David Bowie: todo seu catálogo foi comprado pela Warner Music
Por André Garcia
Postado em 09 de janeiro de 2022
Os direitos autorais do catálogo de David Bowie foram vendidos em sua totalidade à Warner Music, em negócio estimado em pelo menos 250 milhões de dólares. O acordo engloba todos os seus 26 álbuns de estúdio, de "David Bowie" (1967) a "Blackstar" (2016), passando pelo póstumo "Toy" (2020).
Dessa forma, os herdeiros dele seguem a tendência de Bruce Springsteen ($500 milhões), Neil Young ($150 milhões) e Bob Dylan ($400 milhões). Segundo rumores, Phil Collins e Genesis serão os próximos a entrarem nssa onda, que está diretamente relacionada aos prejuízos que as bandas tiveram ao longo de toda a pandemia.
A partir dos anos 2000, o compartilhamento de música na internet acabou com as vendas de CDs, o que obrigou os artistas a dependerem quase que exclusivamente das apresentações ao vivo — que cessaram durante a pandemia.
Mas e as gravadoras, o que ganham com isso? Ao adquirir direitos autorais, elas ordenham a grana que as músicas geram com royalties, licenciamentos, comerciais e outras fontes de renda que iriam para o próprio artista.
FONTE:
https://ultimateclassicrock.com/david-bowie-publishing-catalog-sale/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps