sobre eles estavam corretos. Eles são um grupo fantástico de pessoas dedicadas e sem cada um deles essas relançamentos poderiam ter se transformado em lixo. Devo tudo a eles. Além disso, sou um pouco fanático por meu trabalho, especialmente quando o mantenho tão perto do meu coração como a música de Chuck, e o pessoal da Relapse tem conseguido lidar comigo. Sinto que estamos totalmente unidos no que tentamos alcançar e conseguimos."
"Eu disse muitas vezes que quero que o Death seja uma marca tão icônica e inovadora quanto o Metallica ou o Slayer e quando eu viajo pelo mundo encontrando os fãs da banda acredito que foi alcançado. Chuck acharia incrível."
Além do seu trabalho com Chuck Schuldiner e o Death, Eric Greif foi um dos responsáveis pelo festival Milwaukee Metalfest e produziu álbuns para bandas como Morbid Saint, Invocator, Acrophet e Viogression. Eric se formou em direito pela universidade de Calgary e como advogado teve como clientes nomes como Cynic, Massacre, Obituary e a gravadora Season of Mist.
O perfil oficial do Death lamentou a sua morte com o seguinte comunicado:
"O mundo perdeu um verdadeiro guerreiro e defensor do metal e da música em geral. Eric foi apresentado à minha vida pela primeira vez quando criança, quando era empresário e amigo do Chuck, e mais tarde, no final dos meus vinte anos, quando nos encontramos na Filadélfia para fechar um acordo com a Relapse Records para finalmente dar ao legado do Chuck um lar adequado. Todos vocês estão curtindo a música do Chuck em todas essas plataformas e lançamentos maravilhosos agora por causa desse homem. Eric tinha estatura física mediana, mas assim que abria a boca não havia dúvida de que era um gigante. Ele era um pai amoroso e um dos homens mais articulados e interessantes que já tive o prazer de conhecer. Por favor, mantenha a mãe e os filhos dele em seus pensamentos. A arte da existência é realmente frágil…"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps